Imagine acordar em um lindo dia ensolarado e tomar um delicioso café da manhã ao ar livre, apreciando uma paisagem de tirar o fôlego. Parece uma experiência que só pode ser conquistada em viagens? Pois saiba que esse é apenas um dos privilégios de morar em uma penthouse.

Quer saber mais sobre o que estamos falando? Continue a leitura para aprender mais sobre essa tendência nos apartamentos de alto padrão no mercado imobiliário pelo mundo.

Navegue pelo conteúdo:

O que é uma penthouse?

Penthouse nada mais é do que um tipo de moradia luxuosa e aconchegante projetada com alguns aspectos semelhantes aos de um apartamento de cobertura, criada originalmente para ocupar os topos dos edifícios.    

Origem em Nova York

A origem desse conceito surgiu nos Estados Unidos, ainda na década de 1920, por arquitetos que decidiram explorar melhor os topos dos edifícios, como no Hotel Plaza, em Nova York.

Ao longo dos anos, a proposta foi virando tendência em outras partes do mundo e, atualmente, apresenta diversos projetos estilosos e inovadores. 

Até mesmo a pandemia da Covid-19, em muitos lugares, se tornou um fator que contribuiu para que a penthouse se tornasse um investimento ainda mais procurado por quem pode pagar mais por luxo e conforto em sua moradia. Especialmente para quem quer mais segurança e qualidade de vida em uma cidade grande. 

Benefícios de uma penthouse

Morar em uma penthouse é contar com o conforto e a exclusividade de conviver com a cidade sob um olhar único. Afinal, essas moradias luxuosas costumam ser projetadas para oferecer todo tipo de comodidade e privacidade aos moradores.

Em uma penthouse, é possível se deparar com acomodações bem personalizadas, geralmente assinadas por renomados arquitetos e designers, além de contar com amplos corredores, acessos exclusivos ou até mesmo dispositivos e acessórios tecnológicos para casas inteligentes, que facilitam o dia a dia de quem mora.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Características de uma penthouse

As penthouses podem variar em alguns aspectos, mas há alguns que são muito característicos e costumam ser comuns à maioria dos projetos, como: 

Pé direito alto

Essa, talvez, seja a característica mais marcante de uma penthouse, entre tantas outras que esse tipo de imóvel possui. O pé direito duplo, ou muitas vezes triplo, garante à penthouse um espaço bem amplo, que facilita outro item marcante nesse tipo de imóvel, que você vê logo abaixo.

Vista panorâmica

Um dos objetivos da arquitetura de uma penthouse é privilegiar o morador com uma bela vista, contando com portas e janelas amplas de vidro de cima a baixo.

Ambientes integrados

Os cômodos integrados em uma penthouse são pensados com o objetivo de aproveitar ao máximo o espaço e evidenciar a sensação de amplitude, permitindo a composição de diversos ambientes que conversam entre si.

Luz natural

O aproveitamento da luz natural é um dos benefícios das três características anteriores. A amplitude dos espaços, as portas e janelas de vidro e ausência de paredes são pensadas justamente para, além da vista, favorecerem ao máximo a entrada do sol.

Localização privilegiada

Para que a vista panorâmica de perder o fôlego exista em uma penthouse, a localização do imóvel também é fundamental. De nada adianta um espaço luxuoso e com amplas janelas que favorecem a vista se o exterior não tiver belos cenários para oferecer.

Área externa

Essa não necessariamente é uma característica existente em todas as penthouses, mas é uma das características mais comuns em imóveis desse tipo. Áreas externas e amplas, também muito vistas em imóveis como coberturas, lofts e, é claro, em casas.

Exclusividade

Em muitos casos, por se tratarem de imóveis de altíssimo padrão, as penthouses possuem, nos edifícios onde estão localizadas, elevadores e acessos próprios, que garantem mais segurança, privacidade e exclusividade.

Diferenças entre penthouse e cobertura

Ao contrário dos apartamentos de cobertura, as penthouses são construídas nos topos de prédios e podem ocupar toda a área equivalente às lajes dos edifícios. Por isso, acabam adquirindo uma metragem relativamente maior e, consequentemente, um valor um pouco mais elevado. 

Já as coberturas simples são apartamentos normais, em muitos casos com áreas externas, assim como uma penthouse, mas que ficam abaixo dessa última laje de um prédio.

Cuidados com uma penthouse

Pelo fato de uma cobertura penthouse ser uma construção que fica bem no topo do prédio, os moradores desse tipo de imóvel devem ter uma atenção maior em relação aos cuidados com a exposição ao calor, à chuva e ao vento. 

Por conta disso, uma manutenção de tempos em tempos é fundamental para evitar possíveis frustrações com:

  • Altas temperaturas;
  • Umidade;
  • Infiltração;
  • Ventilação.

Nas alturas com o QuintoAndar

Se você está em busca de uma penthouse ou de um apartamento com cobertura, o QuintoAndar te ajuda!

Somos a maior imobiliária digital da América Latina e estamos presentes em mais de 40 cidades do Brasil com serviços de aluguel de imóveis e nas quatro maiores regiões metropolitanas do país com compra e venda. 

E em nossa plataforma você consegue buscar imóveis da forma mais assertiva possível, usando os mais de 70 filtros de busca que oferecemos. Entre eles, “apartamento de cobertura”.

Assim, é possível refinar a pesquisa com as características que deseja para o imóvel e ainda conferir nas fotos e vídeos dos anúncios, feitas por fotógrafos profissionais. Pronto para morar nas alturas?