Quando se pensa em praia, o que vem à mente da maioria das pessoas é água salgada e um horizonte a perder de vista. E pode até ser assim para quem mora na capital do Rio Grande do Sul e costuma viajar para o litoral. Mas não é assim na prática do dia a dia da cidade, uma vez que as praias de Porto Alegre não são banhadas pelo Oceano Atlântico, como toda a orla brasileira. São praias de água doce, que ficam às margens do Lago Guaíba. E têm um horizonte que pode até não passar uma impressão infinita, mas que é igualmente bonito. 

Então se você está pensando em ficar mais próximo das praias de Porto Alegre, temos algumas informações sobre como é morar nas regiões onde elas estão localizadas. Vamos conhecê-las melhor?

+ Leia também:
Melhores bairros de Porto Alegre: conheça as áreas mais nobres da Capital Gaúcha

Navegue pelo conteúdo:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Lago Guaíba

O Lago Guaíba banha uma boa parte de Porto Alegre e tem uma área de 496 km², com cerca de 50 km entre o Delta do Rio Jacuí e a Lagoa dos Patos. Sua largura varia entre um mínimo de 900 metros, na altura do Gasômetro, e 19 km, na parte mais ao sul do lago. 

O Guaíba é um local que faz parte da identidade do porto-alegrense e tem importância histórica, ambiental, cultural e econômica para a cidade e região metropolitana. E é usado desde fonte de abastecimento hídrico para a região como para pesca, navegação e também para recreação da população.

Em sua margem leste, onde está localizada a cidade de Porto Alegre, o Lago Guaíba conta com as seguintes praias:

  • Praias de Belém Novo
  • Praias do Lami
  • Praia de Ipanema
  • Praias de Itapuã (localizada no município de Viamão)

Já na margem oeste, o Guaíba tem as praias da Alegria e Florida, ambas no município de Guaíba, e a praia da Picada, em Barra do Ribeiro.

Ícones de Porto Alegre na Orla do Guaíba

Além das praias de Porto Alegre, alguns dos pontos mais importantes da cidade ficam na orla do Guaíba. Entre eles estão:

  • Usina do Gasômetro
  • Parque Urbano da Orla Moacyr Scliar
  • Estádio Beira-Rio
  • Anfiteatro Pôr do Sol
  • Fundação Iberê Camargo
  • Ruínas do Estaleiro Só

Além disso, a orla porto-alegrense também é o local de muitos clubes náuticos, como: o Iate Clube Guaíba, o Veleiros do Sul, o Clube dos Jangadeiros, entre outros.

O Cais Mauá localiza-se oficialmente no Canal dos Navegantes, sendo parte do Delta do Jacuí (estando à montante do Lago Guaíba).

+ Leia também:
Custo de vida em Porto Alegre, tudo o que você deve saber sobre os preços de PoA

Balneabilidade nas praias de Porto Alegre

O órgão responsável por aferir as condições de banho das praias de Porto Alegre é o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

E antes de se programar para visitar algumas das opções de praias na orla do Guaíba, vale a pena acessar este link do Dmae e verificar as condições de balneabilidade. 

Praias de Porto Alegre

Ipanema

A Ipanema de Porto Alegre pode não ser cantada em verso e prosa como a sua homônima mais famosa do Rio de Janeiro. Mas também tem seus encantos. 

Com quase 3 Km de extensão, a praia de Ipanema gaúcha, localizada no bairro de mesmo nome, a cerca de 14 Km do Centro Histórico, é ótima para passeios ao ar livre e para a prática de atividades físicas, como caminhadas, corridas e pedaladas de bike. No entanto, frequentemente está imprópria para banho. Por isso, é importante verificar as condições de balneabilidade antes de entrar na água.

Pôr do sol na Praia de Ipanema (Foto: Renato Soares | MTur)

Um dos pontos principais do bairro de mesmo nome, a Praia de Ipanema é não apenas uma atração turística da cidade, mas também um ponto de encontro dos porto-alegrenses, que aproveitam a orla e a vista geralmente acompanhados de um bom chimarrão, em um local de onde se vê um lindo pôr do sol.

Belém Novo

Localizado a cerca de 27 Km do Centro Histórico de Porto Alegre, o bairro Belém Novo fica às margens do Guaíba e conta com duas praias que geralmente oferecem boas condições de balneabilidade e são muito buscadas tanto por moradores das proximidades quanto por pessoas de outros pontos da cidade. 

São elas as praias do Leblon (altura do Posto 2) e a do Veludo (altura do Posto 3). O bairro não é tão urbanizado quanto Ipanema, por exemplo, e conta com alguns trechos, inclusive, de terra batida na Avenida Beira-Rio e com pequenas margens com gramados e árvores já à beira do Rio.

Lami

Já a Praia do Lami, localizada mais ao sul, está a 35 Km do Centro Histórico de Porto Alegre. E, a depender do ponto de partida, pode significar uma viagem de mais de uma hora para alguns moradores da cidade. 

O passeio, no entanto, compensa muito, pois é a região que mais se assemelha, visualmente, a uma praia oceânica, por contar com uma boa faixa de areia e por estar em um ponto em que o Lago Guaíba fica mais largo. 

Assim como Belém Novo, é uma das praias de Porto Alegre que costumam oferecer boas condições de balneabilidade para quem frequenta. 

Itapuã 

Distante 57 quilômetros de Porto Alegre, a Unidade de Conservação (UC) do Parque Estadual de Itapuã fica no município vizinho de Viamão. E em janeiro de 2020, o parque reabriu três praias que não recebiam público simultaneamente havia mais de dez anos: Pombas, Pedreira e de Fora, esta última já banhada pela Lagoa dos Patos, em vez do Lago Guaíba.

Apesar da distância, a região é muito querida e frequentada pelos moradores de Porto Alegre, por abrigar paisagens deslumbrantes e muito contato com a natureza, fora de qualquer agitação urbana. 

Encontre o imóvel ideal para viver em Porto Alegre

Agora que você já conhece mais sobre as praias de Porto Alegre, que tal encontrar seu imóvel ideal na Capital Gaúcha? O QuintoAndar está presente na cidade com inúmeras opções de casas e apartamentos para aluguel e venda.

Visite o site agora mesmo para começar sua busca, conferir fotos profissionais, fiéis ao que cada imóvel oferece, e escolher entre os melhores imóveis disponíveis próximos das praias de Porto Alegre. Seu sonho de morar pertinho da natureza e da orla do Guaíba está a poucos cliques de se tornar realidade!