Lá onde eu moro

Mooca por Lorelay Fox

Conheça um dos bairros mais tradicionais de São Paulo com a Drag Queen Lorelay Fox.

Lá onde eu moro

Mooca por Lorelay Fox

Lorelay Fox

Drag Queen

Sobre Lorelay Fox

Quando ainda morava em Sorocaba, Lorelay Fox usava o talento que tinha (e tem) para o desenho para fazer amigos e escapar, fosse do preconceito ou da mesmice. Nascida e criada no limite entre as zonas urbana e rural da cidade, pôde viver na infância o melhor de dois mundos.

Pai carteiro, mãe dona de casa, ela viveu no bairro Jardim América até completar sete anos, quando a família se mudou para a Cohab Júlio de Mesquita.

Ali, ela aprendeu a dar valor àquelas coisas que nos moldam – a simplicidade foi a principal delas. Já a arte, voltou a desempenhar papel fundamental: foi através de seus próprios desenhos que Lorelay socializou e construiu amizades no seu novo bairro e escola.

Lorelay é criação do publicitário Danilo Dabague que, recém saído de um curso politécnico de secretariado ainda em Sorocaba, começou a se ‘montar’. Primeiro como incentivo a um amigo para 'sair do armário' depois como forma de fazer dinheiro, participando de concursos de drag queen sua cidade natal. O início deu tão certo que hoje Lorelay se comunica para quase 1 milhão de seguidores no Youtube, 700 mil no instagram e outros 340 mil no Twitter, ultrapassando os limites do interior e ecoando sua voz pelo Brasil inteiro.

O canal engrenou e a agenda foi ficando com cada vez menos espaço, isso logo no primeiro ano no ar. Deixar Sorocaba, a casinha onde nasceu e cresceu… Se mudar para São Paulo em 2016 foi consequência natural de uma nova fase de vida.

Entre idas e vindas, a base de seguidores crescendo, a agenda quase sem espaço, Lorelay encontra um canto no tradicional e familiar bairro da Mooca.

Segurança, clima de interior e proximidade dos moradores estão entre as suas coisas favoritas do bairro. Morar ali, nesse sentido, ajuda Lorelay Fox e Danilo Dabague a manter a vida num lugar só: o privilégio de trabalhar em casa e poder fazer as coisas do cotidiano dentro do bairro, muito em parte pelo comércio próximo - supermercado, padaria, farmácia etc.

Mesmo assim, vivendo nesse ambiente quase bucólico, com tudo muito pertinho, Lorelay também se identifica com locais onde pode estar perto dos amigos. Onde? Vila Madalena. Ou nos Jardins. Por quê? No primeiro porque, “blogueirinha que se preza tem que morar em um bairro ‘instagramável’”, diz; no segundo, uma palavra define: chique!

Locais favoritos

Em um passeio pelo tradicional bairro da Mooca, o QuintoAndar visitou os 5 lugares prediletos de Lorelay Fox. Venha conhecer e aproveite para anotar as sugestões do que fazer na Mooca!

Mooca por Lorelay Fox DESKTOP
Cadillac Burger Clube Atlético Juventus Espeteria Jatobah Padaria Grano Mooca Pizzaria Nativa Mooca

Cadillac Burger

Rua Juventus, 296

Clube Atlético Juventus

Rua Comendador Roberto Ugolini, 20

Espeteria Jatobah

Rua Juventus, 102

Padaria Grano Mooca

Rua Juventus, 200

Pizzaria Nativa Mooca

Rua Canuto Saraiva, 473

Mooca por Lorelay Fox MOBILE
Cadillac Burger Clube Atlético Juventus Espeteria Jatobah Padaria Grano Mooca Pizzaria Nativa Mooca

Cadillac Burger

Rua Juventus, 296

Clube Atlético Juventus

Rua Comendador Roberto Ugolini, 20

Espeteria Jatobah

Rua Juventus, 102

Padaria Grano Mooca

Rua Juventus, 200

Pizzaria Nativa Mooca

Rua Canuto Saraiva, 473

Cadillac Burger

O Cadillac Burger é uma das joias do Distrito Mooca, movimento de comerciantes para revitalizar a chamada Mooca-Baixa, muito próxima ao Centro de São Paulo.

Em 2012 um aficionado pela cultura carros low rider - veículos customizados, de suspensão bem baixa -, nascido e criado no bairro, decidiu transformar uma loja de conveniência num restaurante incomum para a região: uma hamburgueria que serve pratos feitos a partir de ingredientes artesanais orgânicos.

