Parte da Região Metropolitana de Florianópolis, a cidade de Palhoça está localizada no continente, do outro lado da Baía Sul que banha a Ilha de Santa Catarina, onde fica grande parte da Capital Catarinense. Repleta das belezas naturais da Mata Atlântica, o município fica entre o litoral e a região serrana do estado. A cidade é rica em natureza, com ilhas, rios, cachoeiras e morros com lindas vistas. Mas as praias de Palhoça são atrações à parte e excelentes opções de lazer para quem mora em Floripa. É sobre elas que vamos falar neste artigo.

Navegue pelo conteúdo:

Sobre Palhoça

Com população estimada em 2021 de 178.679 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Palhoça tem um território de 395.133 Km2 e está separada de Florianópolis pela baía e, mais ao norte, no continente, pela cidade de São José, que faz fronteira com a capital de Santa Catarina. 

Apesar de uma baía de distância, os centros das cidades de Palhoça e de Florianópolis, pelo continente, estão separados por apenas 20 Km. 

Por conta das belezas naturais, a cidade tem um grande potencial turístico, tanto por suas praias quanto por dar acesso à área aberta à visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que é muito frequentada pelos moradores de Florianópolis.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Praias de Palhoça

Agora que você sabe um pouco mais sobre a cidade, que tal conhecer as praias de Palhoça? Vamos seguir a orla e descer desde a praia mais central até a mais afastada ao sul, no limite com o município de Paulo Lopes, que é justamente a mais famosa da região, uma das melhores do Brasil. Quer saber qual é? Então siga aqui com a gente!

Praia do Tomé

É a praia mais próxima do Centro da cidade e está localizada no bairro Barra do Aririú. E apesar de pouco explorada e de ser cercada de mata nativa, tem uma boa oferta de bares e restaurantes, onde se pode comer  petiscos de frente para uma paisagem paradisíaca: praia com água verde cristalina, sem ondas e uma estreita faixa de areia. 

Enseada de Brito

Descendo um pouco mais, você chega à Enseada de Brito, que foi fundada em 1.650 e hoje é um pequeno distrito ao sul de Palhoça. Em seu Centrinho, predominam a arquitetura e a cultura dos portugueses açorianos, com casas centenárias. É um vilarejo pacato de pescadores, com aquele clima de cidade litorânea pequena.

Foto que ilustra matéria sobre as praias de Palhoça mostra uma das ruas com casario açoriano da Enseada de Brito
Casario com arquitetura açoriana no Centrinho da Enseada de Brito

Cheia de barcos de pesca, a região também é repleta de locais de cultivo e venda de mariscos e ostras. A praia conta com uma faixa de areia dourada e águas tranquilas e claras –  muito propícias para a prática de caiaque, jet ski e stand-up paddle

Praia de Pedras Altas

Delimitada por formações rochosas, mais ao sul do vilarejo de Enseada de Brito, a Praia de Pedras Altas tem um mar calmo, sem ondas, e é cercada por vegetação. A combinação torna a região, que faz parte da Reserva Biológica da Serra do Tabuleiro, muito reservada. 

Inclusive, a Praia de Pedras Altas é uma das oito praias oficiais no Brasil indicadas para a prática do naturismo, de acordo com a Federação Brasileira de Naturismo. O acesso à praia se dá a 30 Km de Florianópolis, pela BR 101, na altura do Km 232, na altura da Enseada de Brito. 

Praia de Araçatuba

A Praia de Araçatuba é um recanto paradisíaco de uma vila de mesmo nome, que está localizada junto à foz do rio Maciambu, a 17 Km ao sul da Praia de Pedras Altas. Cercada por mata nativa preservada, a praia tem uma faixa estreita de areia e mar tranquilo, com águas cristalinas.

Praia do Sonho

Uma das mais belas e cultuadas praias de Palhoça, a Praia do Sonho faz juz ao nome, pois oferece paisagens de tirar o fôlego, com uma água de um azul cristalino e calmo, em especial na parte mais ao sul.

A praia está localizada de frente para o extremo sul da ilha de Florianópolis, que fica do outro lado da baía, onde se avista o Farol e a Praia de Naufragados, na Capital Catarinense, e ainda,a ilha onde está localizada a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba.

Também mais ao sul, onde se forma uma pequena baía, a Praia do Sonho está ligada por uma estreita faixa de areia à Praia da Ponta do Papagaio, que você vai conhecer melhor nos próximos tópicos. 

Enseada da Pinheira

Com cerca de 7 Km de extensão, a Enseada da Pinheira começa na Ponta do Papagaio e termina na Ponta das Andorinhas. E, no meio dessa orla, estão algumas das principais praias de Palhoça.

Praia da Ponta do Papagaio

Como já vimos, a Praia da Ponta do Papagaio está ligada à Praia do Sonho por uma estreita faixa de areia, ou península, que liga o território continental à Ilha dos Papagaios Grande. Próxima dela, já mais para dentro do oceano, está a Ilha dos Papagaios Pequena, um lugar paradisíaco que conta com uma pousada. 

Primeira praia no sentido norte/sul da Enseada da Pinheira, no canto esquerdo de quem está de frente para o mar, a Praia da Ponta do Papagaio tem uma faixa de areia larga e água limpa, gelada e calma, ideal para a prática de esportes aquáticos. 

