Convidada de Nando Reis no podcast Lá Onde Eu Moro, do QuintoAndar, a jovem cientista social e criadora de conteúdo Nátaly Neri fala para mais de 750 mil inscritos em seu canal sobre como incorporar autonomia (segundo ela “a capacidade de tomar decisões críticas analisando todas as variáveis”) e intenção (“ação consciente, nossa capacidade de agir no mundo ou em nossa vida pessoal”, diz) ao viver cotidiano.
Nascida no interior do estado de São Paulo, Nátaly prefere se dizer paulistana. Faz sentido. O caminho até chegar ao bairro de Higienópolis, onde ela não suspeitava acabar morando um dia, prova que mesmo assisense, como chamamos quem nasce em Assis, a vida diversa e cosmopolita da capital estava mais próxima de suas intenções e de sua autonomia. E o aprendizado foi intenso.
Vivendo até os 17 anos entre Assis e São Paulo, nas casas do pai e da mãe, respectivamente, Nátaly se mudou para Guarulhos para cursar Ciências Sociais, e, nos três anos seguintes, compreendeu melhor as diferenças entre ambientes, como quando caminhava com a mãe pelo Centro de São Paulo e, acostumada ao andar calmo e algo contemplativo do interior, precisava apertar o passo e se acostumar ao andar apressado da capital.
Após esse período em Guarulhos, mais duas paradas: a primeira no Bom Retiro, num apartamento em frente ao Parque da Luz, e a segunda na Vila Mariana, numa casa de vila, numa tentativa de reproduzir a experiência de viver no interior e fazer parte de uma comunidade pequena e intimista. O tempo nesta casa, apesar de intenso e educativo, provou que um apartamento era mais adequado aos interesses e ao ritmo da vida de Nátaly e Jonas, seu namorado. E o apartamento, quem poderia imaginar, ficava no mais improvável dos bairros.
Não que Nátaly não gostasse de Higienópolis e tivesse uma imagem estigmatizada, ou que as alternativas à época (Aclimação e Perdizes) não fossem mais atrativas, nada disso.
É que ela nunca imaginou encontrar um apartamento com as características que queria – e encontrou, graças ao QuintoAndar – e nunca se viu morando no que entendia ser um “bairro de famosos” (e agora mora). Aliás, não se engane, Higienópolis é um bairro de famosos, mas também é um bairro que acolhe diferentes configurações de família. E é pet friendly. E muito próximo da Augusta. E com um roteiro generoso para quem é vegano ou se interessa pela cultura vegana.
E não é só. Tem também o passeio com o cão pela rua do Cemitério da Consolação, o café nas inúmeras e ótimas padarias, o curso de inglês, as farmácias de manipulação na Avenida Angélica, a possibilidade de pedalar até o Centro antigo ou até a Feira da República. Tudo próximo, nada que uma caminhada (ou uma pedalada) não dê conta.
Mas, e há sempre um mas, essa história, e o antigo desejo de viver num bairro “família”, como em Assis, ainda não encontraram seu fim. Próxima parada para Nátaly e Jonas: Mooca, onde adquiriram um apartamento pelo QuintoAndar.
E a história continua…
Lá onde eu moro
Higienópolis por Nátaly Neri
Nátaly Neri
Cientista social/Influenciadora
