Com uma população estimada para 2021 de 701 mil pessoas, de acordo com o IBGE, Osasco vem passando já há alguns anos por um forte período de desenvolvimento e, consequentemente, de urbanização. No entanto, a cidade da Região Metropolitana de São Paulo conta com alguns oásis de áreas verdes em seu território, com espaços de lazer ao ar livre para seus moradores. E é delas que vamos falar neste artigo, para que você conheça a melhor opção de parque em Osasco.

Navegue pelo conteúdo:

Áreas verdes em Osasco

A cidade de Osasco é uma “intrusa” entre as cidades mais ricas do Brasil. Com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 81,9 bilhões (com dados de 2019), é a única que não é uma capital entre as oito maiores economias do país, atrás apenas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS). Entre 2010 (R$ 43,5 bilhões) e 2019, o município praticamente dobrou o seu PIB.

Com tanto desenvolvimento nos últimos anos, Osasco sofreu um impacto nas áreas verdes. Com um território próximo de 65 mil Km2, apenas cerca de 5,77 mil Km2 são cobertos por áreas verdes, o que significa 8,9% do total. Mas, paralelamente, a cidade vem trabalhando para aumentar os índices, com ações como plantações de mudas de árvores e participação no programa Município Verde Azul, do Governo do Estado. 

+ Leia também:
Quais os melhores bairros de Osasco para se morar

Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou.
Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou. Saiba mais

Proteção ambiental em Osasco 

Osasco conta com 13 parques municipais, que são caracterizados como Área de Proteção Ambiental (APA) ou Área de Preservação Permanente (APP). 

São eles:

Zona Norte
  • Parque Glauco Vilas Boas
  • Parque Ecológico Antonio Calderón (Bonança)
  • Parque Nelson Vilha Dias (Rochdale)
  • Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas (Piratininga)
  • Parque das Bicicletas
Zona Sul
  • Parque Chico Mendes
  • Parque João Agostinho Bezerra (Bela Vista)
  • Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos (Jardim das Flores)
  • Parque Clóvis Assaf (Cidade das Flores)
  • Parque Inácio Pereira Gurgel (Escola Parque)
  • Parque Santa Maria
  • Parque Manoel Manzano (Metalúrgico)
  • Pet Parque

Parque em Osasco: escolha o seu preferido

Dentre os parques em Osasco, três deles se destacam entre os maiores e mais frequentados pela população. Por isso, que tal conhecê-los melhor?

Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos (Jardim das Flores)

(Foto: Ismael Francisco | Secretaria Municipal de Comunicação Social)

Localizado no bairro Jardim das Flores, o parque fica ao lado da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO). E, por esse motivo, também é conhecido como Parque da FITO. 

Com uma área de 52.8 mil m², este parque em Osasco oferece boas opções de lazer e de contemplação da natureza, com destaque para um belo lago com algumas espécies de peixes e tartarugas.

Além disso, você também encontra quadra de esportes, aparelhos para ginástica ao ar livre, pistas para caminhada e corrida, playground e banheiros.

Ecomuseu de Osasco

O parque conta com um Núcleo de Educação Ambiental (NEA), onde está localizado o Ecomuseu de Osasco, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde constantemente são realizadas ações educativas monitoradas.

Funcionamento do Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos
Endereço: Rua Georgina, 64 – Jardim das Flores
Horários: Terça a domingo, das 6h às 18h. 
Entrada: Gratuita

+ Leia também:
O que fazer no Calçadão de Osasco?

Parque Chico Mendes

Área verde com 114 mil m², o Parque Chico Mendes é um dos principais da cidade. O espaço conta com áreas para piquenique, equipamentos esportivos, como duas quadras cobertas, campo de futebol society, trilhas para caminhada, playground e um belo jardim japonês. 

Além disso, dentro do parque está a nascente do córrego Bussocaba, um dos principais da cidade, que deságua no Rio Tietê.

Espaço de Equoterapia

Em fevereiro de 2022, foi inaugurado no Parque Chico Mendes o novo espaço de Equoterapia, ampliado com duas baias de cavalos, para o aumento da capacidade de atendimento. Com a reforma, o serviço agora conta com oito cavalos e pode atender até 250 alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino, conforme indicação escolar.

(Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social)

Serviço complementar à educação formal, a Equoterapia auxiliam na aprendizagem e na participação no âmbito escolar de crianças com paralisia cerebral; síndromes neurológicas; traumatismo cranioencefálico; acidente vascular encefálico; distúrbios comportamentais; deficiência intelectual e distúrbios de aprendizagem, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD).

As sessões de 30 minutos de duração acontecem uma vez por semana e o tratamento é gratuito, individualizado e feito exclusivamente com cavalo, por ser o único animal com movimento tridimensional que se assemelha à marcha humana. A Equoterapia promove benefícios como melhorias no equilíbrio, postura e coordenação motora, e também contribuiu com a parte pedagógica dos alunos.

Funcionamento do Parque Chico Mendes
Endereço: Rua Lázaro Suave, 15 – Bussocaba
Horários: Segunda a sexta, das 7h às 16h. Sábado e domingo, das 7h às 17h30
Entrada: Gratuita

Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas (Piratininga)

Localizado no bairro Jardim Piratininga, o Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas, também conhecido como Parque Piratininga, conta com muitos espaços para se aproveitar ao ar livre, especialmente para quem gosta de se exercitar, pois tem pista de caminhada, aparelhos de ginástica, aulas de alongamentos, ginástica e dança.

Além disso, o parque é a sede de uma das principais atrações da cidade: o Borboletário de Osasco.

Borboletário de Osasco
(Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social)

Em dezembro de 2021, após passar quase um ano e meio fechado por causa da pandemia de Covid-19, o Borboletário de Osasco retomou suas atividades. O espaço existe desde 2009 e tem um criadouro de borboletas, onde os visitantes têm contato com 12 espécies diferentes, como:

  • Borboleta coruja
  • Borboleta monarca
  • Borboleta castanha vermelha 
  • Borboleta caixão de defunto

Além disso, o espaço ainda conta com um laboratório onde as lagartas se desenvolvem. Administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Borboletário de Osasco recebeu, de acordo com a prefeitura, mais de 12.200 pessoas em 2019, antes de fechar em 2020 por conta da pandemia.

Funcionamento do Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas
Endereço: Rua dos Hebreus, 111 – Jardim Piratininga
Telefone: (11) 3599-3516
Horários: Terça a sábado, das 10h às 16h
Entrada: Gratuita

Já pensou em morar perto de algum parque em Osasco?

Poucas coisas promovem mais qualidade de vida para quem vive em uma grande cidade do que estar perto de alguma área verde. Então, que tal morar perto de um parque em Osasco?

Pelo QuintoAndar, você pode procurar um novo lar para comprar ou alugar em Osasco. Busque com precisão por casas e apartamentos disponíveis pela cidade, usando a localização no mapa de nossa plataforma digital.

E para você achar seu lar em Osasco com mais facilidade ainda, a gente tem uma dica imperdível: use os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa na nossa plataforma e refine a sua busca.