Quase toda casa ou apartamento tem um quarto da bagunça. Ou seja, é aquele cômodo que você não usa efetivamente, mas acaba acumulando lá algumas roupas, utensílios e objetos que sempre acha que uma hora vai usar e não consegue decidir se vai doar ou jogar fora.

Apesar de, à primeira vista, parecer uma prática ruim, ter esse espaço sobrando pode ser uma ótima escolha. No entanto, vamos deixar a bagunça só para o nome e tentar mantê-lo organizado. 

Pensando em te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como deixar o quarto da bagunça em ordem para que você ganhe mais praticidade no seu dia a dia e encontre os itens com facilidade. 

Navegue pelo conteúdo:

Organize o quarto por categorias

Comece separando os objetos em categorias: roupas, brinquedos, objetos decorativos, utensílios de limpeza etc. Em seguida, coloque cada uma delas em um canto do quarto e comece a organização por grupo. A dica aqui é tentar separar poucas categorias, afinal quanto mais grupos, mais difícil será manter o ambiente organizado.

Desapegue do que você não usa

Sabe aquelas roupas que nem te servem mais, mas você acha que em algum momento vai utilizar? Ou algum item decorativo que você tem pena de jogar fora? Desapegue! Guarde o que você realmente utiliza na sua rotina, pois quanto menos coisas, menor será a probabilidade de ter bagunça.

Aposte em prateleiras, nichos ou ganchos 

Se você busca otimizar o espaço e, ao mesmo tempo, quer visualizar melhor todos os itens que tem no quarto da bagunça, as prateleiras, nichos ou ganchos são ótimas opções. Além de resistentes e duráveis, eles servem para ajudar a ampliar o ambiente para que você consiga colocar objetos mais leves e que usa no seu dia a dia.

Use caixas organizadoras 

Os cestos ou caixas organizadoras são itens indispensáveis para conseguir sucesso na hora de organizar o quarto da bagunça. Aproveite a primeira dica – de separar os itens por categoria – e coloque o que for possível nessas caixas. 

Prefira o modelo transparente, assim você consegue visualizar com mais facilidade o que tem dentro de cada uma. Outra dica que pode ajudar na hora de encontrar o que guardou, é etiquetá-las. 

Limpe o espaço 

Depois de organizar o espaço, chegou a hora da limpeza pesada. Tire o pó dos móveis e também dos objetos que você decidiu guardar no quarto da bagunça. Em seguida, use uma vassoura ou um aspirador de pó para remover a poeira e sujeiras mais superficiais. E, por fim, passe um pano com o produto ideal para o piso do cômodo. 

Leia também: Tipos de piso: dicas e inspirações para você gostar de onde pisa 

Mantenha a organização 

Para que todas as dicas anteriores funcionem e você consiga aproveitar o espaço da forma correta e funcional, crie hábitos de organização. Veja algumas dicas: 

  • Deixe os itens mais utilizados em locais de fácil acesso; 
  • Faça limpezas periódicas para realmente ter certeza de que o quarto da bagunça está sendo aproveitado da melhor forma e, principalmente, tome cuidado para não se tornar um verdadeiro acumulador;
  • Avalie de tempos em tempos se realmente tem usado os objetos ali guardados. E o que não usar mais, jogue fora ou doe para alguém ou para uma instituição;
  • Sempre que utilizar algo que está no quarto da bagunça, coloque no lugar correto após o uso. 

Espaço extra? Monte seu quarto da bagunça em um novo lar 

Agora que você sabe como organizar e aproveitar melhor o quarto da bagunça, é hora de colocar nossas dicas em prática. Mas, como falamos, esse cômodo pode valer a pena se você mantê-lo organizado e limpo. 

Se você não tem espaço extra e deseja se mudar para um imóvel maior, conte com o QuintoAndar. Aproveite os mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar o seu lar dos sonhos de uma forma simples e em poucos cliques. 

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.