Aproveitar os parques em Guarulhos para caminhar pela manhã, ver o pôr do sol no fim da tarde ou brincar com as crianças aos fins de semana é um dos privilégios de morar na cidade. 

Segundo o IBGE, Guarulhos é a 8ª cidade brasileira com o maior percentual de arborização em vias públicas. Mas, além de marcar presença nas ruas, as árvores estão presentes nos diversos parques do município. 

Que tal conhecer tudo sobre essas áreas de lazer e recreação disponíveis para moradores e visitantes desta cidade a apenas 20 km de distância da capital paulista?

Quais as áreas de lazer em Guarulhos?

Não faltam opções de lazer em Guarulhos. A cidade abriga cinema com salas tradicionais, 3D e 4D, cinco shoppings (Poli Shopping, Internacional Shopping, Shopping Bonsucesso, Shopping Pátio Guarulhos e Parque Shopping Maia), três museus (Museu Histórico Municipal, Museu de Ciências Naturais e Museu da Aeronáutica) e um zoológico.


Além de todos esses atrativos, a cidade se destaca mesmo é pelos seus parques. Ao todo, são 22 parques repletos de áreas verdes em Guarulhos, onde é possível praticar esportes, curtir os momentos de descanso, levar a família e participar de atividades culturais. Saiba mais sobre os principais a seguir!

O que fazer no Bosque Maia?

Conhecido como o “Ibirapuera guarulhense”, o Bosque Maia é o maior e mais movimentado parque do município. 
Com aproximadamente 170 mil m², o parque foi fundado em 1972. Antes, era uma granja pertencente à família do médico paulistano Renato Maia. O espaço é tombado como patrimônio cultural público municipal.

No começo dos anos 2000, o Bosque Maia passou por uma reforma e ganhou diversas atrações que fazem sucesso até hoje. Confira o existe por lá:

  • Pista de 3 km para a prática de caminhada e corrida;
  • Trilhas na mata superior;
  • Quatro quadras poliesportivas;
  • Quadra de capoeira ;
  • Pista de skate;
  • Espaço para a prática de bicicross;
  • Espaço para a prática de tênis de mesa;
  • Quiosques para descanso;
  • Academia ao ar livre;
  • Playground infantil;
  • Nascentes;
  • Lago artificial com ponte;
  • Campo de areia ;
  • Área de eventos esportivos e de lazer;
  • Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranalli (CEA), com exposições de arte e eventos dedicados ao meio ambiente.

Programação do Bosque Maia em Guarulhos

Embora esteja com sua programação reduzida como medida de prevenção à Covid-19, o parque sempre contou com uma agenda intensa de atividades, como plantio de mudas de árvores, pedaladas, oficinas e afins.

Aos domingos, uma ciclofaixa de lazer é montada em frente ao parque, na avenida Paulo Faccini, e costuma atrair um grande público.

Vale a pena seguir as redes sociais do Bosque Maia para ficar por dentro dos próximos acontecimentos. 

O que fazer no Parque Municipal Júlio Fracalanza?

Este parque de Guarulhos vem se consolidando como uma opção de lazer, principalmente para os moradores da região da Vila Augusta, onde está localizado, e arredores. 

Com 20 mil m² de área de lazer, com playground, academia ao ar livre, mesas de ping-pong e pistas de caminhadas, o parque ainda oferece diversos serviços à população. 

Há uma biblioteca especializada em sustentabilidade, cursos gratuitos de várias técnicas de massagem, música aplicada e feira orgânica, com produtos sem agrotóxicos ou fertilizantes.

Um dos principais destaques do parque fica por conta do Pet Park. Na área cercada de 300 m², os tutores podem soltar os pets da coleira e deixá-los interagir com os demais animais de estimação presentes, além de brincar e treinar o pet na pista com obstáculos disponível no local.

Parque Júlio Fracalanza para crianças

A Cidade Mirim Ayrton Senna, localizada dentro do parque, é um espaço especial dedicado aos pequenos, onde eles aprendem, brincando, as noções de trânsito. 

Trata-se de uma minicidade composta de ruas, onde as crianças podem andar em bicicletas e triciclos disponíveis para empréstimo. O trajeto conta com sinalização, como semáforos, placas e faixa de pedestre, que ajudam na educação.

O que fazer no Parque Estadual Cantareira — Núcleo Cabuçu?

Com quase 8 mil hectares, o parque abrange uma grande área que vai da Zona Norte da capital paulista até parte dos municípios de Caieiras, Mairiporã e Guarulhos.

Trata-se do melhor parque de Guarulhos para os aventureiros e amantes de esportes radicais, apesar de ser ótimo para passeios em família por possuir toda a infraestrutura necessária, como bebedouros, sanitários, áreas de descanso, estacionamento e sistema de som, além do centro de visitantes, que conta com exposições.

Ele é composto de Mata Atlântica protegida, com a formação de trilhas que totalizam quase 7,5 km:

  • Trilha do Tapiti (250m);  
  • Trilha do Sagui (730m); 
  • Trilha da Jaguatirica (1km);  
  • Trilha da Cachoeira (5,5km).

A represa e a barragem do Cabuçu, que já atuaram no antigo sistema de abastecimento regional, também fazem parte do parque. Foi construída em 1907 com concreto proveniente da Inglaterra e é a estrutura pioneira em concreto armado. Porém, não é permitido nadar ou realizar atividades na represa.

Quanto custa para entrar no Parque da Cantareira?

O parque é aberto ao público de quarta a domingo, e é nos fins de semana pela manhã que recebe o maior fluxo de visitantes, pois funciona entre 8h e 14h, com permanência permitida até 16h. 

Os visitantes devem pagar R$ 16,00 para entrar na unidade.

Dicas de parques em Guarulhos

Esses foram apenas alguns destaques, pois Guarulhos possui muitos parques, cada um com um perfil diferente do outro. Há lugares adequados para todas as atividades, dependendo daquilo que você quer fazer. Confira!

Onde ver o pôr do sol em Guarulhos?

Se a ideia é aproveitar os parques em Guarulhos para relaxar enquanto assiste ao pôr do sol, aqui vão alguns bons lugares para a atividade:

  • Parque Estadual da Cantareira;
  • Mirante Nhanguçu.

Onde caminhar em Guarulhos?

A maioria dos parques da cidade contam com pistas para corrida e caminhada. Porém, as melhores estão localizadas em:

  • Bosque Maia;
  • Lago dos Patos;
  • Parque da Saúde.

Em que parque levar as crianças? 

Quase todos os espaços de área verde no município possuem ao menos um playground para entreter os pequenos. Aqueles que oferecem as experiências mais incríveis para eles são:

  • Bosque Maia;
  • Lago dos Patos;
  • Parque Vilanova Artigas.

Muito além dos parques

Guarulhos é um município que oferece qualidade de vida, segurança e praticidade a seus moradores, pois é servida das principais vias que levam a São Paulo, com custo de vida inferior à capital.

O QuintoAndar possui ótimas opções de imóveis que se adequam às necessidades dos moradores. Dá para encontrar casas, apartamentos, casas em condomínios e outros, seja para alugar ou comprar. 

Na imobiliária digital, basta usar os filtros de busca com suas preferências para encontrar o imóvel ideal próximo aos parques em Guarulhos — ou ainda, em outras 40 cidades brasileiras.  

Nossos consultores estão prontos para desburocratizar e simplificar a conquista do seu próximo lar!

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer