Lá onde eu moro

Savassi por Reinaldo, o Rei

Conheça o Bairro da Savassi, em Belo Horizonte, pelo olhar do ex-jogador de futebol

Reinaldo Lima

Ex-jogador de futebol

Lá onde eu moro

Savassi por Reinaldo, o Rei

Reinaldo Lima

Ex-jogador de futebol

Sobre Reinaldo Lima

Para falar sobre a icônica Savassi, o QuintoAndar convidou simplesmente um dos maiores jogadores de futebol do país. Com 65 anos e muitas histórias, Reinaldo Lima passou a maior parte da vida em Belo Horizonte e, por isso, conhece muito bem a região.

Nascido no interior de Minas Gerais, Reinaldo morou em Ponte Nova até os 14 anos de idade, quando se mudou sozinho para Belo Horizonte. Naquela época, a capital ainda existia apenas dentro dos limites da circular Av. do Contorno, como havia sido planejada.

O início da carreira no Atlético Mineiro foi sem glamour. Sua primeira casa na capital foi o alojamento do clube, embaixo da arquibancada do estádio, onde hoje fica o shopping Diamond Mall. Anos depois, tendo passado pela seleção brasileira, o jogador também chegou a morar em outras cidades do Brasil e da Europa, mas acabou voltando para BH.

De lá pra cá, Renaldo morou em diferentes bairros e pôde assistir de camarote a cidade crescer, testemunhando momentos marcantes como a visita do Papa João Paulo II em 1980.

O Rei do Mineirão teve uma carreira repleta de vitórias no campo, mas também se envolveu em polêmica quando se posicionou contra a ditadura, durante o regime militar, e declarou apoio ao movimento dos Panteras Negras.

Descubra com Nando Reis essas e muitas outras histórias do Rei Reinaldo sobre o bairro da Savassi no podcast Lá Onde Eu Moro. Confira!

Locais favoritos

Dando uma volta pela animada região da Savassi, o QuintoAndar visitou os 5 lugares preferidos de Reinaldo Lima. Venha conhecer e aproveite para anotar as sugestões do que fazer na Savassi!

Reinaldo- Mapa Web
Praça do Papa Stadt Jever Praça da Liberdade Dona Derna Praça da Savassi

Praça do Papa

Avenida Agulhas Negras- Mangabeiras

Stadt Jever

Avenida do Contorno, 5771 - Funcionários

Praça da Liberdade

Cruzamento das Avenidas Cristóvão Colombo, João Pinheiro, Brasil e Bias Fortes.

Dona Derna

Rua Tomé de Souza, 1331 - Savassi

Praça da Savassi

Bar Gujoreba - Rua Antônio de Albuquerque, 453 - Savassi

Reinaldo-Mapa Mobile
Praça do Papa Stadt Jever Praça da Liberdade Dona Derna Praça da Savassi

Praça do Papa

Avenida Agulhas Negras- Mangabeiras

Stadt Jever

Avenida do Contorno, 5771 - Funcionários

Praça da Liberdade

Cruzamento das Avenidas Cristóvão Colombo, João Pinheiro, Brasil e Bias Fortes.

Dona Derna

Rua Tomé de Souza, 1331 - Savassi

Praça da Savassi

Bar Gujoreba - Rua Antônio de Albuquerque, 453 - Savassi

Praça da Liberdade

Por conta do belíssimo jardim e do conjunto arquitetônico, a Praça da Liberdade é um dos grandes cartões postais de Belo Horizonte. Reinaldo elegeu a praça como o melhor lugar para caminhar na Savassi. Construída na época da fundação da cidade, na década de 1890, a praça foi pensada para abrigar os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado.

Com a construção da Cidade Administrativa, em 2010, os prédios históricos no entorno da Praça da Liberdade foram transformados em espaços dedicados à arte e à cultura. Dentre eles estão o Centro de Arte Popular, o Museu das Minas e do Metal, o CCBB e a Casa Fiat de Cultura. Vale destacar o edifício Oscar Niemeyer, do famoso arquiteto.

placeCruzamento das Avenidas Cristóvão Colombo, João Pinheiro, Brasil e Bias Fortes.

watch_laterHorário de funcionamento: 24h I Cada centro cultural tem um horário de funcionamento próprio.

infoInformações adicionais: Site: http://circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br

Praça da Savassi

Conhecida como Praça da Savassi, a Praça Diogo de Vasconcelos fica no coração da região que é um grande centro comercial e conta com alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade.

