Por SíndicoNet*

Uma solução que já é realidade, proporciona aumento no nível de segurança para os inquilinos e reduz despesas condominiais. Esses são os principais benefícios de uma portaria virtual ou remota. Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre como funciona esse tipo de serviço que tem sido cada vez mais utilizado no país e que vem conquistando seu lugar na vida em condomínios residenciais.

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O que é uma portaria virtual?

A ideia de uma portaria virtual é simples: substituir porteiros presenciais por agentes que, de maneira remota, abrem e fecham portões e garagens – além de, é claro, ficar de olho 24 horas nas áreas comuns por meio de câmeras conectadas à internet.

Por que mudar para portaria virtual em condomínios residenciais?

A mudança de portarias comuns para sistemas virtuais (ou remotos) é uma tendência crescente, especialmente na dinâmica atual, reflexo da pandemia, em que segurança e economia ganharam ainda mais importância. 

O principal fator para que o condomínio fique mais seguro é a adesão e respeito dos moradores e inquilinos a todos os procedimentos de segurança existentes. 

Além disso, a empresa contratada também é fundamental para a qualidade do serviço e segurança de todos. 

Por isso, para que a implantação da portaria virtual ou remota seja um sucesso, é importante que não só a empresa seja idônea, mas todos no condomínio se engajem no processo.

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Números sobre portaria virtual no Brasil

Censo realizado pelo SíndicoNet neste ano confirma que 12% dos gestores de condomínios ouvidos já utilizam portaria virtual ou remota. Outros 36% disseram ainda não usar, mas consideram a ferramenta como uma opção futura. 

Entre os que utilizam a ferramenta, o NPS (Net Promoter Score, uma metodologia de acompanhamento de satisfação de usuários de produtos e serviços) foi de 46, patamar elevado que sugere alta probabilidade de recomendação do uso de portaria remota ou virtual para terceiros.

Como funciona a portaria virtual ou remota?

Em portarias remotas, há uma central de monitoramento remota que se comunica diretamente com os moradores. Já em portarias virtuais, há uma central de monitoramento que se comunica diretamente com o condomínio e moradores. 

Em ambos os casos, para o sistema funcionar bem e cumprir o seu papel com segurança a inquilinos e moradores de condomínios, são necessários alguns equipamentos e procedimentos. 

Veja o que é preciso para um condomínio ter uma portaria virtual:

Sistemas de reconhecimento, apps, tags ou biometria

A maioria das empresas trabalha com essas ferramentas para a entrada e saída de moradores. Sistemas de cartão, tags, reconhecimento facial e até aplicativos com “QR code” também podem ser utilizados. Para biometria, geralmente um dos dedos é utilizado para acionar os portões.

Abertura e fechamento de portões remoto

Sem essa funcionalidade, o operador na central não conseguiria abrir ou fechar portões para pedestres ou da garagem à distância. Há também a rede de interfonia, que permite ao agente se comunicar com quem está no portão do condomínio, mesmo não estando lá presencialmente.

Sistema de internet/telefonia com redundância

Como toda a comunicação entre empresa e condomínio é feita via internet, é fundamental que haja um plano B caso haja um problema de conexão, ou para o caso de ele ficar fora do ar.

Instalação de câmeras IP´s

Câmeras que transmitem imagem e som via internet são fundamentais para uma boa comunicação entre operador e morador/visitante do condomínio.

Gerador ou Nobreak

É necessário haver um pequeno gerador, ou nobreak, pelo menos para os portões e equipamentos de segurança e comunicação, em caso de queda de energia.

Cerca elétrica ou proteção perimetral por sensores

Estes são itens fundamentais para manter o perímetro do condomínio seguro, especialmente nesses casos onde não há uma pessoa ali para observar pessoalmente.

Botão de pânico

Uma maneira rápida de acionar a empresa, que então entra em contato com a polícia em emergências. Em alguns casos, é cadastrado um “dedo do pânico”, para que o morador possa pedir ajuda por meio da sua biometria, sem levantar suspeitas, em situações de perigo.

Backup das imagens

É de extrema importância que a empresa que administra a portaria virtual guarde em uma nuvem as imagens do dia a dia do condomínio.

Central de monitoramento

É a base localizada na empresa onde os agentes ficam à disposição e monitorando os condomínios. É recomendável que seja um ambiente extremamente seguro e mesmo blindado.

Qual equipamento o morador precisa ter em casa?

Um interfone simples, que esteja em dia com a sua manutenção, já é o suficiente. Interfones com vídeos não são necessários, uma vez que algumas empresas oferecem as imagens da portaria online, por exemplo. 

Nesse caso, o morador consegue acessar as imagens da portaria pelo seu celular, tablet ou computador. Há ainda alguns sistemas que não usam interfone, mas sim o celular ou o telefone fixo do morador para comunicação direta.

Como ficam as correspondências e pacotes?

No caso das portarias remotas, a central de monitoramento faz a comunicação direta com os inquilinos e moradores dos condomínios. Já a portaria virtual tem o objetivo de gerir a vaga do porteiro, apenas, e os próprios moradores passam a liberar o acesso (ou não) dos visitantes ao condomínio. 

Por essa razão, o trabalho do zelador é fundamental para o sucesso da migração. É ele quem recebe as correspondências, pacotes, além de acompanhar prestadores de serviço. 

Qual o procedimento para delivery?

O procedimento é o mesmo, apenas o porteiro não está no condomínio. O entregador vai tocar o interfone e a central remota vai avisar ao morador que  o pedido chegou. A pessoa vai, então, ao encontro do entregador na entrada do condomínio. 

Outra opção é o entregador tocar diretamente na unidade que solicitou o serviço – isso depende do que vai ser acordado entre o condomínio e a empresa prestadora de serviço.

Em ambos os casos, com portaria virtual ou remota, o zelador ou funcionário de serviços de limpeza podem receber as encomendas. Além disso, alguns condomínios já começaram a usar os “armários inteligentes” (lockers) para armazenar pacotes e encomendas.


(*) O SíndicoNet (https://www.sindiconet.com.br/) é a principal plataforma de conteúdo, tecnologia e serviços referência para síndicos, condomínios e administradoras condominiais do país. A companhia oferece também cursos de capacitação de síndicos e o portal ‘CoteiBem’, marketplace para cotação de serviços de todos os tipos para condomínios com mais de 5.000 fornecedores em mais de 200 cidades do país,cadastrados e avaliados por síndicos e administradoras de condomínios. Fundado em 1996, o SíndicoNet foi adquirido pelo QuintoAndar em 2020, mas mantém sua operação independente e focada em fortalecer o ecossistema condominial do país.