Sentar na areia para apreciar o pôr do sol do Farol da Barra degustando o delicioso acarajé baiano são algumas das experiências imperdíveis que só a Bahia tem a oferecer. Com tantos roteiros culturais, chega a ser quase difícil escolher em quais praias de Salvador aproveitar momentos como esses e, principalmente, perto de qual você gostaria de morar. 

Pensando nisso, revelamos alguns dos principais destinos da terra de Todos os Santos e encantos que tanto turistas quanto os soteropolitanos não se cansam de desfrutar.

Navegue pelas praias de Salvador:

Banho de mar em Salvador

Sem dúvidas as belezas naturais das praias de Salvador e suas imediações intermunicipais proporcionam um convite quase irresistível para um banho de mar. No entanto, é fundamental ter atenção sobre a balneabilidade das praias antes de planejar o dia. Semanalmente, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) divulga boletins sobre a qualidade da água.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Praias da Barra

Paisagem do circuito mais famoso do carnaval de Salvador, nas praias da Barra todos os encontros acontecem. Basta uma caminhada apreciando a Baía de Todos os Santos para sentir o intercâmbio cultural do local que data desde os primeiros registros históricos do Brasil.

Com faixas de areia distintas, as orlas das praias da Barra oferecem propostas para variados públicos, mas uma beleza natural que é única. Localizadas na Zona Sul de Salvador e próximas ao Centro, esse grande eixo cultural baiano conta com uma infraestrutura que oferece todos os tipos de comércios e serviços.

Farol da Barra

Um dos conhecidos cartões postais da Bahia é a praia repleta de quiosques e barracas que recebe o nome do farol, construído ainda em 1536, e onde o pôr do sol surge como um verdadeiro colírio para os olhos. Afinal, como bem avisam os Novos Baianos, “quando o sol se põe, vem o farol iluminar as águas da Bahia”.

A edificação que é o Museu Náutico da Bahia fica pela direção da costa, a partir do elevador Lacerda – outro ponto turístico de Salvador –, onde se encontra ainda o Largo do Farol da Barra. O espaço perfeito para quem quer aproveitar o dia para explorar a beleza natural de Salvador em contato também com parte da história do Brasil.

Foto que ilustra matéria sobre praias de Salvador mostra o Farol da Barra à noite
Farol da Barra (Foto: Márcio Filho | MTUR)

E é sob essa energia que a orla atrai ainda aqueles que gostam de utilizar ciclovias e faixas exclusivas para atividades físicas, fazendo da região muito movimentada tanto durante o dia quanto à noite.

Já o mar que abraça a Baía de Todos os Santos, na altura da extensão próxima ao Farol da Barra, encontra uma arrebentação que, em dias de maré baixa, proporciona piscinas naturais aos banhistas. Basta se aproximar dessas singelas faixas de areia para receber um convidativo refresco para um banho.

Praia do Barravento

Ao longo da Praia do Farol da Barra, os surfistas mais experientes aproveitam a altura próxima ao Restaurante Barravento para praticar o esporte, já que por ali as ondas costumam ser mais fortes. É a praia ideal para quem deseja surfar sem sair da cidade.

Porto da Barra

Mais próxima ao Centro, a Praia do Porto da Barra é uma das mais procuradas por turistas e moradores aos finais de semana, atraindo famílias, grupos de amigos e esportistas. Cercada por hotéis, bares e restaurantes, essas águas cristalinas conferem um banho de mar inesquecível.

Praia de Itapuã

No sentido norte de Salvador, fora da Baía de Todos os Santos, a extensão do calçadão da Praia de Itapuã acompanha parte de um litoral que atrai diversos banhistas e turistas o ano inteiro. Uma estátua da Sereia de Itapuã, na orla da Av. Octávio Mangabeira, oferece as boas vindas aos frequentadores da região.

