Além das belezas naturais de suas paradisíacas praias, Florianópolis também oferece boas opções para quem curte aproveitar o tempo livre próximo a centros de cultura e lazer como as praças históricas da cidade.
Entre as mais populares está a Praça XV de Novembro que você pode conhecer mais a seguir!
Navegue pelo conteúdo:
- Praça XV de Novembro: Localização
- Praça XV de Novembro: Fundação e história
- O que você encontra na Praça XV de Novembro?
- Palácio Cruz e Sousa
- Catedral Metropolitana de Florianópolis
- Outros praças em Florianópolis
- More próximo ao Centro Histórico de Florianópolis

Praça XV de Novembro: Localização
Veja a seguir a exata localização da Praça XV de Novembro no mapa abaixo:
Leia também: Parques em Florianópolis: saiba o que a ilha oferece além das praias
Praça XV de Novembro: Fundação e história
A Praça XV de Novembro ou “Praça da Figueira” como é popularmente conhecida, é um dos pontos históricos mais famosos de Florianópolis.
A praça foi fundada em 1673, quando Florianópolis ainda era uma cidade colonial portuguesa conhecida como Nossa Senhora do Desterro.
Durante muito tempo, a praça foi o centro político e social da cidade, onde se realizavam eventos importantes como festas populares, manifestações políticas e desfiles militares.
Uma das características mais marcantes da Praça XV de Novembro é a Figueira Centenária da foto abaixo, que dá seu nome a uma árvore enorme que cresceu no centro da praça e se tornou um verdadeiro ícone da cidade.

Diz a lenda que, quem passar debaixo de seus galhos, terá sorte e prosperidade na vida, por isso, é comum ver turistas e moradores tirando fotos e fazendo pedidos ao pé da árvore.
O que você encontra na Praça XV de Novembro?
A Praça XV de Novembro é um lugar de encontro para moradores da cidade, que podem desfrutar da sombra fresca da Figueira e do seu ambiente tranquilo.
A praça é especialmente movimentada durante os finais de semana, quando ocorre a tradicional feira de artesanato e gastronomia, onde é possível encontrar produtos locais e típicos do estado e que são muito apreciados pelos catarinenses.
Além da figueira, você também encontra pela Praça XV de Novembro as palmeiras imperiais e o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai, que você pode observar abaixo:

Também é comum que ocorram eventos culturais e artísticos no local durante o ano, como apresentações musicais, teatrais e exposições de arte.
E claro, a Praça XV de Novembro tem em seu entorno bares, restaurantes e cafés que oferecem opções de lazer e gastronomia aos visitantes.
Leia também: Melhores praias de Florianópolis: Guia completo para morar ou visitar
Palácio Cruz e Sousa
O Palácio Cruz e Sousa, mais conhecido como Museu de Florianópolis, é um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais da cidade e está localizado na Praça XV de Novembro.
Originalmente, o Palácio foi construído para ser a sede do Governo da Província de Santa Catarina, mas com o fim do Império e a instauração da República em 1889, o edifício passou a sediar diversas instituições públicas ao longo do tempo, incluindo o Tribunal de Justiça, o Museu de História Natural de Santa Catarina e a Biblioteca Pública do Estado.

Atualmente, o Palácio Cruz e Sousa abriga além do Museu Histórico, a Biblioteca Pública de Santa Catarina, a Academia Catarinense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.
O museu em si é um dos principais atrativos do palácio, onde os visitantes podem encontrar exposições permanentes e temporárias sobre a história e cultura do estado sulista.
Veja a seguir mais informações sobre o Palácio Cruz e Sousa:
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 19h e aos sábados e domingo das 10h às 16h. Às terças-feiras o museu é fechado.
Entrada: R$10 a inteira e R$5 a meia entrada. Obs: Para visitação, é necessária a aquisição de ingressos previamente no site ou na recepção do Museu (sujeitos à lotação do espaço), inclusive para crianças pequenas
Telefone: (48) 3222-1333
Catedral Metropolitana de Florianópolis
A Catedral Metropolitana de Florianópolis também está localizada na Praça XV de Novembro e é dedicada a Nossa Senhora do Desterro, padroeira da capital catarinense.
A Igreja foi construída no século XVIII em estilo barroco e tornou-se um exemplo notável da arquitetura religiosa da época colonial no Brasil.
Seu exterior apresenta uma fachada em estilo barroco com detalhes em pedra-sabão e torres laterais que alcançam uma altura de 38 metros.

Seu interior tem um estilo imponente, com altares trabalhados em madeira e pinturas religiosas que retratam cenas da vida de Cristo e de Nossa Senhora do Desterro.
Ao longo dos anos, a catedral passou por diversas reformas e restaurações, sendo a mais recente realizada na década de 1990. Durante essas intervenções, foram recuperados elementos originais da construção, como os afrescos do teto e a talha dourada dos altares laterais.
Além de sua importância histórica e cultural, a Catedral Metropolitana de Florianópolis é um local de grande importância religiosa para a comunidade católica local, sendo palco de celebrações religiosas e eventos especiais ao longo do ano.
Veja a seguir mais informações sobre a catedral:
Horário de Missas: Segunda a sexta, entre às 12h15 até às 18h15, aos sábados às 18h15 e aos domingo das 7h30, 9h30, 18h e às 19h30.
Telefones: (48) 3224-3357 / (48) 99114-9448
Outros praças em Florianópolis
Conheça a seguir outras praças na cidade além da Praça XV de Novembro:
- Praça Hercílio Luz
- Praça Benjamin Constant
- Praça Getúlio Vargas
- Praça do Largo da Alfândega
- Praça Governador Celso Ramos
- Praça da Luz
Leia também: O que fazer em Florianópolis: conheça os melhores passeios da capital!
More próximo ao Centro Histórico de Florianópolis
Já pensou em morar próximo de uma das principais praças da Ilha da Magia, ter fácil acesso a vários espaços de lazer e cultura e ainda estar no centro da cidade? No QuintoAndar, você pode encontrar a localização ideal pelo site, app ou navegando no nosso mapa da cidade.
Confira os melhores apartamentos e casas disponíveis para alugar ou comprar para você e sua família!
