Já imaginou nunca mais ouvir a porta do quarto bater? Esse sonho pode se tornar realidade com uma porta de correr para quarto, um elemento prático, sofisticado e ideal para todos os lares. 

Essas portas contam com um mecanismo de trilhos que permite que elas se desloquem horizontalmente na hora de abrir ou fechar. É o mesmo princípio de portas de armários de correr, mas usadas como opção para isolar ambientes como o quarto. 

Elas têm ganhado mais espaço nos projetos de decoração do lar, pois são modernas e otimizam o espaço, entre outras vantagens que vamos conhecer bem aqui neste artigo. Vem com a gente!

Navegue pelo conteúdo:

Quais as vantagens da porta de correr?

Além de trazer um ganho em beleza e sofisticação ao seu refúgio, elas não deixam o ambiente pesado e dão um toque contemporâneo, sendo uma ótima forma de atualizar a decoração do quarto

Por não precisar de tanto espaço quanto a porta tradicional, instalar uma porta de correr para quarto pequeno é uma opção ideal – embora quartos grandes também se beneficiem do modelo. Quando aberta, ela dá uma sensação de amplitude para o ambiente. 

Além disso, a porta oferece privacidade. Ao fechá-la, você pode esconder das visitas a cama ainda por fazer ou curtir momentos mais íntimos sem interrupções de outros moradores. 

Quando a porta de correr é indicada?

Essa opção pode ser usada quando houver uma parede para fixar o trilho e extensão suficiente para deslizar a porta. 

O modelo também pode substituir paredes de alvenaria, dividindo o ambiente com uma estrutura de divisória fixa mais a porta de correr em si. 

A opção é ideal, ainda, para quem deseja integrar ou separar ambientes, como o quarto do corredor ou o quarto do banheiro da suíte. 

Vale lembrar que, como o modelo pode ser feito sob medida, a porta se adapta a qualquer espaço que você tenha em casa: das maiores às menores aberturas, desde que haja uma parede ou estrutura para que ela possa se mover adequadamente. 

Agora, se você tem dificuldade para dormir ou sente muito frio à noite, é melhor repensar. Como a vedação não é completa, barulhos e ventos vindos de outras partes da casa podem atrapalhar a sua noite de sono.

+Leia Também:

Quarto neon: inspirações para você deixar o seu cantinho mais iluminado

10 dicas para montar uma decoração de sala de estar

Inspirações

Cama king size dupla arrumada com vários travesseiros. Ao fundo, uma porta de correr branca
Exemplo de porta de correr para quarto simples com acabamento branco.

Como estão em alta, existem vários modelos disponíveis para o quarto. 

O material preferido para este ambiente é a madeira, que bloqueia completamente a visibilidade e dá mais privacidade para o morador. 

Porém, quem prefere ousar no estilo pode optar por versões com espelhos, vidros, entre outras. Assim, ela trará impacto visual para esse ambiente. 

Vamos conhecer quais são os tipos de porta de correr disponíveis no mercado e boas inspirações para recriar em casa?

Porta de correr para quarto pequeno

um quarto pequeno com duas cadeiras viradas para uma janela de vidro e porta de correr de vidro
A porta de correr acima é uma boa opção para quem quer privacidade, sem perder a luminosidade natural que vem de fora.

Ótimas opções para quartos pequenos, como aqueles de kitnets, studios e quarto de visita onde, geralmente, cabem apenas a cama e as mesas de cabeceira. 

O modelo também pode ser usado em locais em conceito aberto, sem divisão para o quarto. Assim, as portas criam um cômodo separado para dormir. 

Porta de correr para quarto de madeira

Porta de madeira revelando um banheiro
Portas de correr em MDF podem agregar um toque rústico ao seu quarto.

O MDF é o material mais usado para as portas que ficam nesse cômodo. Elegantes e discretas, elas combinam com qualquer decoração.

No entanto, as portas de madeira de demolição são mais charmosas. A porta de correr de madeira para quarto nesse estilo é a opção ideal para quem busca um visual mais rústico e aconchegante. 

Porta de correr para quarto com espelho

Para agregar ainda mais utilidade, que tal aderir à porta de correr com espelho para quarto? 

Procure pensar em um projeto de iluminação que favoreça o ângulo em que você ficará posicionado na hora de conferir o visual para que o resultado da decoração seja ainda melhor. 

Porta de correr de vidro para quarto

Quarto amplo com cama de casal king size e uma porta de correr de vidro ao fundo
As portas de correr de vidro são uma boa alternativa para uma integração máxima entre os ambientes.

