Sorocaba é uma das cidades do interior de São Paulo que se destaca pela eficiência na gestão ambiental de áreas verdes. Por essas e outras razões, para quem está em busca de opções de lazer ao ar livre e em contato com a natureza, os parques em Sorocaba se tornam um excelente atrativo para aproveitar o dia – principalmente aos finais de semana. 

Neste artigo selecionamos alguns recantos que valerão a pena você conhecer e, inclusive, morar perto, nessa que é uma das melhores cidades do interior de SP para se morar.

Navegue pelo conteúdo:

Programa Município VerdeAzul

Sorocaba conta com pelo menos 23 parques municipais, sendo nove deles áreas de preservação naturais fechadas, administradas pela Secretaria de Meio Ambiente – SEMA. A cidade é certificada pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA), que avalia as políticas públicas em segmentos como arborização urbana, biodiversidade, esgoto tratado, estrutura e educação ambiental, gestão das águas, uso do solo, etc.

O ranking do PMVA contempla cerca de 600 municípios e, atualmente, Sorocaba ocupa o 11º lugar, com nota avaliada em 93,29. O PMVA é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) do Estado de São Paulo e tem como objetivo estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Parques de Sorocaba: Parque da Biquinha

É próximo ao Centro de Sorocaba que uma área verde bastante convidativa atrai os moradores para boas caminhadas e momentos de lazer. O Parque da Biquinha, no bairro Jardim Emília, inaugurado ainda em 1976, se encontra em uma área verde que ocupa cerca de um alqueire, com mais de 27 mil m2.

Além da vegetação natural, a região conta com pelo menos 50 tipos de árvores brasileiras e o “Jardim dos Beija-flores”, formado por pequenas mudas e arbustos identificados com placas com nome popular e científico do animal. O parque integra parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago, que proporcionam uma paisagem encantadora.

Quiosques com churrasqueiras

Com diversos equipamentos para lazer, o parque oferece quiosques com churrasqueiras, espaço para playground e trilhas, sendo uma ótima pedida para um dia de sol em família ou entre amigos. Lá ainda são oferecidos cursos, visitas monitoradas e observação de aves.

Endereço: Av. Comendador Pereira Inácio, nº 1112 – Jardim Emília
Telefone: (15) 3224-1997
Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h (com entrada até as 16h30) 
Entrada: Gratuita

Parques de Sorocaba: Parque das Águas

Batizado de Parque Maria Barbosa Silva, o popular Parque das Águas é palco de várias das principais atrações culturais e artísticas da cidade, além de um cenário de convite ao lazer da população de Sorocaba.

Foto que ilustra matéria sobre parques em Sorocaba mostra o Parque das Águas visto de cima
Parque das Águas (Foto: Prefeitura de Sorocaba)

O espaço tem um dos maiores palcos ao ar livre da cidade, onde são realizados muitos shows. Sua área de 162 mil m² engloba: ciclovia, anfiteatro de arena, playground, pista de skate, circuito infantil, lago central com fontes, área verde, pista de caminhada, deque de madeira, bancos, sanitários, campos de futebol, quadra poliesportiva e amplo estacionamento.

O parque conta com um Núcleo de Segurança Comunitária da Guarda Civil Municipal e fica aberto 24 horas por dia. 

Endereço: Rua Antônio Joaquim Santana, nº 714 – Jardim Abaete
Telefone: (15) 3227-1173
Funcionamento: 24 horas
Entrada: Gratuita

Parques de Sorocaba: Parque Natural dos Esportes Chico Mendes

Inaugurado em dezembro de 1977, com cerca de 145 mil m2, o Parque Natural dos Esportes Chico Mendes constitui uma área verde com cobertura vegetal de eucaliptos, remanescentes de mata ciliar, e áreas de regeneração natural de floresta semidecídua e transição para cerrado.

Foto que ilustra matéria sobre parques em Sorocaba mostra o Parque Natural dos Esportes Chico Mendes.
Parque Natural dos Esportes Chico Mendes (Foto: Prefeitura de Sorocaba)

Dentro do parque existe um viveiro de mudas, destinado ao processo de produção de mudas de espécies nativas, exóticas e frutíferas, desde a semente até a muda formada com condições de plantio. Quando prontas para plantio, as mudas são utilizadas pela Secretaria do Meio Ambiente para recuperação de áreas degradadas e de APP – Áreas de Preservação Permanente.

Entretanto, é possível retirar até 10 mudas, sob a orientação quanto ao método de plantio e às espécies mais adequadas para cada finalidade, já que o parque também oferece ações educativas para a população.

Pistas e trilhas

Ideal para a prática de esportes, o Parque Natural dos Esportes Chico Mendes possui uma pista de caminhada de 1 km de extensão, além de cerca de 2 km em trilhas na mata. Você ainda  pode aproveitar para observar diversos animais e desfrutar de um espaço com quiosques com churrasqueiras, praça e playground para crianças.

Endereço: Avenida 03 de março, nº 1025 – Alto da Boa Vista
Telefone: (15) 3228-1256 e 3219-2299
Funcionamento: Terça a domingo, das 08h às 17h (com entrada até as 16h30) 
Entrada: Gratuita

Parques de Sorocaba: Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira

Situado na Zona Oeste de Sorocaba, o Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira conta com cerca de 20 mil m2 de área verde ocupada por plantas, árvores frutíferas, lagos e animais que vivem no local.

