O Portas Abertas é a nova editoria do MeuLugar onde vamos contar histórias de pessoas que alugaram, compraram ou venderam seus imóveis com o QuintoAndar. E o nome não é por acaso: nós abrimos as portas para elas viverem melhor, e elas nos abriram as portas para compartilhar suas experiências.

Abrindo as portas

Colocar seu imóvel para alugar pode ser uma árdua jornada. Trâmites, contratos e incertezas vêm à tona em um processo vagaroso, burocrático e pouco simplificado, não é? 

Atualmente morando em uma casa em Jarinu, no interior de São Paulo, Marcio Costa D’Angelo, de 42 anos, faz parte dos 92% que, no interior, vivem em casas, de acordo com o Censo QuintoAndar. E compartilhou com a gente todos os perrengues que passou até ter a tranquilidade e a segurança de conseguir morar em outra cidade e ter seu imóvel alugado.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

O Perrengue

Dificuldade na comunicação

Como estava de mudança para Jarinu, Marcio decidiu colocar seu apartamento em São Paulo para alugar e garantir uma renda extra, mas afirma que a burocracia do processo já trazia dor de cabeça antes mesmo de começar. 

Em experiências anteriores, Marcio conta que esbarrava na dificuldade em encontrar um processo de negociação transparente e prático para ambos os lados. Segundo ele, não existia um meio para se comunicar diretamente com os possíveis inquilinos de forma objetiva e rápida para negociar o valor do aluguel, por exemplo. Isso, inclusive, já chegou a desmotivá-lo para dar andamento em propostas anteriores que recebeu.  

Fotos amadoras

Outro perrengue que Marcio contou ter sido complicado foi ter que tirar fotos do seu apartamento, já que essa é uma das etapas de grande importância na hora de anunciar um imóvel – afinal, as imagens servem de cartão de visita. 

Porém, trata-se de uma tarefa difícil para quem não trabalha com fotografia tampouco tem os equipamentos necessários para imagens de qualidade..  

Trâmites vagarosos

Marcio também comenta sobre o tempo despendido para conseguir finalizar o contrato: “Tem que assinar, ir ao cartório reconhecer firma… Além do tempo e dinheiro gasto para fazer isso, ainda tem que esperar a outra parte passar pela mesma situação”. 

Sabemos que as etapas para alugar um imóvel de modo convencional são trabalhosas e analógicas. Para Marcio, era muito desgastante tentar encontrar um inquilino e ter que passar por todos esses processos até finalizar o contrato.

De malas prontas

Depois de passar por tudo isso, Marcio tomou a decisão de anunciar pelo QuintoAndar. Num primeiro momento, seria apenas um teste para ver como a plataforma funcionava. Mas se tornou sua melhor escolha para resolver suas necessidades de forma rápida e, finalmente, viver com tranquilidade em Jarinu.

Comunicação online

Cansado das inúmeras etapas que demandam tempo e desgastam a rotina, Marcio listou as diferenças que notou em relação ao processo do QuintoAndar.

Imagens dizem mais do que palavras

Sem saber tirar fotos, Marcio agendou rapidamente a sessão gratuita de fotos do QuintoAndar, feita por fotógrafos profissionais. “Quando vi as fotos, achei superprofissional. Tiraram algumas fotos panorâmicas, o que é difícil para a gente fazer com celular. Deu uma encantada no apartamento”, comenta.

Depois de dois dias do anúncio publicado,  Marcio já recebeu propostas e deu andamento para fechar o contrato. Além disso, ficou muito feliz por sua inquilina ter encontrado o imóvel do jeitinho que imaginava. “Deixei meu apartamento um brinco, estava novinho, todo planejado. A pessoa que alugou ficou encantada”, conta com um sorriso no rosto.

Leia também: Como fazer uma proposta de locação e reservar um imóvel para garantir prioridade no fechamento

Desburocratizar para agilizar

Ir ao cartório para reconhecer firma realmente incomodava Marcio. Neste ponto, o QuintoAndar trouxe na assinatura digital a solução que ele procurava. O contrato padrão e eletrônico diminui as burocracias e o tempo perdido em cartórios. 

Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou.
Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou. Saiba mais

Um novo começo

A experiência com o QuintoAndar foi tão positiva que o proprietário nos indica sempre que alguém fala sobre alugar imóvel no grupo dos moradores do edifício. E afirma que ainda se surpreende com as nossas funcionalidades, como o Lockbox, nosso porta-chaves que permite que o corretor leve interessados no imóvel sem a necessidade da presença do proprietário. Menos tempo gasto com visitas e maior facilidade na hora dos agendamentos para os futuros inquilinos. 

Acompanhe o Portas Abertas para conhecer mais histórias de pessoas que alugaram, compraram ou venderam seus imóveis pelo QuintoAndar. Tem uma história bacana também? Conte aqui nos comentários!