Depois que você começou a jogar online, o que antes era um cômodo apenas para dormir, se transformou em uma verdadeira arena para diferentes batalhas – inclusive contra o cansaço. Afinal, assim é o quarto gamer: um ambiente montado especialmente para dar o play nos jogos e também no descanso. 

Por unir essas duas funcionalidades principais, o quarto gamer tem uma decoração diferente dos demais. 

Para saber como montar e decorar seu novo local preferido da casa – ou, pelo menos, onde você passa longas horas ininterruptamente, listamos 3 passos e 12 inspirações. Confira! 

Navegue pelo conteúdo:

Como montar um quarto gamer

Tudo começa pela escolha do estilo e temática que você quer. Depois, é hora de definir o que vai ter no quarto gamer. Para dar um toque final, entram os itens decorativos. Assim, você vai montar um quarto gamer. A seguir, te explicamos melhor cada etapa. 

Escolha um tema para o quarto gamer

Um jogo, um filme ou um desenho podem servir de tema para o quarto gamer. O importante aqui é escolher algo que você realmente goste para que o ambiente tenha o seu jeito. Afinal, ninguém aqui quer colocar uma pessoa que curte Star Wars em um quarto com temática de Star Trek – a não ser que você curta os dois universos e tudo bem. 

Outra decisão importante é definir se a temática gamer vai ser mais intensa ou mais discreta. Ou seja, se o quarto vai ser totalmente gamer (e com a decoração pensada em função disso) ou se vai ter um local para jogar com uma iluminação especial – por exemplo. 

Independente da escolha, vamos ao próximo passo. 

O que precisa ter em um quarto gamer

A lista pode variar de acordo com o estilo de cada pessoa, mas o que geralmente tem em um quarto gamer é:

  • Mesa;
  • Cadeira gamer;
  • Iluminação especial;
  • Cama.

Sentiu falta de algo nessa lista? Sim, o jogo! Não colocamos ele na lista porque aqui o nosso foco é te ajudar a montar – e não a jogar, pois isso você já sabe fazer muito bem.

Para você fazer boas escolhas nesses itens que costuma ter menos contato do que o jogo em si, vamos explicar melhor cada um deles. 

Mesa

Os itens mais essenciais – e também centrais – de um quarto gamer são a mesa e a cadeira. Por isso, a escolha deles merece cuidado. Para a mesa, avalie:

  • Medidas do seu espaço: saber qual espaço você tem disponível no seu ambiente é o ponto de partida para escolher uma mesa.
  • Altura: precisa ser bem casada com a da cadeira, para que você fique com o braço reto e confortável. Considere como referência a recomendação de ter entre 70 a 75cm do chão.
  • Tamanho: é na mesa que você vai acomodar os equipamentos que costuma usar. Uma dica é fazer uma simulação colocando-os no chão, em uma disposição que te agrade. Assim, você terá uma noção melhor da medida, que costuma variar entre 45 a 65cm de profundidade e ter a partir de 70cm de largura. Se preferir, faça isso em uma mesa maior – como a da sala de jantar, por exemplo. 

Cadeira gamer

Considerada um dos protagonistas do ambiente, a cadeira gamer é onde você vai passar longas horas enquanto joga. Inclusive, esse tipo de cadeira – assim como as de escritório – foi projetada para suportar uma longa permanência. 

O ponto fundamental é que a cadeira se adapte a você. Para isso, precisa ter ajustes de altura do assento e braços. Se puder investir um pouco mais, prefira as que possuem regulagem também no encosto e na lombar – isso pode fazer a diferença no conforto.

 Por isso, confira as dicas:

  • Assento arredondado: traz mais conforto e evita compressão dos vasos sanguíneos das pernas.
  • Encosto para as costas inteiras: a maioria já possui isso, mas vale sempre frisar sua importância, uma vez que ele respeita a curvatura da coluna e acomoda a região da lombar. 
  • Altura do assento: a ideal é a que permite que você sente com os joelhos em 90º ao apoiar os pés no chão. Se não for possível, a recomendação é optar por um apoio de descanso para os pés.
  • Altura dos braços: aqui a dica é a mesma do ângulo de 90º, agora nos cotovelos em relação à mesa, ou seja, quando você apoia os braços para usar o teclado e mouse. Assim, você não tensiona os ombros nem a cervical.

Iluminação

Pensar em um quarto gamer, é pensar em uma iluminação especial. Isso porque para tornar a experiência de jogar melhor, é fundamental que a luz traga conforto visual. 

Ao contrário de outros ambientes, a iluminação natural aqui deve ser a mínima possível. Isso porque ela pode danificar os itens colecionáveis mais preciosos – que se mantém melhor preservados sob a luz artificial. Além do risco de superaquecimento dos equipamentos, caso a incidência do sol seja muito forte.

Sabendo disso, há várias opções diferentes no mercado para você criar uma iluminação que tenha o seu estilo e que torne o ambiente agradável. As principais são:

  • Fitas de led: ideais para colocar em diferentes pontos do ambiente – como prateleiras e mesa, criando uma atmosfera bem futurista.
  • Lâmpadas digitais: o legal desse tipo de luz é que você pode mudar a cor quando quiser. 
  • Luminárias de mesa: seja para o móvel onde vai jogar, seja para a mesa de cabeceira, uma luminária é uma boa aposta na decoração gamer.

Lembre-se também de que as cores do quarto também influenciam na iluminação, especialmente a cor das paredes e do móveis. 

Inclusive, não é à toa que muitos quartos gamers possuem a parede que fica atrás do monitor pintada de uma cor escura: ao fazer isso, a pessoa jogadora consegue se concentrar melhor, evitando distrações geradas pelas luzes externas ao jogo. 

Cama

Descansar é necessário – inclusive para quem ama jogar online! Porém, como em um quarto gamer a cama é coadjuvante, a dica é investir em uma que seja confortável e funcional. Ou seja, na medida certa para você descansar depois de maratonar um jogo.

Como é a decoração para quarto gamer

Depois que você já estruturou o seu quarto gamer, é hora de saber como decorá-lo – para além dos móveis e objetos funcionais. Ou seja, chegou o momento de resgatar todos os videogames que já usou, as coleções que você tem e tudo o mais que tiver relacionado ao mundo geek. 

Lembra o tema que você escolheu? É hora de retomar a ele para reforçá-lo na decoração. Seja com quadros, posters, filmes, encarte de jogos, bonecos e etc. 

Para dispor tudo isso de um jeito que te dê orgulho ao olhar, opte por distribuir estantes e prateleiras no seu ambiente. Aproveite para colocar aqui uma fita de led ou uma luminária, valorizando os objetos que você tanto preza. 

Galeria de fotos e inspirações de quarto gamer

Antes de dar o play para montar o seu quarto gamer, confira a seguir 12 fotos com inspirações de decoração.

Encontrar um lar para o seu quarto gamer é mais fácil que passar de fase

Dizem por aí que encontrar um novo lar para comprar ou alugar é difícil. Mas só diz isso quem não conhece o QuintoAndar

Já nos primeiros cliques você percebe a diferença: a maior plataforma de moradia do país conta com mais de 70 filtros que te ajudam na primeira fase, digo, seleção inicial. 

Você pode optar, por exemplo, em filtrar para ver apenas locais que já tenham comodidades como ar condicionado, armários inclusos ou até mesmo um espaço para home office. Muito mais fácil do que evoluir no seu game predileto!

E para saber se o imóvel tem o seu jeito, você conta com fotos tiradas por profissionais em todos os anúncios, além de um tour virtual.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.