O destaque do cardápio são os burgers 100% grass fed (literalmente ‘alimentado no pasto’), feitos a partir de carne bovina de gado criado solto e com alimentação natural, o que significa mais nutrientes, menos gordura e mais suculência.

placeRua Juventus, 296

watch_laterHorário de funcionamento: Terça a quinta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sexta das 12h às 15h e das 19h às 23h30; sábados de meio-dia à meia-noite, domingos de meio-dia às 23h.

infoInformações adicionais: Site: cadillacburger.com.br | Instagram:@cadillacburger

Clube Atlético Juventus

Se existe um clube verdadeira e genuinamente ligado a um bairro, esse clube é o Juventus, ou como é apelidado, o Moleque Travesso.

Fundado em abril de 1924, o Juventus tem estádio próprio, batizado em homenagem ao Conde Rodolfo Crespi, localizado entre a Rua dos Trilhos e a Rua Javari, dois marcos geográficos do bairro.

O clube tem uma frequentadoíssima sede social com piscinas, quadras poliesportivas, ginásio e salão nobre, onde, em 2022, já se apresentaram Zeca Pagodinho, Luan Santana, Roupa Nova, Zé Neto & Cristiano e Fábio Jr.

placeRua Comendador Roberto Ugolini, 20

watch_laterHorário de funcionamento: Domingo a segunda, das 08h às 22h

infoInformações adicionais: Site: Juventus.com.br | Instagram: @oficialjuventus

Espeteria Jatobah

A espetaria, um dos lugares preferidos de Lorelay Fox para tomar uma caipirinha de abacaxi, funciona no endereço de uma verdadeira lenda gastronômica do bairro da Mooca, o Trilha da Costela.

Mas não pense que o pessoal da Jatobah quer tomar o lugar no coração mooquense ou se comparar ao antecessor. E nem precisaria, para dizer a verdade.

A variedade de espetos, sempre acompanhados de vinagrete, farofa e cebola ao vinho - linguiças comuns e artesanais, cortes nobres de carne bovina, além de cordeiro, panceta, costela angus, salmão e camarão -, a mega (sim, mega) feijoada às quartas e sábados, além do chope bem gelado, não deixam qualquer lugar para comparação.

placeRua Juventus, 102

watch_laterHorário de funcionamento: Domingo a segunda, das 11h às 22h

infoInformações adicionais: Site: jatobahespetaria.com.br | Instagram: @jatobahespetaria

Padaria Grano Mooca

Tradição é tradição: falou Mooca, falou Juventus, cantinas e padarias. Lorelay Fox, em entrevista ao podcast Lá Onde Eu Moro, do QuintoAndar, confessou que ao se mudar para o bairro sabia que encontraria algumas das melhores padarias de São Paulo. Lindíssima, nunca errou.

Seja para um lanche rápido (ou demorado) ou para o almoço executivo, Lorelay sugere a Grano Mooca, uma das mais movimentadas do bairro. Além da variedade de pães (lógico!) e do cardápio para refeições, sanduíches, doces e sucos.

placeRua Juventus, 200

watch_laterHorário de funcionamento: Domingo a segunda, das 6h às 22h.

infoInformações adicionais: Site: granomooca.com.br | Instagram: @granomooca

Pizzaria Nativa Mooca

Pizza é coisa séria. O tradicional prato, comum na Itália desde o século 16, popularizado pelo mundo em meados da década de 40 por soldados americanos lotados na Europa, em São Paulo, especificamente na Mooca, ganha status de tesouro nacional.

Entre as trinta e seis (sim, trinta e seis) pizzarias moquenses, a preferida de Lorelay Fox é a Nativa, um empreendimento familiar próximo dos vinte anos de existência.

A proximidade de casa, o clima familiar, e o cardápio, rezando pela tradição, sem sabores ou coberturas exóticas, conquistaram Lorelay desde que foi morar na “República da Mooca”.

placeRua Canuto Saraiva, 473

watch_laterHorário de funcionamento: Segundas, das 18h às 23h, terça a domingo, das 18h à meia-noite.

infoInformações adicionais: Site: pizzarianativamooca.com.br/ | Instagram: @pizzarianativamooca | WhatsApp: (11) 95500-6080

Galeria

Making of

Escute os outros episódios da temporada

Episódio 00

Perdizes por Nando Reis

Escutar episódio

Episódio 00

Perdizes por Nando Reis

Escutar episódio

Episódio 00

Perdizes por Nando Reis

Escutar episódio

Leia também