Península que liga o continente à Ilha dos Papagaios Grande (ao fundo). À esquerda você vê a Praia do Sonho. E à direita a Praia da Ponta do Papagaio
Praia do Meio (ou Mar Aberto) e Mar Azul

No meio da faixa de 7 Km de extensão da Enseada da Pinheira, mais adentro no continente, estão outras duas praias: Praia do Meio – que vem na sequência da Praia da Ponta do Papagaio – e Mar Azul. Ambas são tranquilas e possuem menos imóveis de frente para o mar, e possuem amplos espaços preservados de restinga. 

Praia de Baixo

No lado oposto à Praia da Ponta do Papagaio estão as praias de Baixo e de Cima. A primeira delas é a mais movimentada de todas, pois é onde está a maior infraestrutura da região, com bares, restaurantes, mercados, lojas diversas e outros pontos de comércio e serviços.

Praia de Cima
Praia de Cima

Um capítulo à parte na região, a Praia de Cima está separada da Praia de Baixo por um pequeno maciço chamado Ponta da Velha Alexandra e compreende uma faixa de areia de cerca de 600m que vai até a Ponta das Andorinhas, no ponto mais ao sul da da Enseada da Pinheira.

A Praia de Cima tem uma faixa de areia larga e o mar é azul e muito tranquilo. No final da praia, fica a Ponta das Andorinhas, em um costão que divide a Enseada da Pinheira do início da região onde está a mais famosa das praias de Palhoça, que você verá daqui a pouco. 

Antes desse costão, pela rua Manoel Martins, você tem acesso a uma  trilha que, em cerca de 40 minutos de caminhada, te leva a outra atração paradisíaca.

Guarda do Embaú

Enfim, chegamos à Guarda do Embaú, localizada a apenas 36 km do Centro de Palhoça — e a 56 km do Centro de Florianópolis. 

A região tem uma das melhores e mais famosas praias não apenas de Palhoça ou de Santa Catarina, mas também do Brasil. Essa, certamente, você ouviu falar não é mesmo?

Praia do Maço
Praia do Maço

A Praia do Maço fica entre dois morros que formam uma baía, no chamado Vale da Utopia. Um desses morros é o que mencionamos, com a trilha que leva o nome do vale e que tem origem na Praia de Cima. 

Pequena e rústica, com muitas rochas à beira da água e pouco espaço de areia, a Praia do Maço tem pouca infraestrutura, com apenas  um bar, mas possui uma beleza natural incomparável e está entre as mais belas praias de Palhoça.

Além da Trilha do Vale da Utopia, a Praia do Maço também pode ser acessada por quem vem do sul, em uma trilha um pouco maior, com cerca de 3 Km, com origem na Prainha, nossa próxima atração. 

Prainha

A Prainha é um recanto onde só é possível chegar por trilha. Além do caminho para quem sai da Praia do Maço, há duas opções de trilha para quem está mais ao sul, ambas com a mesma origem, na rua Cândida Maria dos Santos, no Centrinho da Guarda do Embaú. 

Uma delas, a mais curta, passa pelo meio da mata. A segunda, contorna todo o costão, possibilitando uma constante visão do mar durante a caminhada. 

Seja qual for o caminho, o que se encontra na Prainha é um verdadeiro paraíso cercado por mata nativa, uma ampla faixa de areia e ondas que atraem muitos surfistas. 

Praia da Guarda do Embaú
O mar, o Rio da Madre e o encontro dos dois na Praia da Guarda do Embaú

A Praia da Guarda do Embaú fica na divisa entre Palhoça e o município vizinho, Paulo Lopes. Também muito frequentada por surfistas, ela tem em seu Centrinho muitos bares, restaurantes, lojas e pousadas espalhadas por ruas tranquilas e bem cuidadas. 

Além disso, a Praia da Guarda do Embaú tem uma particularidade: para chegar à faixa de areia é preciso atravessar o Rio da Madre. E a forma mais fácil de fazer isso é contratando um dos muitos barqueiros que ficam à beira do rio e que costumam cobrar R$ 4 por  trecho. 

Pedra do Urubu

Um dos passeios preferidos para quem visita a Guarda do Embaú é a Trilha da Pedra do Urubu, uma caminhada de nível fácil, que leva entre 20 e 30 minutos a pé. 

Do alto da pedra, a vista é das mais deslumbrantes. É possível ver a Prainha, toda a faixa de areia da Praia da Guarda do Embaú e o encontro das águas do Rio da Madre com o mar. 

Quer ter acesso às praias de Palhoça todo fim de semana? Então, que tal morar em Florianópolis?

As praias de Florianópolis, certamente, são belas e atrativas o suficiente para quem vive na cidade. Mas se você quer morar com toda a infraestrutura da Capital Catarinense e frequentar regiões próximas e de natureza quase intocada, as praias de Palhoça são excelentes opções.

Está em busca de um novo lar em Florianópolis? Então conte com o QuintoAndar para te ajudar! Em nossa plataforma digital, é possível buscar imóveis para alugar de forma rápida e fácil. Basta usar os nossos mais de 70 filtros diferentes para refinar a sua pesquisa e encontrar aquela casa ou apartamento que tenha a sua cara e no local que você deseja.

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.