No início dos anos 2000, uma geração de jovens fez do Litoral Santista um grande foco da dobradinha skate e música, em um movimento que se tornou febre na época por conta do sucesso da banda Charlie Brown Jr. Mas antes mesmo disso, o esporte, que recentemente se tornou uma modalidade olímpica, faz parte da rotina da cidade atrai praticantes de todo o Brasil. Quer saber onde tem uma boa pista de skate em Santos? Pois fique com a gente por aqui e veja essa lista com os melhores points da cidade. 

Navegue pelo conteúdo:

A influência do skate em Santos

A bem da verdade é que o cenário da Califórnia (EUA) a partir dos anos de 1960, regado a surfe, skate e rock, serviu como grande inspiração para a disseminação dessa cultura dos esportes radicais e da música no Brasil. E essa influência, que manobrou contra muitas adversidades, proibições e preconceitos, é facilmente notada nas canções imortalizadas por Alexandre Magno Abrão, o Chorão, ao lado de sua icônica banda Charlie Brown Jr.

São praticamente incontáveis as vezes em que o cantor cita em suas músicas o skate e sua cidade natal, Santos. Mas essas odes ao skate, entre os anos de 1990 e 2000, não ilustraram apenas declarações de amor de um admirador do esporte. Chorão também era praticante e chegou a participar de diversos campeonatos. Inclusive, já foi até mesmo vice-campeão paulista na categoria freestyle.

Naquela época, grandes lendas do skate, como o norte-americano Tony Hawk, maior lenda do esporte, e o brasileiro Bob Burnquist, também arrastavam multidões para acompanhá-los nas grandes competições internacionais que eram sediadas no país, como o X-Games, por exemplo.

Chorão Skate Park

O cantor do Charlie Brown Jr. investia no esporte e, em 2004, abriu ao público a pista indoor Chorão Skate Park, que recebeu diversas atrações, além de ter sediado alguns campeonatos, como o Mundial de Skateboard Freestyle. Infelizmente, esse local faz parte apenas da história do esporte na cidade, pois teve que fechar suas portas por falta de verbas, pouco depois do falecimento de Chorão, em 2013.

E se você não chegou a conhecer a tempo a antiga pista do Chorão Skate Park, saiba que pode liberar a pulga atrás da orelha com uma ajudinha da realidade virtual. É que o game Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2  tem uma fase que recria o lugar, além de contar com a trilha sonora “Confisco” da banda, única faixa brasileira entre tantas outras internacionais.

Pista de skate em Santos: onde andar?

Novo Quebra-Mar

Pista em homenagem a Chorão no Parque Municipal Roberto Mário Santini

Foi ainda em 2013 que Santos ganhou uma pista em homenagem póstuma ao Chorão, no Quebra-Mar, um dos pontos principais da cidade. Atualmente, o espaço passou por um processo de ampla reestruturação, também por conta do complexo do Parque Municipal Roberto Mário Santini, conhecido lugar do Emissário Submarino. 

A pista de 1.100m2 possui diversas opções de circuitos e graus de diferentes dificuldades. Quem ainda não conhece a área, não pode perder também o pôr do sol dali, “ouvindo um som e olhando o mar”.

Praça Palmares

Outro point alternativo para aproveitar a bordo do carrinho de quatro rodas está localizado entre as Avenidas Siqueira Campos e Afonso Pena. O espaço tem direito a mini ramp, banks, semi cápsula, street e muito mais.

Lagoa da Saudade – Morro da Nova Cintra

Já em outro canto de Santos, no Morro da Nova Cintra, a área que se conecta à Mata Atlântica contempla um espaço urbanizado de 20.500 m2. E é nesse clima, cercado por cidade e natureza, que os skatistas aproveitam 600m2 para deslizar em uma das pistas mais diferenciadas do país. 

Em estilo plaza, o circuito da Lagoa da Saudade é modelo comum na Europa e nos Estados Unidos e reproduz uma praça com rampas, degraus, bancos, corrimãos e diversos obstáculos.

Skate nas ciclovias

Do canal 1 ao Ferry Boat, as ciclovias da orla da praia de Santos também acabam por se tornar uma alternativa para os skatistas, que de quebra ainda aproveitam a proximidade com a paisagem natural. Mas aqui a dica é evitar horários de pico, já que as pistas costumam ficar bem movimentadas para outros usos.

