Úteis, versáteis e lindas. Assim são os tipos de prateleira para sala, um item que vai além da decoração e permite tornar o local em que você assiste à TV ou recebe a família e os amigos mais organizado. 

As prateleiras são uma solução ideal para quem vive em imóveis pequenos e precisa de espaço de armazenamento. Afinal, sobre elas, é possível colocar cestos e caixas organizadoras com objetos e documentos que não acessa com tanta frequência.

Muito usadas em cozinhas, banheiros e quartos, as prateleiras vão muito bem no cômodo. Que tal conhecer algumas ótimas ideias de prateleira para sala para se inspirar na hora de decorar o seu lar?

Navegue pelo conteúdo:

Prateleira para sala de TV

sala de tv com uma mesa, quatro cadeiras e vários sofás virados em direção a televisão

Neste cômodo, a TV é o que há de mais importante. Portanto, o recomendado é que as prateleiras não chamem a atenção nem para si nem para os objetos que são colocados nela. 

Elas podem ser usadas para guardar os itens que os eletrônicos necessitam, como controle remoto. Elas também armazenam aquela coleção de CDs, DVDs e vinis que já não usamos com tanta frequência, mas que despertam um carinho especial. 

Para decorar, você pode incluir plantas pendentes, vasos de flores, porta-retratos e quadros, desde que eles não roubem a atenção da TV. 

Quanto à localização, a instalação acima ou ao lado da TV é bastante popular. Neste caso, dê preferência a prateleiras suspensas para sala – aquelas que usam suportes invisíveis na hora de instalar. Isso vai evitar adicionar mais um elemento ao redor da TV.

A prateleira para sala também pode ficar na parede oposta ao eletrônico (onde geralmente fica o sofá), principalmente se você pretende colocar um item maior ou mais colorido que poderia “brigar” com a tela – como um quadro.

Dá para colocar uma ou mais prateleiras no ambiente, dependendo do espaço que você tem disponível. Porém, evite exagerar.

Uma boa ideia é combinar as prateleiras da sala de TV com um projeto de iluminação, para que elas ofereçam uma experiência agradável ao se olhar para a tela durante a noite.

criança assistindo televisão enquanto várias prateleiras estão decoradas com plantas na parede

Prateleira para sala de estar

prateleiras na sala de estar cheias de livros e decoração

Na sala de estar, as prateleiras podem ser usadas para substituir a estante de livros, que ocupa mais espaço e deixa o ambiente mais pesado. Assim, você compõe um cantinho de leitura, parte da sua própria biblioteca em casa.

A prateleira para sala de estar também serve para exibir os itens que você mais valoriza, para que as visitas conheçam um pouco mais sobre a sua personalidade e seus gostos. É o caso de obras de arte, fotos, lembranças de viagens, vasos de flores, entre outros.

Se houver muitos itens que gostaria de colocar à mostra, é possível elaborar uma parede toda com prateleiras. Para dar mais leveza, substitua a madeira por uma prateleira de vidro para sala. 

Não deixe de aproveitar os cantos da sua sala de estar. As prateleiras de canto para sala também são ótimas alternativas para preencher o ambiente e dar uma cara nova aos espaços que costumam ficar sem vida. 

bola de palha e um quadro branco em uma prateleira na sala de estar

Prateleira para sala de jantar

Você não quer que os seus convidados batam a cabeça ao se levantar da cadeira, certo? Portanto, no caso da sala de jantar, invista em prateleiras altas, acima das aberturas das portas e janelas.

E como devem ser mais elevadas, pense bem no que colocar lá em cima. Evite itens que você usa no dia a dia e inclua aqueles que você quase nunca precisa, como artigos de Natal, que só são utilizados uma vez por ano. 

Outra opção é instalar foldings, aquelas prateleiras bem finas que servem para apoiar quadros e fotos. Elas ocupam pouco espaço e não há risco de haver acidentes, além de ajudar a dar personalidade à sala. 

Prateleira de sala de jantar. Parede branca. As prateleiras são de vidro e suportam vários objetos decorativos

Entre os enfeites para prateleira de sala, você pode colocar itens que alegram e tornam o ambiente mais aconchegante. É o caso de vasos de flores e plantas, fotos e itens afetivos. Vá mudando a decoração de tempos em tempos para renovar as energias!

Procure elaborar uma iluminação especial para as prateleiras: ao mesmo tempo em que valoriza as peças que você colocará sobre elas, deve ajudar a tornar o clima do ambiente mais agradável. 

Cores de prateleira para sala

Mais importante do que pensar sobre as cores de prateleiras que serão usadas em sua sala, é preciso refletir sobre o material escolhido, pois, muitas vezes, ele limita o leque de tonalidades.

As prateleiras de madeira para sala são as que oferecem a maior variedade de cores. Além da tonalidade natural, preta e branca, que são as mais populares e elegantes, é possível adquiri-las em outras cores que são tendência. Se não encontrar a que deseja, ainda é possível pintar e personalizá-las.

Já as prateleiras aramadas apresentam algumas restrições de cores. As mais facilmente encontradas são as brancas, pretas e prateadas/inox. Embora sejam mais raras, também há versões douradas e rosés – ou você também pode comprar um spray e personalizar. 

Por fim, não há muitas opções para as prateleiras de vidro, embora seja possível escolher o acabamento. Geralmente, está disponível nas cores transparente, azulado e esverdeado. 

Decorando o seu novo lar

Viu só como uma prateleira é capaz de dar um up na sala e criar mais espaço para os seus pertences? 

Mas se a sua sala está pequena ou grande demais para o seu momento atual, é hora de procurar um novo lugar para instalar as sua prateleiras. 

Faça uma busca no QuintoAndar para encontrar o imóvel ideal de acordo com as suas necessidades. Seja em nosso site ou app, é possível contar com fotos tiradas por fotógrafos profissionais, além de poder fazer um tour virtual – tudo para facilitar a busca pelo lar dos seus sonhos e já ir visualizando as prateleiras para sala que você vai colocar!