Ponto mais boêmio da cidade, é aqui que Reinaldo diz sentir o pulso de Belo Horizonte. Aliás, o bar preferido do Rei para tomar uma cerveja bem gelada é o Gujoreba.

placeBar Gujoreba - Rua Antônio de Albuquerque, 453 - Savassi

watch_laterHorário de funcionamento: 24h- Todos os dias.

infoInformações adicionais: O Bar oferece música ao vivo aos finais de semana.

Stadt Jever

O mais tradicional pub alemão da capital foi inaugurado em 1983. Por conta do cardápio de comidas e bebidas, é um ótimo lugar para começar a noite, principalmente aos sábados.

Até hoje, mantém sua decoração rústica em madeira, típica do país europeu. Além do chopp geladíssimo, comidas como joelho de porco, chucrute e goulasch atraem belo-horizontinos de todas as idades.

Os preços, segundo Reinaldo, não são populares, mas são acessíveis e justos.

placeAvenida do Contorno, 5771 - Funcionários

watch_laterHorário de funcionamento: Terça e quarta das 18h às 00h, quinta e sábado das 18h às 01h, domingo das 12h às 22h.

infoInformações adicionais: Instagram: @stadtjever

Dona Derna

Um dos mais antigos restaurantes de Belo Horizonte, o Dona Derna, foi fundado em 1960. No atual endereço desde 1971, o restaurante serve comida italiana há mais de 60 anos. Os pratos, em sua maioria grandes clássicos da culinária italiana, têm forte influência da região da Toscana, de onde veio a família da fundadora, a própria Dona Derna.

Entre os destaques da casa estão as ostras frescas, disponíveis sempre aos fins de semana, e o tradicional nhoque, que é a pedida de Reinaldo sempre que ele vai ao restaurante. Para quem gosta de um bom vinho, a carta do Dona Derna conta com ótimos e variados rótulos.

Ainda, merece destaque a decoração da casa, que mantém um clima vintage e conta com muitos objetos que contam a história da família que detém o restaurante desde sua fundação. Aliás, história é o que não falta no lugar. Foi lá que Reinaldo celebrou alguns dos primeiros títulos da carreira.

placeRua Tomé de Souza, 1331 - Savassi

watch_laterHorário de funcionamento: Terça a quinta, sábados e domingos das 11:30h às 17:00h. Sexta de 11:30h às 23:00h.

infoInformações adicionais: Instagram: @donaderna

Praça do Papa

Por conta da localização, debruçada sobre BH e com vista para a cidade toda, é um dos locais preferidos de turistas e belo-horizontinos para assistir ao pôr-do-sol.

A Praça Israel Pinheiro ficou conhecida como Praça do Papa depois que João Paulo II celebrou uma missa no local em 1980. A primeira visita de um Papa a Belo Horizonte marcou a história da cidade e a vida de Reinaldo, que presenciou esse momento na companhia de sua mãe, católica fervorosa. Para homenagear o pontífice, o público adaptou o hino do jogador cantando “rei, rei, rei, o papa é nosso rei”.

Para quem estiver disposto a uma rápida caminhada e quiser observar BH de um ângulo diferente, uma dica interessante é o Mirante do Mangabeiras, também conhecido por proporcionar uma linda vista da cidade.

placeAvenida Agulhas Negras- Mangabeiras

watch_laterHorário de funcionamento: 24h-Todos os dias.

infoInformações adicionais: Site: www.pracadopapa.com.br

Galeria

Making of

Confira os bastidores desse papo delicioso sobre a Savassi!

Escute os outros episódios da temporada

Episódio 00

Perdizes por Nando Reis

Escutar episódio

Episódio 00

Perdizes por Nando Reis

Escutar episódio

Episódio 00

Perdizes por Nando Reis

Escutar episódio

Leia também