Quem é fã de decoração no estilo industrial pode apostar nas portas de vidro de correr para quarto, que dão muito estilo e personalidade ao cômodo. 

Para garantir a privacidade, você pode dar preferência a vidros canelados ou jateados ou, ainda, instalar cortinas. 

Porta de correr para quarto embutida

Foto de uma porta de correr com espelho em um quarto.
Usar uma porta de correr embutida em um guarda-roupas, por exemplo, pode ser a solução ideal para seu quarto.

A porta de correr pode ficar ainda mais discreta se for escondida ao se abrir. Ela pode avançar dentro da parede, atrás do espelho ou entre dois painéis feitos do mesmo material.

Porta de correr dupla para quarto

Porta de correr dupla de vidro revelando um quarto com duas camas de solteiro
Para um toque a mais de charme, a dica é usar a porta de correr dupla ou porta francesa.

Conhecida como porta francesa, esse tipo de porta de correr tem duas folhas que se abrem no centro.

O modelo é o mais chique de todos, e também o que permite a maior amplitude e integração com outro ambiente, como a varanda, o closet e o banheiro da suíte.

Conheça mais modelos de porta de correr para quarto

Foto de uma porta de correr branca com trilhos em metal prata.
A porta de correr frisada com kit de correr em alumínio dá um toque a mais de elegância à decoração.
A foto mostra um ambiente de escritório, com mesa, iluminação de mesa, cadeira e itens de escrever. Também tem um banco com duas plantas pequenas. A porta de correr é em madeira clara, com fechadura em tom dourado. Do outro lado da porta mostra um quadro na parede e a cama em tons de cinza.
Uma boa opção de porta de correr que já vem com o kit completo, incluindo o trilho duplo.
Foto de um quarto com um guarda-roupas embutido na parede. Nele há uma porta de correr com espelho. O espelho reflete parte da imagem do quarto. No quarto tem uma cama de casal, um banco de madeira sem encosto e uma planta.
No exemplo de porta de correr acima a porta faz parte da estrutura do guarda-roupa, feito no mesmo estilo de decoração.
A foto mostra uma porta de correr na parede. A parede é em tom de cinza claro. Do lado de fora da porta tem dois vasos com plantas e um quadro com um desenho geométrico pendurado na parede. Do lado de dentro da porta mostra parte de um sofá cinza e parte de um vaso de planta. A parede de dentro é cinza com textura.
A porta de correr pode ter um estilo mais básico, mas mesmo assim agregar ao quarto. O modelo acima é ideal para ser usado em Drywall e também em Alvenaria.
A foto mostra um quarto com um guarda-roupas que possui três portas de correr com espelho. No espelho, os itens do quarto são refletidos. Itens do quarto: dois pufs brancos com rodinhas; cabideiro de madeira pendurado na parede branca.
A porta de correr com espelho dá a sensação de aumentar o ambiente. É um ótimo recurso para decorar o quarto.
Foto de porta de correr com contorno em madeira, no centro é em vidro e os trilhos em metal preto.
Eleve o charme do quarto com uma porta de correr que combina a cor da madeira com os trilhos pretos.

Como fazer porta de correr para quarto

Na maioria das vezes, as portas de correr são compradas sob medida e um profissional vai até a sua casa para fazer a instalação dos trilhos, pois, se for realizada de forma equivocada, todo o projeto vai por água abaixo. 

Para quem deseja encarar um projeto low cost (de baixo orçamento) ou DIY (faça você mesmo), a sugestão é adquirir a folha e o Kit acessórios para porta correr já com o sistema de trilhos e fixar tudo sozinho. 

Neste caso, fique atento às instruções do manual para fazer a instalação correta. Você vai precisar de algumas ferramentas, como furadeira, parafusadeira, chave de fenda e martelo. 

Inspirações para a casa toda no QuintoAndar

Com tantas inspirações para as portas de correr para quarto, escolher uma só fica difícil! Porém, se você está pensando em se mudar, buscar um móvel é muito mais fácil no QuintoAndar.

Na maior imobiliária digital da América Latina, você vai se deparar com opções de imóveis para alugar ou comprar em mais de 40 cidades brasileiras, onde um projeto de portas de correr vai fazer a diferença e deixar o novo lar com a sua cara. 

Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue.
Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue. Descubra como

Aqui, tudo é feito online e de forma rápida, sem ligações inoportunas, surpresas desagradáveis ou burocracia. Nossa equipe de consultores cuida de tudo e te informa sobre cada etapa para que você tenha controle total de tudo.

E aí, está pronto para começar a pesquisa pelo seu lar dos sonhos?