Plantas no quarto dão um up na decoração e te ajudam a dormir melhor

Nossos parceiros do Botânica e Tal acabam com o mito de que elas fazem mal pro sono

Plantas no quarto dão um up na decoração e te ajudam a dormir melhor

Dizem por aí que ter plantas no quarto faz mal. Mas de acordo com os nossos parceiros da Botânica e Tal, isso é mito! E exceto por algumas espécies específicas, no geral, elas só trazem vantagens, inclusive pra quem precisa de um sono mais tranquilo.

“De dia, com a luz do sol, as plantas realizam fotossíntese – que absorve gás carbônico e libera oxigênio. Já na parte da noite, elas roubam de volta um pouco do que produziram. Mas é muito pouco e não vai faltar ar pra você. Seu parceiro ou parceira, um cachorro ou um gato roubam mais oxigênio do ar do que suas plantas! Portanto, está liberado!”, diz Vanessa Guerreiro, sócia-funDadora da Botânica e Tal.

+ Leia também:
Varanda com plantas: dicas de decoração pro “quintal” do apartamento
Plantas no banheiro: saiba quais espécies escolher pra decorar o ambiente

Plantas no quarto = sono tranquilo

Segundo os especialistas, além de embelezar o ambiente, outra vantagem de se ter plantas no quarto é que, “de modo geral, elas ‘acalmam’ as pessoas. E isso ajuda a ter uma noite de sono tranquila”.

“Outro benefício de dormir com plantas no quarto é que elas ajudam a aumentar a umidade do ar. E isso alivia a garganta e o nariz que, quando ressecados, que podem prejudicar uma boa noite de sono”, afirma Vanessa.

Você pode ter os mais variados tipos de plantas no quarto. A da foto que ilustra esta matéria, por exemplo, é a Lumina.

Um alerta

Mas a Botânica e Tal alerta pra um ponto importante que é preciso ter atenção: as plantas muito perfumadas. Num ambiente fechado como o quarto, elas podem causar alergias em pessoas mais sensíveis. Portanto, evite espécies como lírios e jasmins.

+ Leia também:
Plantas pendentes: pedaços de verde que cabem em qualquer canto da sala

Sobre o Botânica e Tal

Fundada no final de 2016, pela ex-jornalista Vanessa Guerreiro, a Botânica e Tal funcionou até o final de 2018 como uma loja virtual, com vendas por sites e redes sociais. Até que a empresa foi convidada pra fazer o projeto paisagístico do Modernista Coffee Stories, um café temático, localizado no térreo do prédio de Oswaldo Bratke, próximo ao centro de São Paulo.

+ Leia também:
Selvas urbanas: como usar as plantas pra decorar e purificar o ar da sua casa

O projeto virou uma loja física no local, inaugurada em janeiro de 2019. Já com a presença de um novo sócio: o cineasta Marcello Bozzini, que passou a tocar o negócio junto com Vanessa. Hoje, além de fazer a curadoria das plantas do Coffee Stories e vender seus próprios vasos e arranjos no local, a Botânica e Tal faz projetos de botânica e jardinagem sob encomenda.

Fique por dentro! Receba nossa newsletter com conteúdos inspiradores toda semana
account_circle
mail_outline