Praça Vinícius de Moraes

É ainda nesse calçadão que os versos das canções de Vinícius de Moraes ganham vida e cor, eternizados na praça que homenageia o artista em nome e estátua. O local sugere um registro especial para verdadeiramente compreender os prazeres de passar uma tarde apreciando o sol se pôr em Itapuã.

Lavagem de Itapuã

Bem em frente ao ponto turístico do poeta, outro lugar proporciona um banho de cultura. Desta vez por conta da igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde tradicionalmente às quintas-feiras que antecedem o carnaval as baianas participam da Lavagem de Itapuã. Um rito em que carregam potes de cerâmica com flores e água de cheiro para lavar a escadaria.

Mas se as imediações guardam um tom especial, talvez nem imagine que as águas dessa praia acolham uma formação de corais chamada angra – pequena baía ou enseada. Em alguns lugares, o mar calmo de ondas médias e águas esmeraldas proporciona piscinas naturais. Já em outros pontos, é possível praticar surfe e outros esportes aquáticos, como windsurf.

Rio Vermelho

O Rio Vermelho é um dos locais mais badalados de Salvador, tanto por conta do fluxo dos hotéis da região, mas também pela boemia, já que as imediações possuem muitos bares, restaurantes com música ao vivo, além do famoso acarajé da Dinha. 

Foto que ilustra matéria sobre praias de Salvador mostra a praia do Rio Vermelho
Rio Vermelho (Foto: Rio Vermelho – João Ramos | Bahiatursa)

É na Praia do Rio Vermelho que barcos pesqueiros multicoloridos fazem parte da paisagem natural. Por conta disso, vale a pena ficar de olho nos boletins de balneabilidade do Inema, para verificar se a água está própria ao banho de mar. Mas nem por isso o Rio Vermelho deixa de oferecer uma praia incrível para passar o dia.

Praia do Buracão

Com o mar mais agitado e uma correnteza considerável, a praia é queridinha de muitos moradores de Salvador. Isso porque ela é, na verdade, um recanto discreto entre prédios e casas do Rio Vermelho, o Morro do Conselho e a Praia de Amaralina. Em dias de maré baixa, o banho de mar fica mais acessível por causa das pequenas piscinas naturais. Durante o inverno, o mar toma conta da praia. Apesar do ponto quase secreto, o lugar conta com infraestrutura de restaurantes.

Praia da Paciência

Também de ondas fortes, a Praia da Paciência fica próxima ao morro homônimo e conta com aluguel de barracas e outros serviços. Entretanto, pela proximidade com a Praia do Rio Vermelho, é necessário conferir sua balneabilidade antes de entrar no mar.

Praia do Flamengo

Localizada em Stella Maris, próxima à divisa de Salvador com o município de Lauro de Freitas, fica a Praia do Flamengo. Um verdadeiro oásis para quem quer experimentar o melhor do conforto na praia, os beach clubs e quiosques oferecem, além da boa gastronomia, camas balinesas, banho de chuveirão e balanço, ideal para quem gosta de aproveitar para fazer uns cliques. Uma proposta diferente para quem prefere tomar sol em áreas mais afastadas do fluxo urbano, e também sem a mesma infraestrutura comercial além das imediações da praia, já que a região é mais residencial.

Foto que ilustra matéria sobre praias de Salvador mostra a praia do Flamengo.
Praia do Flamengo (Foto: Márcio Filho | MTUR)

Praias de Salvador: Praia de Stella Maris

Um pouco mais afastada das praias mais centrais e conhecida por ter as águas limpas – mesmo assim, vale sempre checar os boletins de balneabilidade -, suas ondas são boas para a prática do surfe e suas piscinas naturais proporcionam um banho entre os recifes de corais na maré baixa. A praia extensa e com grande faixa de areia conta com barracas de praia que são totalmente convidativas para desfrutar com a família e entre amigos. Com um visual paradisíaco, cercado pela vegetação nativa, fica a proposta para passar o dia até o sol se pôr.

