Poder conviver diariamente com boas áreas verdes, preservadas e repletas de equipamentos de lazer é um diferencial na hora de escolher onde morar. E nas grandes capitais, sem dúvidas, a proximidade com esses espaços torna o dia a dia mais equilibrado e cheio de benefícios. Não à toa, os parques em Porto Alegre são muito frequentados pelos moradores da cidade. Quer saber os motivos? Aqui contamos sobre alguns dos melhores e mais tradicionais da cidade.

Navegue pelo conteúdo:

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora

Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba (Orla Moacyr Scliar)

Dá para entender o porquê de a Orla do Guaíba ser um dos lugares preferidos dos porto-alegrenses para aproveitar os momentos de lazer pertinho da natureza. Ao longo de 1,3 km das margens do Lago Guaíba, o ponto de encontro no Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba (Orla Moacyr Scliar), na região central de Porto Alegre, atrai diversas pessoas todos os dias, especialmente aos finais de semana. 

Essa área de lazer, que vem sendo revitalizada nos últimos anos e entregue à população por trechos, oferece uma infraestrutura completa para contemplar o pôr do sol, tomar um mate, fazer piquenique em família, caminhar, andar de bicicleta, praticar esportes e outras atividades. Dá até mesmo para explorar as praias de água doce de barco! 

+ Leia também:
Praias de Porto Alegre: saiba o que a orla do Guaíba tem a oferecer

Agora veja só um pouquinho do que esse parque urbano oferece:

  • Ciclovia
  • Passeio público
  • Mirantes
  • Quadras esportivas para diversas modalidades (com grama sintética e areia)
  • Ancoradouro para barcos de passeios turísticos
  • Bares e restaurante panorâmico
  • Centro Cultural do Gasômetro
  • Cais Embarcadero
  • Anfiteatro

Maior pista de skate da América Latina

Se você gosta de andar de skate, observar as linhas e manobras dos skatistas ou tem vontade de aprender vai aproveitar de todas as maneiras o espaço na Orla do Guaíba. Após a revitalização da área, Porto Alegre passou a contar com a maior pista de skate da América Latina.

O complexo de 6.268 m2 atende às modalidades street, com street plaza e street flow, que simulam equipamentos simbólicos do skate porto-alegrense (como o corrimão da Câmara Municipal, os bancos do calçadão de Ipanema e a ponte em curva da Praça Itália); e vertical, com bowls (estilo piscina californiana), flow park (níveis intermediário e avançado) e snake run (simulando onda).

Desde iniciantes aos mais experientes, o que não faltam são diversas modalidades e obstáculos para garantir horas de diversão e lazer às margens do Lago Guaíba. Detalhe, sem risco do carrinho cair na água, viu?

+ Leia também:
Pista de skate em Santos: conheça os melhores points da cidade para quem ama o esporte

Funcionamento do Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba (Orla Moacyr Scliar)
Endereço: Avenida Presidente João Goulart, s/n° – Centro Histórico de Porto Alegre
Horário: Diariamente, aberto 24h
Entrada: Gratuita

Parque Marinha do Brasil

Ainda pertinho do Lago Guaíba, outra área verde chama bastante a atenção de moradores e frequentadores. Entre as vias que ligam o Centro e a Zona Sul de Porto Alegre, o Parque Marinha do Brasil conta com cerca de 70 hectares e é indicado para quem não abre mão de praticar atividades físicas.

Contornado pelas avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga, você vai reparar que, além dos bosques, a infraestrutura do Parque Marinha é basicamente composta por quadras esportivas e equipamentos de diversas modalidades:

  • Vôlei
  • Futsal
  • Tênis
  • Atletismo
  • Basquete
  • Patinação
  • Skate
  • Ciclismo
  • Aparelhos de ginástica
  • Campos de futebol 7
  • Recantos infantis
  • Vestiários

Contemplar a natureza

O parque urbano oferece ainda outros atrativos, como o eixo aquático de 10 mil m2 que corta e percorre 700 m do parque; o Recanto Solar, perfeito para banhos de sol; e o Recanto da Saudade, que vale aguardar o sol se pôr para fazer belos registros.

Parte do charme do espaço fica por conta da natureza no local, que favorece a observação de pássaros, como quero-quero, bem-te-vi, rabo de palha, joão de barro, sabiá, pica-pau do peito amarelo, canário da terra e muitos outros.

Pelos 11 hectares dos bosques, você ainda caminha junto a árvores nativas e espécies exóticas, como Ingás Canafístulas, Timbaúvas Jambolão e Jerivás. E, além disso, também pode contemplar as criaturas que vivem nos lagos: pequenas tartarugas (cágados) e peixes de diversas espécies. Se for de carro, pode contar ainda com três áreas para estacionamento.

Funcionamento do Parque Marinha do Brasil
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2.035 – Praia de Belas
Horários: Diariamente, aberto 24h
Entrada: Gratuita

Parque Gabriel Knijnik

Que tal observar a paisagem do Lago Guaíba do alto de um mirante, cercado por uma área verde deslumbrante? Esse visual panorâmico de tirar o fôlego você confere no Parque Gabriel Knijnik, na Zona Sul de Porto Alegre, no bairro Vila Nova.

Mirante do parque

De lá, é possível admirar a cidade – até os morros do Osso e Teresópolis – e aproveitar para conhecer ainda o belo espaço que, até 1997, pertenceu ao engenheiro que hoje dá nome ao parque. O lugar foi doado justamente com o intuito de transformá-lo em parque municipal.

Agora, revitalizado, o Parque Gabriel Knijnik conta com mirante, academia ao ar livre, estacionamento e acessibilidade por todo o espaço. De quebra, você ainda conhece a área de preservação, o pomar e outras árvores frutíferas, além de aproveitar a área de banho. Outros equipamentos que estão pelo parque são:

  • Coreto
  • Playground
  • Doze churrasqueiras
  • Duas quadras de futebol em saibro
  • Cancha de bocha
  • Sanitários

O acesso ao parque pode ser feito por ônibus, pela linha 271-Amapá, com ponto final em frente à entrada. Já para quem vai de carro, basta seguir pela Avenida Cavalhada até a Rua Vicente Monteggia. Mas lembre que o estacionamento tem vagas limitadas (100), então, nesse caso, pode ser um bom negócio dar preferência aos primeiros horários do dia.

Funcionamento do Parque Gabriel Knijnik
Endereço: Estrada Amapá, 2.300 – Vila Nova
Horários: Diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Entrada: Gratuita

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Outra área de lazer ao ar livre em Porto Alegre fica no bairro nobre Moinhos de Vento, na Região Central da cidade, que tem acesso bastante facilitado. No Parque Moinhos de Vento, com cerca de 11 hectares, não faltam opções para os moradores aproveitarem para fazer atividades físicas, levar as crianças e passear com os pets. Veja um pouco do que você encontra por lá:

  • Áreas para patinação e jogging
  • Quadras de futebol, tênis e vôlei
  • Aparelhos de ginástica

Para brincar com as crianças

Se tem um lugar que a criançada pode aproveitar bastante é o Parcão, como também é chamado o Parque Moinhos de Vento. Com equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, o playground promete muitas brincadeiras ao ar livre, com direito à pausa para piqueniques entre as sombras das árvores.

Além disso, a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, que fica dentro do parque, conta com mais de 2 mil títulos de literatura infanto-juvenil (inclusive em braile) e ecológica e jogos educativos. O passeio ainda rende registros junto ao moinho açoriano e ao lago artificial, que é habitado por gansos, marrecos, peixes e tartarugas.

Funcionamento do Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Endereço: Rua Comendador Caminha, s/nº – Moinhos de Vento
Horários: Diariamente, aberto 24h
Entrada: Gratuita

Parque Farroupilha (Redenção)

Um dos parques mais tradicionais de Porto Alegre é o Parque Farroupilha, que também é conhecido como Redenção. Em 1997, o espaço foi tombado como patrimônio cultural histórico paisagístico e natural da cidade e aos finais de semana costuma reunir muitos frequentadores.

O lugar é bem famoso pelas suas belas árvores e paisagens, oferecendo diversos recantos com a atmosfera ideal para aproveitar os piqueniques em família e passeios ao ar livre. Parte da atração do lugar também fica por conta dos Jardins Europeu, Alpino e Oriental.

Além das 10 mil árvores ao longo dos 37 hectares, existe um orquidário no Parque Redenção que é encantador. Agora, o que garante uma diversão a mais para a criançada nesse espaço são os passeios de pedalinho pelo lago e o trenzinho que passeia entre as áreas verdes.

Passeios tradicionais

Por lá, você também pode aproveitar o Mercado Bom Fim, que é um tradicional ponto de compras do bairro, com opções de bares e lanchonetes, ideal para tomar um café com os amigos. A oportunidade também é boa para quem gosta de floricultura ou de se deliciar com o Zé do Passaporte, popularmente conhecido como o primeiro cachorro-quente de Porto Alegre.

Aos sábados, a Feira Ecológica do Bom Fim acontece das 7h às 13h, desde 1991, na Avenida José Bonifácio, junto ao parque. Nela, você encontra diversos produtos orgânicos produzidos por famílias de agricultores de cooperativas e associações porto-alegrenses de muitas regiões do Estado.

Já no famoso Brique da Redenção, aos domingos, a mesma avenida é ocupada por centenas de expositores que se distribuem em: artesanato, artistas plásticos, antiquários e barracas de alimentos. Desde 1978 é um tradicional ponto de encontro no bairro e em 2005 passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

+ Leia também:
O que fazer em Porto Alegre: roteiros que estão no coração dos gaúchos da capital

Funcionamento do Parque Farroupilha (Redenção)
Endereço: Avenida João Pessoa, s/nº, Bom Fim
Horários: Diariamente, 24h
Entrada: Gratuita

Parque Germânia

Com uma área de mais de 15 hectares, no bairro Passo d’Aldeia, o Parque Germânia é um dos mais populares da cidade e conta com uma grande infraestrutura para receber seus visitantes. Foi inaugurado em 2006 e recebeu esse nome como homenagem à imigração alemã para o Rio Grande do Sul.

Além de um prédio da administração, o parque tem quadras vôlei, basquete, tênis e futsal; cancha de bocha coberta e com iluminação; aparelhos de ginástica e playground. O espaço ainda conta com pistas para corrida e caminhada e muitos espaços para descanso e contemplação.

Funcionamento do Parque Germânia
Endereço: Avenida Tulio de Rose, s/nº, bairro Passo d´Areia
Horários: Diariamente, das 6h às 19h30min
Entrada: Gratuita

Jardim Botânico de Porto Alegre

Situado no bairro que leva o seu nome, o Jardim Botânico de Porto Alegre reúne diversos frequentadores que aproveitam os momentos de lazer para apreciar as espécies remanescentes da Mata Atlântica da região.

Ao todo, são 39 hectares com cerca de 5 mil árvores, sendo uma das principais atrações um arboreto que dá acesso ao Serpentário e à Sala de Exposição do Museu de Ciências Naturais.

Muitas pessoas recorrem ao Jardim Botânico para fazer ensaios fotográficos e piqueniques junto aos charmosos canteiros de flores e lagos com tartarugas, peixes e cisnes. Com tanta exuberância, as paisagens rendem cliques “instagramáveis” com muita facilidade.

Ao visitar o orquidário, você também pode aproveitar e participar de atividades educativas que são ministradas pela equipe do Jardim Botânico. Agora, se quiser conhecer as coleções de plantas envasadas e medicinais, deve saber que a visitação fica restrita a pessoas com interesse científico ou educacional, sendo necessário agendamento (no Centro de Visitantes) para visita guiada.

Funcionamento do Jardim Botânico
Endereço: Rua Dr. Salvador França, 1427 – Jardim Botânico
Horários: de terça aos domingos, das 9h às 17h
Entrada: R$6 para adultos, sendo que estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada. O estacionamento do Jardim Botânico custa R$ 11.

Outros parques em Porto Alegre

  • Parque Chico Mendes
  • Parque Marechal Mascarenhas de Moraes
  • Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia)
  • Parque Natural Morro do Osso
  • Parque Natural Municipal Saint’ Hilaire
  • Parque Paris
  • Parque Ramiro Souto

Parques em Porto Alegre: o melhor da Capital Gaúcha ao ar livre e perto da sua casa

Agora que você já conhece os principais parques em Porto Alegre, que tal escolher um imóvel para morar perto do seu preferido e, quem sabe, ter uma bela vista da sua janela?

O QuintoAndar tem muitas opções de casas e apartamentos para alugar e comprar nos melhores bairros da Capital Gaúcha. Se você busca um lar na cidade, estamos de portas abertas para te receber seja onde for. 

+ Leia também:
Custo de vida em Porto Alegre, tudo o que você deve saber sobre os preços de PoA

Além de contar com mais de 70 filtros diferentes em nossa plataforma, para refinar sua pesquisa e encontrar um imóvel com a sua cara, você ainda faz todo o processo de locação de forma digital, descomplicada e principalmente confiável e transparente.