Morar em uma cidade litorânea é algo que muitos brasileiros, de Norte a Sul do país, têm o privilégio de aproveitar. E conciliar isso com uma infraestrutura de cidade grande é ainda melhor, especialmente se for em uma das melhores capitais do Brasil. Neste artigo, vamos falar sobre as praias de Vitória e o que elas e os bairros que as cercam podem oferecer de melhor aos moradores da região.

Navegue pelas praias de Vitória:

Morar perto da praia no Espírito Santo

O Espírito Santo possui pelo menos 400 km de orla e um clima tropical que atrai cada vez mais novos moradores e turistas. Apesar do território ser aparentemente pequeno em relação a outros estados brasileiros, a região tem um cardápio recheado para quem sabe dos benefícios de morar na praia

Localizada às margens do Oceano Atlântico, Vitória é uma cidade muito bem servida de praias, com uma parte continental junto a várias ilhas oceânicas próximas.

Condições das praias

Quem mora em cidades grandes no litoral sabe que um fator importante para frequentar as praias é acompanhar o monitoramento da balneabilidade delas. Isso porque qualquer uma pode, em algum momento, passar por interdições, seja por questões de reformas ou condições de qualidade das águas.

Por conta disso, a prefeitura de Vitória mantém atualizado um mapa com a qualidade de suas praias, avaliada semanalmente, com base nos critérios de lazer em geral que envolvem o contato com o mar.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Praias de Vitória

As praias de Vitória oferecem atrativos para todos os estilos de vida. Afinal, são diversas alternativas cercadas por natureza, tanto com infraestrutura de comércios e serviços em algumas, quanto opções mais tranquilas e menos urbanizadas em outras. 

As mais populares costumam ser as de Camburi, Curva da Jurema e as das ilhas do Boi e Frade, localizadas na região metropolitana.

Além da capital, as praias do Espírito Santo oferecem paisagens diversificadas, como dunas, areias desertas e semi desertas, enseadas, águas mornas e cristalinas, bem como as famosas pelas areias monazíticas, utilizadas para uso medicinal.

Fãs de esportes radicais também podem encontrar na região muitas modalidades para lazer e diversão. Práticas como surf, windsurf, wakeboard, mergulho, passeio de escuna e banana boat são alguns dos principais atrativos do litoral capixaba.

Enseada do Suá

Um dos cartões postais de Vitória, a Enseada do Suá é também o centro financeiro da Capital Capixaba, por causa da Av. Beira Mar. A área é considerada nobre e mescla edifícios residenciais e comerciais, além de ser a região onde está localizado o Shopping Vitória, principal do Espírito Santo.

As principais praias são:

Praia da Guarderia

Após passar por um tratamento de drenagem, desde abril de 2021 a praia vem se tornado própria para banho (mesmo assim, vale conferir o monitoramento de balneabilidade). Nas imediações da orla, na altura do bairro Santa Helena, é possível contar com parques e praças, além de vias para práticas de corridas e quadras poliesportivas.

Praia Santa Helena

Localizada no bairro homônimo, a praia é excelente para um passeio em família. Águas rasas e tranquilas, possui bancos de areia que oferecem com cautela o lugar ideal para relaxar. É a extensão de uma praia bem conhecida, a Curva da Jurema.

Praia Comprida

Também localizada no mesmo bairro, Santa Helena, e seguindo a extensão da Curva da Jurema, a praia oferece lazer e diversão para os finais de semana.

A Enseada do Suá beira a Baía de Vitória, fazendo vista para Vila Velha, onde se conecta pela Terceira Ponte. Também é a partir do Suá que se pode contemplar duas regiões cercadas por natureza, as ilhas do Boi e do Frade.

Ilha do Boi

A Ilha do Boi é um bairro nobre de Vitória que apresenta lindas paisagens da capital e da vizinha Vila Velha, possui duas ótimas praias com natureza em abundância, além de servir tradicionalmente como ponto de pesca. Um dos acessos é feito pela Curva da Jurema.

Ilha do Boi (Foto: Vitor Jubini | MTur)

Cercada por condomínios residenciais e casas de alto padrão, apesar da localização próxima ao Centro, acaba tendo acesso mais restrito e sem circulação de transporte público ao longo de seus aproximadamente 6 km de extensão.

Curva da Jurema

Repleta de jardins e coqueiros ao longo dos 800m de extensão, possui edifícios de um lado e uma bela vista para as ilhas do Boi e do Frade do outro. Por estas e outras razões é um dos cartões postais de Vitória. 

Curva da Jurema (Foto: Vitor Jubini | MTur)

A praia de águas calmas possui um estacionamento para quem acessa a Ilha do Boi de carro, já que a região é mais residencial.  Durante o dia, é possível fazer uma pausa sob a sombra das árvores. 