Melhores praias perto de Salvador

Praia do Forte

Situada no distrito homônimo, no município de Mata de São João, a Praia do Forte fica a cerca de 80 km de Salvador, ao litoral norte. Pegando pela Estrada do Coco, nas imediações do aeroporto, a praia conta com 12 km de extensão, também conhecida como Costa dos Coqueiros, por causa da vegetação.

Praia do Forte (Foto: Gleidson Santos | MTUR)

O destino ecoturista reserva uma infraestrutura aprazível, bem típica de vilarejo de pescadores, artesãos e empreendedores locais, que fomentam o comércio junto a rede de hotéis, pousadas, bares e restaurantes da região.

De águas cristalinas, fica difícil resistir a um mergulho entre os corais junto aos cardumes coloridos e, com sorte, às tartarugas marinhas.

Projeto Tamar

Um dos destaques da Praia do Forte, sem dúvidas, é a sede do Projeto Tamar. Com o objetivo de proteger as tartarugas marinhas, ameaçadas de extinção e que fazem da praia o berço para constante desova, o projeto estende seus trabalhos às comunidades costeiras, auxiliando além da conscientização da preservação e a manutenção da cadeia produtiva da região.

Na sede é possível acompanhar algumas espécies resgatadas pelo projeto, assim como conhecer sobre outros animais que o Tamar também se preocupa em preservar, como tubarões e outras espécies de vida marinha.

Projeto Tamar (Foto: Tereza Torres | Setur)

Lauro de Freitas

O município da Região Metropolitana de Salvador fica no litoral norte, próximo ao aeroporto, e reserva praias imperdíveis. Repleta de áreas verdes, Lauro de Freitas costuma receber muitos turistas e moradores da capital que buscam por momentos de lazer em regiões mais afastadas dos centros urbanos. Apesar disso, a cidade oferece uma infraestrutura de serviços completa para seus frequentadores.

Praias em Lauro de Freitas

Com quatro praias, algumas delas contam com mais infraestrutura, como é o caso da Praia de Buraquinho e Vilas do Atlântico, com calçadão, ciclovia e barracas. Já outras mais desertas costumam ter acesso por dentro de condomínios privados, como é o caso da Praia Busca Vida. Entretanto, uma caminhada pela extensão da costa permite a entrada de visitantes de fora. Já a Praia de Ipitanga costuma atrair muitos surfistas, por conta do mar aberto.

Melhores praias perto de Salvador: Praia do Japonês

Seguindo por Lauro de Freitas, localizada no município de Camaçari, a cerca de 40 km de Salvador, a Praia do Japonês é também muito procurada por surfistas. Isso porque o local possui ondas com excelente formação em fundo de areia. Apesar de pequena, sua extensão vai até a Praia de Jauá.

Melhores praias perto de Salvador: Praia de Jauá

Situada entre o km 15 e 16 da Estrada do Coco, também no município de Camaçari, a Praia de Jauá divide seus 2,5 km de extensão entre as praias do Japonês, Sororoca, do Grilo e Pedra da Baleia. O aspecto bucólico vívido de vilarejo tradicionalmente caiçara conta com infraestrutura de lazer e serviços, calçadão, bares, barracas e restaurantes.

Seu mar tem ondas fortes que, na maré baixa, costumam revelar recifes e piscinas naturais. Quem mergulha tem na oportunidade o contato com corais, espécies marinhas, mas também antigos naufrágios. A praia ainda conta com o Parque das Dunas de Abrantes, que atrai apreciadores do sandboard, do nascer e do pôr do sol.

Que tal morar perto das praias de Salvador?

E aí? Já sabe com quais parte do litoral baiano você se identifica mais? Líder do mercado de aluguel residencial no Brasil, o QuintoAndar tem muitas ofertas de imóveis para locação em diversos dos melhores bairros de Salvador

E para buscar imóveis perto das praias de Salvador da forma mais rápida e prática possível, você pode usar os mais de 70 filtros oferecidos pelo QuintoAndar em sua pesquisa. Está esperando o que para ter como quintal de casa essas belas paisagens?