Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Algumas cidades no mundo são muito conhecidas por determinados pontos que acabam se tornando ícones: o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Estátua da Liberdade em Nova York, a Torre Eiffel em Paris são alguns desses exemplos. Pois em Salvador, pode-se dizer que o Pelourinho cumpre o papel de grande símbolo da Capital Baiana. 

Diferentemente dos exemplos citados, não estamos falando de um monumento, e sim de uma região da cidade. Mas seu status de símbolo de Salvador se dá pelo fato de o Pelourinho ser a representação máxima de tudo o que a Bahia tem de história, cultura, religiosidade e diversas outras manifestações humanas. Um lugar que, apesar de ser um dos principais pontos turísticos do Brasil, faz parte da vida e da rotina de qualquer soteropolitano.

Neste artigo, convidamos você para um passeio pelo Pelourinho.

Navegue pelo conteúdo:

O que significa Pelourinho?

Apesar de o Pelourinho ser hoje um local cheio de vida, o nome da região remete a muito sofrimento. Os pelourinhos eram colunas de pedra, ou de madeira, que eram erguidos em locais de destaque em cidades e vilas europeias na época do feudalismo, geralmente no principal largo ou praça, onde criminosos eram expostos e castigados. Aqui no Brasil, durante o período colonial, os pelourinhos eram usados especialmente para castigar os escravos.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Pelourinho em Salvador

O Pelourinho é imensamente maior em representatividade do que em espaço físico. A região, em si, é um pequeno pedaço do Centro Histórico, com pouco mais de 20 ruas na Cidade Alta. Localizado entre o Terreiro de Jesus e o Largo do Pelourinho, reúne diversos museus, igrejas, restaurantes, bares, lojas e centros culturais. 

Centro Histórico de Salvador

Fundada em 1549, a cidade de Salvador foi, até 1763, a primeira capital do Brasil. E o Centro Histórico é o bairro por onde teve início o desenvolvimento da cidade. Ele é composto pelas seguintes áreas:

  • Pelourinho
  • Praça da Sé
  • Terreiro de Jesus
  • Largo do São Francisco
  • Santo Antônio Além do Carmo

Patrimônio Histórico

O Centro Histórico de Salvador tem o maior conjunto arquitetônico colonial preservado na América Latina. E tem no Pelourinho a sua máxima e mais famosa representação. 

Em 1984, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou uma área de 80 hectares na região, uma ação feita para que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) declarasse o Centro Histórico como Patrimônio Mundial da Humanidade, no ano seguinte. Desde então, a região passou por diversas ações de restauração e revitalização.

Cidade Baixa ou Cidade Alta

A topografia acidentada de Salvador é um dos charmes locais. A Capital Baiana foi construída levando em consideração uma falha geológica que deu origem à Cidade Baixa, região à margem da Baía de Todos os Santos, e a Cidade Alta, localizada a 30 ou mais metros acima do nível do mar, onde está localizado o Pelourinho.

Praça Tomé de Sousa e Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda, mais do que um dos principais pontos turísticos da cidade, é um meio de transporte, pois liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Por meio dele, que na parte de cima chega à Praça Tomé de Sousa, que é um bom ponto de partida para se chegar ao Pelourinho. A praça fica a apenas 700 metros de caminhada do Largo do Pelourinho.

Principais atrações do Pelourinho

Largo do Pelourinho

Assim chamado por, durante muitos anos, ter sido o local do castigo na cidade de Salvador para os condenados – especialmente escravos –, o Largo tem como nome oficial Praça José de Alencar. 

Localizado o coração do Pelourinho, o Largo é não apenas um ponto de partida para ou de chegada da exploração das outras ruas das redondezas, mas também o local onde estão reunidos alguns dos pontos mais importantes da região, como a casa Jorge Amado e a Igreja do Rosário dos Pretos, que você verá mais adiante por aqui.

O Largo costuma ser palco de muitas celebrações importantes, com montagens de estruturas em shows e festas típicas como o Carnaval e as Festas de São João. 

Igrejas

Se desejar, o soteropolitano pode ir em uma igreja católica por dia no ano. A cidade tem o maior número de templos dessa religião, com mais de 370. E o Pelourinho é o local onde estão algumas das mais importantes e históricas não apenas de Salvador ou da Bahia, mas do Brasil. Conheça algumas abaixo:

Igreja do Rosário dos Pretos

(Foto: Márcio Filho | MTUR)

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário Homens Pretos, ou simplesmente Igreja do Rosário dos Pretos, é uma das mais históricas e importantes do Pelourinho. 

De cor azul, ela foi erguida por uma das primeiras irmandades de negros do Brasil, formada por escravos alforriados, que eram devotos de Nossa Senhora do Rosário. Ou seja, entre os principais monumentos religiosos do catolicismo na região, é a única que não foi construída a mando dos colonos portugueses. 

