Já imaginou aprender a como fazer tinta no conforto da sua casa e, ainda, economizar? Pois bem, saiba que além de ser uma alternativa para dar uma cara nova aos cômodos da casa, a pintura também é uma ótima opção na hora de planejar atividades lúdicas para as crianças. 

Por incrível que pareça, fazer tinta não é um bicho de sete cabeças. Com poucos ingredientes e materiais que você encontra com facilidade é possível criar a tinta da cor que quiser. Ficou curioso para aprender? Então, acompanhe a leitura e mão na massa! 

Navegue pelo conteúdo: 

Como fazer tinta para parede 

Você já deve ter notado, em algum momento da sua vida, que pintar uma casa não é um investimento barato. Por isso, se você terminou uma obra e precisa fazer a pintura ou deseja apenas dar aquela repaginada no ambiente, este artigo pode te ajudar. 

Leia também: Aprenda passo a passo como fazer cimento queimado na parede de casa  

Veja os materiais necessários para fazer tinta caseira: 

  • 1 lata de massa corrida (900ml): escolha a PVA, se a pintura for interna, ou massa corrida acrílica, se a pintura for em áreas externas – já que suporta mais a umidade e ações climáticas. Esse material é usado, normalmente, para corrigir imperfeições nas paredes antes da pintura. No entanto, nesse caso, ela será a base da tinta;
  • 200ml de cola branca: sim, você não leu errado: é aquela cola branca escolar comum e bem baratinha. Esse material é importante, pois vai ajudar a fixar a tinta na parede; 
  • Bisnaga com a cor da sua preferência para pigmentar a sua tinta;
  • 2 litros de água limpa;
  • 1 balde para fazer a mistura da tinta.  

Modo de preparo: 

  1. No balde, adicione toda a massa corrida, 1 litro de água e mexa bem até ficar uma mistura bem homogênea; 
  2. Em seguida, adicione a cola e o restante da água. Continue mexendo até a mistura ficar com a consciência de uma tinta comum; 
  3. Agora é a hora de escolher a cor da sua tinta. Adicione a bisnaga do tom definido e vá misturando até atingir a cor desejada. A dica aqui é pingar aos poucos e mexer bastante para não passar do ponto.

Leia também: Cores de parede para sala: saiba como escolher para deixar o seu ambiente em harmonia

Essa receita rende cerca de 3,5 a 4 litros de tinta com um rendimento aproximado de 12m² para cada litro. 

Por isso, antes de começar o processo, é importante que você tenha certeza de que está fazendo uma quantidade de tinta suficiente, pois você precisará aplicar duas ou três demãos na parede para conseguir uma boa cobertura. Então, se faltar, saiba que quando você fizer novamente a cor poderá ficar diferente – já que é muito difícil conseguir acertar a mesma cor com a bisnaga. 

Leia também: Entenda como calcular metro quadrado

Uma dica interessante caso você queira melhorar a qualidade da tinta é investir em dois produtos para acrescentar na mistura: selador de parede e uma base semibrilho. 

O selador vai ajudar a fixar melhor a tinta em paredes que não possuem um bom acabamento, além de retardar o aparecimento de mofos e fungos. Já a base semibrilho é aconselhada para pinturas internas, ela cria uma superfície com um leve brilho, possibilitando até mesmo a limpeza da parede sem danificar a pintura. 

No caso do selador, você deve adicionar 250ml na mistura e, para a base semibrilho 200ml. Lembrando que todas essas quantidades são com base na receita que passamos anteriormente. 

Leia também: Pintura em imóvel alugado: quais cores escolher 

Como fazer tinta natural para crianças

As tintas comerciais possuem diversos conservantes sintéticos e outros aditivos químicos que podem ser prejudiciais se entrarem em contato direto com a pele. 

Por isso, para garantir a diversão da criançada sem preocupações, as duas receitas que vamos ensinar são 100% naturais, sustentáveis, seguras e não oferecem risco aos pequenos. Veja abaixo como fazer e os materiais e ingredientes necessários: 

Como fazer tinta à base de amido de milho

A primeira receita é a tinta de amido de milho. Ela é muito prática e fácil de fazer, você vai precisar de:  

Ingredientes e materiais 
  • 1 e ½ xícara (chá) de amido de milho; 
  • 1 xícara (chá) de água; 
  • 1 panela;
  • Potes/recipientes com tampa para colocar as tintas;
  • Corantes alimentícios de sua preferência. 
Modo de preparo 

O primeiro passo é dissolver, em fogo médio, o amido de milho na água, até que forme uma mistura homogênea e lisa como uma espécie de mingau esbranquiçado. A textura ideal é levemente líquida, mas consistente o suficiente para que os pequenos possam fazer desenhos livres com as próprias mãos sem, necessariamente, usar pincéis. 

Em seguida, deixe a tinta esfriar e coloque-a em partes iguais em potinhos com tampa. Adicione o corante alimentício e vá mexendo até que chegue na cor desejada. Prontinho, agora é só começar a brincadeira e soltar a criatividade. A tinta que não for usada pode ser armazenada na geladeira por até 30 dias.

Leia também: Como fazer stencil: técnica simples e rápida de pintura 

Como fazer tinta com farinha de trigo 

Essa próxima receita se assemelha bastante a tinta guache que já conhecemos. Por não precisar de processos que envolvem fogão, as crianças também podem participar da produção e iniciar a diversão antes mesmo da tinta ficar pronta. 

Ingredientes e materiais 
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 
  • 1 xícara (chá) de sal; 
  • 1 e ½ xícara (chá) de água; 
  • 1 colher (chá) de óleo vegetal (para dar brilho); 
  • 1 bacia ou refratário;
  • Corantes alimentícios sortidos. 
Modo de preparo 

Adicione todos os ingredientes na bacia e, com a ajuda de uma colher, mexa até formar uma mistura bastante homogênea. Depois, é só transferir para os potinhos e acrescentar o corante alimentício até chegar nas cores desejadas e está pronto! 

Muito fácil, não é mesmo? Por ser uma tinta mais líquida, ela é ótima para pintar com diferentes tipos de pincéis e entreter a criançada. Ah, e o melhor de tudo: essa receita também pode ser conservada na geladeira por até um mês.

Encontre um lar do jeito que você sempre sonhou

Viu como é fácil aprender como fazer tinta em casa e ainda conseguir economizar? Se você quer mais ideias sobre decoração, DIY, organização e até mesmo dicas dos melhores bairros para se morar, continue navegando pelo MeuLugar e anote todas as nossas sugestões.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Agora, se você está planejando se mudar para um imóvel que já esteja todo pintadinho e com a sua cara, saiba que no QuintoAndar você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. E o melhor: tudo de forma prática, simples e sem burocracias.