Quando o verão se aproxima, quem não quer encontrar um lugar refrescante para aproveitar os dias ensolarados junto a família ou aos amigos, não é mesmo? Por essas e outras razões, uma das alternativas de muitos canoenses e também porto-alegrenses, pela proximidade, é a praia de Canoas e seu complexo hídrico, uma reserva ambiental riquíssima.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essas opções de lazer da cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Navegue pelo conteúdo:

Parque Estadual Delta do Jacuí (PEDJ)

A Unidade de Conservação com mais de 14 mil hectares é parte da Área de Proteção Ambiental Estadual Delta do Jacuí (APAEDJ) que, com quase 23 mil hectares, abrange os municípios de Canoas, Porto Alegre, Nova Santa Rita, Triunfo, Charqueadas e Eldorado do Sul.

Juntas, as áreas integram um complexo hídrico formado pelos rios Caí, dos Sinos, Gravataí e Jacuí. Eles são compostos por canais, baías pouco profundas (conhecidas localmente como “sacos”), ilhas fluviais e áreas continentais com banhados, florestas, várzeas e campos sujeitos a inundações periódicas. A região reúne o encontro de dois biomas, Mata Atlântica e Pampa.

Em sua totalidade, a área reserva inúmeras opções de lazer para quem está em busca de um momento refrescante ao ar livre. Por conta da acessibilidade por água na região, as temporadas mais quentes costumam atrair diversas lanchas, canoas e jet skis de moradores. 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Praia de Canoas

Em alguns pontos estratégicos é possível atracar as embarcações e aproveitar a praia de Canoas também em terra firme. Veja só a seguir:

Praia do Paquetá

Situada a menos de 10 km de Porto Alegre, a Praia do Paquetá é verdadeiramente a praia de Canoas. 

A “prainha”, como é carinhosamente chamada pelos frequentadores da Região Metropolitana da Capital Gaúcha, pertence ao Balneário do PEDJ, na região que integra o bairro Mato Grande, em Canoas.

Acesso à Prainha

No sentido Canoas, o acesso pode ser feito por carro pela BR-448 até a Estrada da Prainha, onde também passa a linha de ônibus da empresa Sogal, que conecta o Centro da cidade e as estações Canoas/Salle e a do Mercado, em Porto Alegre. Mas, por estar na confluência dos rios Sinos e Jacuí, a Praia de Canoas é acessível por barco, como bem sugere esse reduto historicamente caiçara.

Lazer na Prainha

Os frequentadores aproveitam a estrutura simples e aprazível que a Praia do Paquetá oferece, seja para utilizar as churrasqueiras, a cancha para partidas de futebol e o trapiche para mergulhar na água doce. Aqui vale ressaltar uma atenção com as crianças, já que alguns desses trechos podem apresentar profundidade próximo à margem.

Praia do Paquetá (Foto: Cristiano Júnior | Prefeitura de Canoas)

Nessa altura do balneário, o tradicional ponto de veraneio dos canoenses conta ainda com uma escultura da Mãe das Águas (foto de abertura deste artigo) e um parque sincrético, que reúne diversas imagens religiosas, embaladas por uma paisagem natural espetacular, fazendo dessa praia à beira rio o destino ideal para passeio de barco, banho de sol, camping, pesca e piquenique.

Parque sincrético da Praia do Paquetá (Foto: Cristiano Júnior | Prefeitura de Canoas)

Entretanto, pela área que o PEDJ abrange, a Praia do Paquetá acaba se tornando apenas um dos principais pontos de lazer para canoenses e porto-alegrenses. Conheça a seguir um outro acesso ao Delta do Jacuí, desta vez podendo partir de Porto Alegre em direção ao Arquipélago.

Arquipélago em Porto Alegre

Considerado um dos bairros de Porto Alegre, o Arquipélago é composto por 16 ilhas e canais navegáveis do Delta do Jacuí. Também por conta disso, se conecta facilmente com outros municípios como Canoas, Eldorado do Sul, Charqueadas e outros que listamos anteriormente.

Acesso ao Arquipélago

Para quem vem de Porto Alegre, mais especificamente pelo bairro Navegantes, o Arquipélago é acessível pelas pontes do Rio Guaíba. As vias ainda se conectam ao sentido oposto, por Eldorado do Sul, cujo acesso pode ser feito pelas BR-290 e 116, cruzando uma de suas ilhas, a das Flores.

Lazer no Arquipélago

O Arquipélago conta com algumas áreas urbanizadas, como nas ilhas das Flores, Grande dos Marinheiros (ou Estaleiro), do Pavão e Pintada, nas quais é possível ainda encontrar praias à beira rio, bares, baladas, restaurantes, marinas, mercados e até mesmo pontos para práticas de wakeboard, stand up paddle e jet ski. 

Inclusive, existem muitos habitantes nessas ilhas que movimentam o comércio da região. Além disso, é na Ilha do Pavão que está localizada a sede náutica do Grêmio Náutico União, tradicional clube de Porto Alegre. De lá, é possível apreciar um pôr do sol inesquecível, para fechar o passeio com chave de ouro.

Das 16 ilhas que compõem o Arquipélago, a Ilha das Garças pertence a Canoas, enquanto a das Figueiras, ao município de Eldorado do Sul. Por conta dessas e outras razões, a conexão do complexo hídrico do Delta do Jacuí oferece aos moradores das cidades porto-alegrenses inúmeras atividades ao ar livre, combinando pleno contato com a natureza que a região oferece.

Balneabilidade das praias do Delta do Jacuí

Por se tratar de uma área de preservação ambiental, parte do trabalho da prefeitura de Porto Alegre é dar o andamento no Plano de Manejo do Parque Estadual do Delta do Jacuí. 

Com isso, frequentemente são feitas ações no intuito de manter a balneabilidade e a sustentabilidade da natureza na região. Até porque as águas do Delta também servem como manancial de abastecimento hídrico para Estações de Tratamento de Água de Porto Alegre.

Entretanto, pela proximidade com os centros urbanos e as movimentações dos barcos, é fundamental se atentar à balneabilidade em alguns pontos da região do Delta do Jacuí.

More perto das praias em Canoas

Ficou com vontade de se mudar para perto de uma praia de Canoas? Pois saiba que o QuintoAndar está presente na cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, com imóveis para alugar nos melhores bairros da região.

Somos a maior imobiliária digital da América Latina e, além do município gaúcho, estamos presentes em outras 40 cidades atendidas pelo Brasil

Se você está procurando imóveis para alugar perto das praias de Canoas, o QuintoAndar te oferece as melhores opções. Aproveite para buscar imóveis pela nossa plataforma digital e conte com mais de 70 filtros para otimizar ao máximo a sua pesquisa e encontrar sua casa nova com maior agilidade.