Ao morar perto do trabalho e de outros lugares onde sua vida acontece, você contribui pro coletivo urbano. Ajuda a reduzir o trânsito, a poluição, gasta menos tempo se deslocado e ganha mais tempo pra fazer as coisa que ama. E pra quem leva esse estilo de vida, nada melhor que uma bicicleta pra se deslocar pela cidade no dia a dia.

Mas pra pedalar com segurança em meio ao trânsito, é preciso ter atenção a regrinhas básicas. Por isso, o Portal da Bicicleta publicou recentemente um artigo com dicas pra você dividir seu espaço de forma harmoniosa com os carros na sua cidade. Veja quais são:

1 – Pedale onde os carros podem te ver

Segundo o Portal da Bicicleta, este talvez seja o erro mais frequente dos ciclistas. Pedalar muito próximo de uma calçada ou acostamento pode parecer mais seguro. Mas o fato de você estar fora do caminho dos carros não é garantia alguma de segurança.

Na verdade, é até mais perigoso, uma vez que os motoristas sentem que podem arriscar mais numa manobra de ultrapassagem. Além disso, você fica mais sujeito a ir de encontro a algum pedestre. E quando aparece algum obstáculo à frente, você terá menos espaço para evitá-lo.

Por isso, se você estiver em um local onde possa trafegar na mesma velocidade dos carros, ou acha que o motorista não terá segurança para te ultrapassar, ocupe o centro da pista. E apenas abra pro lado quando tiver certeza de que o carro vai te ultrapassar sem oferecer riscos.

2 – Fique atento com os carros atrás de você

Olhe frequentemente por trás do ombro, a cada 8 a 10 segundos. Isso vai te dar uma boa noção do que está acontecendo atrás de você. Assim, você vai pedalar com segurança e pode evitar surpresas desagradáveis.

Segundo o artigo, o lado bom de fazer isso é que os motoristas vão perceber que você está de olho neles. E naturalmente vão aumentar a atenção deles em relação a você.

3 – Mantenha distância segura nos cruzamentos

Quando um carro se aproxima lateralmente de você, especialmente próximo de um cruzamento, é importante ficar alerta. Pode ser que a intenção dele seja virar pra outra direção.

Por isso, quando você avistar um cruzamento à frente, procure ocupar o centro da pista. Assim, o carro que se aproxima terá total visão da sua posição. E você evita que ele emparelhe ao seu lado. Além disso, você terá mais ângulo pra fazer uma eventual curva de forma de segura.

4 – Saiba onde estão os carros ao sair do acostamento

Nunca entre numa rua ou estrada de forma repentina. Isso pode causar acidentes e por a sua vida em risco. Antes de enfrentar o tráfego, comece a andar devagar, a uma distância segura. E só então vá entrando aos poucos com sua bike.

5 – Mantenha os dedos no freio para pedalar com segurança

Homem pilota bicicleta com as mãos no freio

A forma certa de guiar é com dedos sempre posicionados nas alavancas de freio. Assim, caso seja preciso frear de surpresa, você terá uma reação mais rápida.

Se a posição for desconfortável pra você, basta regular o freio pra que as alavancas fiquem mais perto do guidão.

6 – Faça gestos assertivos

Ao apontar a direção em que está indo,  estique bem os braços e acene de modo firme. Assim, os motoristas de carros terão uma indicação clara das suas intenções.

Se você tiver medo de fazer isso e perder a instabilidade, por pilotar com apenas uma das mãos, treine antes. E lembre-se: antes de indicar sua direção, olhe sempre para trás.

Bicicleta no jardim de casa

De acordo com uma pesquisa recente da Universidade de São Paulo em parceria com a Universidade de Melbourne (Austrália), morar perto de uma ciclovia aumenta em 154% a chance de usar a bicicleta como meio de transporte.

Ou seja, quanto mais ciclovias, mais pessoas usam bike e deixam seus carros em casa.

E aí o que falta pra você colocar o capacete e pedalar pela sua cidade?