Foto que ilustra matéria sobre parques em Sorocaba mostra o Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira.
Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira (Foto: Prefeitura de Sorocaba)

Inaugurado em 1990, o parque dispõe de uma infraestrutura única, com playground, aquário, ponte, pista de caminhada, biblioteca, anfiteatro, quiosques e programas de educação ambiental para crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

Jardim sensorial

Um dos diferenciais deste parque fica por conta da iniciativa Parque para Todos. Voltado especialmente para pessoas com deficiência, o jardim proporciona diferentes sensações de tato, olfato e até mesmo paladar. Em formato circular, o espaço conta com uma fonte central e canteiros de alvenaria com diferentes alturas, onde estão dispostos alguns tipos de plantas.

Endereço: Rua România, nº 150 – Jardim Europa
Telefone: (15) 3221-6643 e 3219-2280
Funcionamento: Terça a domingo, das 08h às 17h (com entrada até as 16h30) 
Entrada: Gratuita

Parques de Sorocaba: Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas

O Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas é um importante centro de conservação da biodiversidade em Sorocaba, com uma área de 70 mil m2. Foi criado em 2014 e destinado ao lazer, a pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente.

Localizado no bairro Jardim Dois Corações, o Jardim Botânico é composto pelo Palacete de Cristal (foto que abre este artigo), construído em referência aos Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis e de Curitiba. O espaço conta ainda com um orquidário e um roseiral, além de sala de educação ambiental. A área possui uma vegetação de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica. 

Endereço: Rua Miguel Montoro Lozano, nº 340 – Jardim Iguatemi
Telefone: (15) 3235-1130
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h 
Entrada: Gratuita

Parques de Sorocaba: Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Fundado em outubro de 1968, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é um dos principais atrativos da cidade e região. É assim chamado em homenagem a Joaquim Eugênio Monteiro de Barros, antigo proprietário da área onde o zoo está situado. 

Dos seus 150 mil m2, 17 mil são ocupados por um lago, enquanto outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O zoológico possui 1.200 animais de cerca de 300 espécies, sendo 70% deles pertencentes à fauna brasileira, incluindo espécies ameaçadas por altas taxas de natalidade e risco de extinção.

Além de receber cerca de um milhão de visitantes por ano, o zoo realiza programas de educação ambiental destinados a todas as idades.

Endereço: Rua Teodoro Kaisel, nº 883 – Vila Hortência
Telefone: (15) 3227-5454
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: Menores de 10 anos, maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. De 10 a 14 anos pagam R$ 2. Acima de 15 anos, R$ 3. Apresentando documento, os estudantes têm direito à meia entrada.

Parques de Sorocaba: Parque dos Espanhóis

Com cerca de 5 mil m2 e situado onde funcionava o antigo Centro Social Urbano (CSU), no bairro Pinheiros, o projeto arquitetônico do parque foi desenvolvido com influência da arquitetura e arte espanhola.

Inaugurado em 2008 e recentemente passando por melhorias, o parque recebe o nome em homenagem aos imigrantes espanhóis, e corresponde à origem da maioria dos moradores do bairro. A infraestrutura do parque é composta por pista para caminhada, academia ao ar livre, parque infantil, pista de skate, lago, quadra poliesportiva e campo de futebol.

Além disso, é o parque com o maior palco ao ar livre de Sorocaba, com cobertura, sistemas de som, iluminação especial, camarim e capacidade para cerca de 20 mil espectadores.

Endereço: Rua Campos Sales, s/n (altura do nº 1000) – Vila Assis
Telefone: (15) 3233-9809
Funcionamento: Todos os dias: das 08h00 às 17h00 e conforme agenda de atividades no período da noite, das 19h00 às 22h00
Entrada: Gratuita

Áreas verdes em Sorocaba

Conheça outras áreas verdes de Sorocaba que são abertas e podem receber visitas a qualquer hora:

  • Área de Lazer Amália Helena Bertelle Camargo (Parque São Bento)
  • Área de Lazer Pedro de Godoy (Nova Esperança)
  • Parque Amadeu Franciulli (Vitória Régia)
  • Parque Carlos Alberto de Souza (Parque Campolim)
  • Parque do Paço Municipal (Alto da Boa Vista)
  • Parque João Pelegrini (Central Parque)
  • Parque Kasato Maru (Parque Campolim)
  • Parque Maestro Nilson Lombardi (Jardim Ipiranga)
  • Parque Santi Pegoretti (Maria Eugênia)
  • Parque Seicho-No-Iê (Parque Três Meninos)

Que tal morar próximo a um parque em Sorocaba?

Se você está procurando imóveis para alugar perto dos parques em Sorocaba, o QuintoAndar te oferece as melhores opções. 

Maior imobiliária digital da América Latina, o QuintoAndar expandiu sua operação de aluguel para sete cidades do Estado de São Paulo em junho de 2021. Além de Sorocaba, também foram contempladas Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Cotia, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Mauá.

Aproveite para buscar imóveis pela nossa plataforma digital e conte com mais de 70 filtros para otimizar ao máximo a sua pesquisa e encontrar sua casa nova com maior agilidade e desfrute dos benefícios de morar perto dos parques em Sorocaba.