Já os adeptos dos esportes podem aproveitar o mar transparente e muito calmo, tanto para banho, relaxamento, quanto práticas de stand up paddle.

Praia Grande ou Praia da Esquerda

Com cerca de 190m de extensão, a Praia Grande ou Praia da Esquerda, como também é conhecida, possui águas tranquilas e calmas, sendo um verdadeiro recanto natural. Possui uma infraestrutura moderna com diversos tipos de serviços, que contribuem também para o agito e atrai muitos jovens capixabas.

Praia da Direita ou Praia Pequena

Na localização oposta, e não por acaso chamada de Praia da Direita, a também conhecida Praia Pequena tem águas calmas da mesma forma. E apesar de não ser tão menor (com 150m), é menos frequentada. Isso porque, apesar de possuir banheiros e chuveiros, não conta com a mesma infraestrutura de serviços que a Praia Grande. De qualquer forma, não deixa de ser um lugar excelente para relaxar e curtir a tranquilidade.

Ilha do Frade

De frente para a Ilha do Boi, à esquerda da Curva da Jurema e à direita da Praia do Canto está situada a Ilha do Frade, uma APA (Área de Proteção Ambiental) que possui nove praias, dois lagos, além de fauna e flora características da Mata Atlântica. 

O acesso se dá pela ponte, na Av. Des. Alfredo Cabral, na Praia do Canto, e todo seu entorno pode ser feito rapidamente de carro ou em um passeio de bicicleta ou a pé.

Para evitar a confusão que é comum entre moradores e turistas sobre ambas as ilhas, basta lembrar que a Ilha do Frade é a única que se conecta por ponte. Uma curiosidade é que nela todas as ruas têm nomes de árvores em suas placas. Inclusive, uma das praias mais famosas da ilha é a das Castanheiras.

Praia do Canto

Situada no bairro de mesmo nome, a Praia do Canto é conhecida por conectar a Ilha do Frade, mas também por ser um bairro nobre com infraestrutura que oferece ampla proximidade com a natureza. 

Eventualmente, é uma praia que fica imprópria para banho. Por isso, vale acompanhar o monitoramento de balneabilidade. 

Praia do Canto (Foto: Vitor Jubini | MTur)

De qualquer forma, além de ser uma área verde atrativa para diversas atividades, conta com a famosa Praça dos Namorados, que recebe uma feira de artesanatos da região, além de servir de palco para várias atrações culturais queridas pelos moradores da cidade. 

Praia das Castanheiras

Conhecida pelas árvores da espécie ao longo de sua extensão, conta com uma orla formada por áreas de sombra perfeitas para um descanso. A pequena enseada é formada por rochas e águas rasas, sem ondas. Por conta disso, além de ser ótimo para crianças, em períodos de mar mais claro, torna convidativa a prática de mergulho com máscara e snorkel. 

O passeio oferece a oportunidade de ver muitos peixes coloridos, tartarugas, lagostas e diversos outros animais marinhos. Além do mar bem calmo, conta com uma praia menor, à direita, que é bem rasa. 

Apesar de nem todos os moradores conhecerem, já que a região também é majoritariamente residencial e cercada de condomínios de alto padrão, o passeio em todo o entorno da ilha é extremamente convidativo e gratuito.

Praia de Camburi

Localizada ao norte de Vitória, no bairro Jardim Camburi, é a maior e mais popular praia da região, com 6km de extensão. Bastante urbanizada e arborizada, possui fácil acesso, além de contar com uma infraestrutura completa de serviços e comércio no seu entorno.

Com um calçadão que homenageia Iemanjá e oferece uma pista para quem gosta de começar o dia com corrida ou caminhada, a orla atrai ainda ciclistas e skatistas com frequência. 

A área de lazer da Praia de Camburi também tem instalações com equipamentos de ginástica, mas que apenas as pessoas idosas podem usar, pois se trata de uma “Academia Popular da Pessoa Idosa”.

A praia, que nos verões costuma ter disputa por espaço na faixa de areia, oferece as condições de vento ideais para praticar esportes como o windsurf, kitesurf e barco a vela.

Aos domingos e feriados, durante o horário das 7 às 13 horas, dois trechos da avenida Dante Michelini são interditados para os carros, favorecendo um maior espaço para convivência e lazer, seja para quem mora ou está de passagem pela capital. Também por isso a praia conta com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Encontre imóveis para morar perto das praias em Vitória

Março de 2021 foi o mês que marcou a entrada do QuintoAndar em Vitória, fechando a presença da maior imobiliária digital da América Latina nas quatro capitais da Região Sudeste. 

O QuintoAndar está presente em mais de 40 cidades de 16 estados nas 5 regiões do país. E se você deseja morar perto das praias de Vitória, aproveite para começar a buscar imóveis em nossa plataforma digital, que tem mais de 60 filtros para você refinar a pesquisa e encontrar um novo lar perfeito na Capital Capixaba.