Skate como modalidade olímpica

Ainda na década de 1990, Tony Hawk tentou emplacar o skate nas Olimpíadas, o que acabou não rolando porque o esporte ainda sofria com os olhares de marginalização. Mas ao longo dos anos, ficou difícil para o Comitê Olímpico Internacional (COI) não notar que a relevante influência do público jovem poderia contribuir para a visibilidade da modalidade olímpica. 

E como vem contribuindo? Bom, basta olharmos a trajetória de nossos medalhistas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 – que foram disputados em 2021 por conta da pandemia de Covid-19. Kelvin Hoefler, do Guarujá (SP), e maranhense Rayssa Leal, com apenas 13 anos, levaram a prata na categoria Street. E o catarinense Pedro Barros, de Florianópolis, também subiu no segundo lugar mais alto do pódio, na categoria Park.

Após conquistarem as medalhas e emocionarem o país com o feito histórico, eles fizeram questão de compartilhar em suas redes sociais diversas homenagens a Chorão e ao Charlie Brown Jr. 

Nem é preciso dizer que as conquistas olímpicas influenciaram nas buscas por aulas de skate no Brasil.

Pista de skate em Santos: onde fazer aulas?

A propósito, se você já estava achando que pista de skate em Santos recebe apenas aqueles que já são feras nas quatro rodinhas, saiba que não faltam oportunidades para quem quer  aprender a andar na região.

Até porque muitas das aulas de skate em Santos costumam acontecer nesses pontos, que são ideais para a prática em todas as idades e níveis possíveis. Então, que tal ficar por dentro de alguns projetos que estimulam esse aprendizado?

Projeto Futuro do Skate

Atualmente com vagas esgotadas, as aulas gratuitas acontecem tanto na pista da Nova Cintra quanto na Alexandre Magno Abrão (Chorão), no Parque Municipal Roberto Mário Santini. O projeto visa atender 240 crianças e adolescentes (com idade entre seis e 17 anos), e é celebrado em parceria entre a Secretaria de Esportes (Semes) e a Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer (Aseel).

Curso de skate com Marcílio Dias

O curso é ministrado pelo professor Marcílio Dias, skatista com mais de 25 anos de experiência e notório instrutor pela Federação Paulista de Skate (FPS). Vice-campeão paulista e vice-campeão brasileiro de 2019 na categoria master na modalidade Park, ele oferece cursos de skate para alunos iniciantes, intermediários, avançados e pessoas com deficiência. As aulas também costumam rolar nos skateparks do Quebra-Mar e Praça Palmares.

Projeto Skate Terapia

Dentro da Associação Atlética Portuguesa, os instrutores do Briosa Skate Place estimulam o desenvolvimento de habilidades específicas, a partir de aulas de skate, para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção.

O intuito é aliar o esporte à terapia com apoio de exercícios funcionais, ajustados a dar maior interatividade aos alunos com a iniciação ao skate e desenvolvimento da técnica. O projeto é idealizado por vários organizadores, dentre eles o Rotary Club Santos Monte Serrat.

LayBack Park Santos

A LayBack Park Santos, empresa catarinense criada por André Barros e seu filho Pedro Barros, ídolo mundial do skate e medalhista olímpico já citado por aqui, tem sede no Litoral Santista e atrai frequentadores que valorizam o esporte. Por R$ 10, você garante a pulseira que dá acesso à pista de skate em Santos, sendo que menores de 15 anos só entram acompanhados e é indispensável o uso do capacete. 

Além de contar com pista, onde também são realizadas aulas de skate, o público pode desfrutar de boa gastronomia, lojas, barbearia, estúdio de tatuagem, tabacaria, estacionamento e curtir a programação artística da casa. O espaçoso galpão na Av. Conselheiro Nébias, no Boqueirão, é pet friendly e você não precisa deixar de fora o seu  bichinho de estimação para entrar.

Faça suas manobras a poucos metros de casa

Você é praticante ou admirador do esporte e gostaria de morar perto de alguma pista de skate em Santos? Então, agora que já conhece os melhores points, que tal procurar um imóvel para alugar pelo QuintoAndar perto do preferido?

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Temos várias ofertas de imóveis para alugar em Santos. E você pode usar os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa para refinar a sua busca e encontrar um que não só vai ter a sua cara, mas pode ficar bem perto de sua pista de skate em Santos favorita.