Terça da Benção

Por toda sua história, a Igreja do Rosário dos Pretos é um dos maiores símbolos do sincretismo religioso na Bahia. Nela é celebrada toda terça-feira, às 18h, a Terça da Benção, uma missa tradicional, dentro de um templo católico, que agrega elementos das religiões de matriz africana, em especial instrumentos de percussão usados em terreiros de candomblé, que acompanham os cantos tradicionais da celebração católica com um toque de afoxé. 

A simples realização dessa missa faz com que a terça-feira seja um dos dias mais movimentados no Pelourinho.

Funcionamento da Igreja do Rosário dos Pretos

Endereço: Largo do Pelourinho, S/N – Pelourinho
Telefone: (71) 3421-5781
Visitação: Segunda a sexta, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Sábado, das 8h ao meio-dia
Taxa visitação: R$ 5,00
Missas:

  • Domingo e segunda, às 9h
  • Terça, às 18h
  • Última quarta do mês, às 18h
  • Primeira quinta do mês, às 18h
  • Sexta, às 18h

Igreja e Convento de São Francisco

(Foto: Márcio Filho | MTUR)

A Igreja e o Convento de São Francisco foram erguidos ao longo dos séculos XVII e XVIII e configuram um dos principais monumentos do período barroco no Brasil. O complexo foi eleito, em um concurso internacional realizado em 2009, uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.  

Ricamente decorada, a igreja tem um dos interiores mais bonitos do mundo, com imagens talhadas em madeira e moldadas com ouro em pó. 

Funcionamento da Igreja e Convento de São Francisco

Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, S/N – Pelourinho
Telefone: (71) 3322-6430
Visitação: Segunda a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 10h às 16h
Taxa visitação: R$ 5,00
Missas: Terças, às 8h e 17h. Domingo, às 8h

Outras igrejas no Pelourinho
  • Catedral Basílica de Salvador
  • Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos Gusmão
  • Igreja de São Pedro dos Clérigos
  • Igreja de São Miguel

Museus e centros culturais

Exposições, música, teatro, artes plásticas, literatura e diversas outras manifestações culturais fazem do Pelourinho um lugar de grande efervescência. Veja o que a região tem para oferecer:

Casa de Jorge Amado

(Foto: Márcio Filho | MTUR)

A Fundação Casa de Jorge Amado foi inaugurada em 1987, para preservar e estudar os acervos bibliográficos e artísticos do romancista Jorge Amado, em especial, e também de toda a literatura produzida na Bahia.

Falecido em 2001, o próprio Jorge Amado esteve envolvido na idealização e na instituição da Fundação, junto das também escritoras Zélia Gattai, sua companheira, e Myriam Fraga, que esteve à frente da Casa por 30 anos.

O acervo da Fundação tem mais de 250 mil itens, como fotografias, artigos científicos, primeiras edições e datiloscritos dos livros de Jorge Amado, recortes de jornais, prêmios, medalhas, entre outros documentos. 

Endereço: Rua das Portas do Carmo, 49/51 – Largo do Pelourinho
Telefones: (071) 4103-0081 | 4103-0082
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 18h; Sábado, das 10h às 16h

Outros museus e equipamentos culturais no Pelourinho

Onde comer no Pelourinho

  • Sorriso da Dadá
  • Pelô Bistrô (Hotel Casa do Amarelindo)
  • Restaurante Escola Senac
  • Tropicália Gelato & Caffé
  • Axego Restaurante
  • Restaurante Uauá
  • Café e Creperia Laranjeiras
  • Restaurante Odoyá
  • Cuco Bistrô
  • Restaurante Maria Mata Mouro
  • Mariposa Pelourinho (Casarão 17)
  • Ó Paí, Ó Restaurante
  • Boteco do Viajante
  • Por Acaso Bar e Restaurante

Já pensou em morar perto do Pelourinho?

O Pelourinho é um lugar que encanta igualmente baianos e turistas de todos os lugares do mundo. E você, já pensou em morar em Salvador e, especialmente, perto de uma região tão rica em opções culturais, gastronômicas e históricas como essa?

Pois se você está em busca de imóveis para alugar em Salvador, o QuintoAndar pode te ajudar nessa missão!

Em nossa plataforma digital, você pode buscar casas ou apartamentos para alugar perto de seu principal ponto de interesse na cidade. Quer saber como? Use alguns de nossos mais de 70 filtros diferentes e refine sua busca. Daí, basta olhar no mapa a localização que deseja e procurar as ofertas com os imóveis que têm mais a sua cara.

Quer morar próximo do Pelourinho? Então clique aqui e veja ofertas de imóveis próximos da região histórica ou confira abaixo alguns imóveis para alugar em Salvador.