Montar a decoração de um quarto infantil retrô é como embarcar em uma viagem no tempo, onde tudo o que traz boas lembranças e muito conforto é super bem-vindo. 

Pode ser que a criança chegue no seu colo ou já mais crescida. Pode ser que fique nesse quarto por um período ou pela vida inteira. Por isso, um quarto infantil deve ser pensado como um ambiente que permita a mudança conforme for o desenvolvimento da criança.

Nesse texto, trazemos um mapa com dicas para você não se perder ao decorar um quarto infantil no estilo retrô. Dessa forma, você vai conseguir escolher os melhores caminhos decorativos – assim digamos – para este cômodo da sua casa.

Navegue pelo conteúdo:

O que é decoração retrô?

A decoração retrô é a melhor mistura entre o velho e o novo, tanto no estilo, quanto na tecnologia. É como se uma pessoa – quem sabe você mesmo? – fizesse uma viagem no tempo e trouxesse os destaques do design das décadas anteriores para o presente. Chegando aqui, no agora, você pega esse estilo todo e une com o que há de mais moderno dos equipamentos e recursos atuais. Pronto, o estilo de decoração retrô está montado. 

Outro resgate que a decoração retrô também faz é a de reavivar recordações felizes. Lembranças essas que podem ser sentidas novamente, por exemplo, ao olhar para uma poltrona da vovó.

Em caminhos práticos, a decoração retrô em um quarto infantil traz peças atuais com designs antigos. Por exemplo, um boneco de um super herói famoso décadas atrás. 

Qual a diferença entre retrô e vintage?

A decoração vintage é feita por peças fabricadas décadas atrás. Ou seja, trazem toda a sua história tanto no visual, quanto nos materiais utilizados. 

Já a decoração retrô, como acabamos de citar, pode ter apenas o visual antigo, mas ser de uma tecnologia atual.

Leia também: Como usar o estilo vintage na decoração da sua casa 

Dicas de como montar um quarto infantil retrô

Ao montar um quarto infantil, nos deparamos com muitas opções de estilos. Seja de personagens, de cores ou de temática. Uma das vantagens de optar por um quarto infantil retrô é que ele não vai sair da moda nunca, afinal, já traz elementos consolidados do design. 

Outra grande vantagem de montar um quarto infantil retrô é que o cômodo pode se adaptar facilmente ao crescimento da criança. Com ajustes pontuais nos móveis e na decoração, há a possibilidade de continuar nesse mesmo estilo com o passar dos anos. 

A seguir você confere 3 dicas principais para montar um quarto infantil retrô. Confira. 

1. Móveis para quarto infantil retrô

Senta que lá vem história… É isso mesmo, os móveis de um quarto infantil retrô têm essa característica principal: trazer boas histórias com eles

Vale lembrar que retrô não é necessariamente antigo. Pode ser e tudo bem. Mas não precisa ser. Portanto, a cômoda do quarto infantil não tem que ser a mesma que era do seu pai, por exemplo. Pode ser uma nova, mas que remeta a essa lembrança pelo formato que foi feita. 

Alguns exemplos de móveis retrô para um quarto infantil são:
  • móveis com pé de palito (cômoda, escrivaninha e outros);
  • cama com longas cabeceiras;
  • cabideiro de chão;
  • berço de madeira;
  • guarda-roupas com linhas bem retas.

Outra dica para te ajudar a montar um quarto infantil retrô é fazer uma aplicação de pátina, uma técnica de pintura e lixamento dos móveis. Assim, como uma pintura especial, o móvel novo fica com jeitinho de retrô.

Leia também: 7 ideias de decoração de quarto infantil para se inspirar 

2. Cores para quarto infantil retrô

A decoração retrô de um quarto infantil permite ir por diferentes caminhos. Aqui entra muito uma questão de gosto pessoal – inicialmente dos pais, mas sempre respeitando as preferências da criança, caso ela já tenha opinião sobre as cores preferidas. 

O caminho mais simples é optar por uma só cor ou tons de uma mesma coloração nas paredes. A variação entre o branco e o cinza costuma ser bem utilizada. Um dos motivos é porque os móveis e os demais itens decorativos, que falaremos a seguir, podem já ter muitas cores. Assim, é mais fácil de harmonizar o quarto infantil mantendo o estilo retrô. 

Outra possibilidade é utilizar cores diferentes – vibrantes ou não. As cores predominantes da decoração retrô são tons pastéis, como rosa claro, azul bebê e verde claro. Mas há quem prefira usar cores mais fortes, como tons de laranja e amarelo. Por ser bem comum as crianças gostarem de muitas cores, esse pode ser um caminho muito divertido para elas, além de estimular o desenvolvimento da criatividade.

Leia também: Como ajudar as crianças pequenas na adaptação pós-mudança 

3. Itens decorativos para quarto infantil retrô

Foto de uma cabeceira em madeira. Em cima dela, está um trenzinho também feito em madeira e bem colorido.
Para montar uma decoração retrô em um quarto infantil, aproveite de brinquedos antigos, como o da foto feito em madeira

É hora de voltarmos para a nossa viagem no tempo. Afinal, para montar uma decoração retrô em um quarto infantil é fundamental trazer elementos que remetem às infâncias do passado, mas que continuam super presentes hoje em dia. É similar às escolhas feitas nos móveis, porém, aqui há um item novo: diversão!

Estamos falando de uma decoração que envolve brinquedos e personagens da década passada (ou até bem antes dela) que continuam encantando as crianças. Alguns exemplos são:

  • brinquedos feitos em madeira;
  • fantoches;
  • quebra-cabeças;
  • pega-vareta;
  • jogo da memória;
  • mola maluca;
  • cubo mágico;
  • quadro de giz de cera.

Tem também outros itens que podem agregar um toque retrô a um quarto infantil. Um vídeo game de outras décadas, por exemplo, pode entrar como um item de lembrança ou como um brinquedo, se ainda funcionar. 

Quadros com aquelas molduras douradas típicas de antigamente também são bem-vindos. Seu conteúdo pode ser uma foto, uma frase ou uma pintura mesmo. Porta-retratos também agregam nesse sentido. 

Leia também: 6 receitas práticas de como fazer slime caseiro

Extra: dicas para montar um quarto de bebê retrô

Um quarto de bebê retrô aproveita as mesmas fontes que um quarto infantil, porém, com algumas peculiaridades. A principal delas é referente aos móveis e elementos decorativos: tudo precisa ser pensado para a criança que acabou de nascer ou chegará em breve ao lar. 

Dessa forma, pense muito no seu dia a dia junto à criança. É bem importante, por exemplo, ter uma poltrona confortável para ninar ou alimentar o bebê. É aqui que pode vir uma cadeira que remeta a que sua avó – ou outra pessoa querida – tinha quando você era mais jovem.

O berço é outro item fundamental para um quarto de bebê e, para que ele seja do estilo retrô, a dica é optar por um berço de madeira desgastada ou com pintura em pátina.

A escolha do móvel para guardar as roupinhas em um quarto de bebê retrô é bem simples: opte pela cômoda, que é um objeto super útil e tradicionalmente retrô.

Além disso, as demais dicas que falamos para decoração retrô sobre móveis, cores e itens decorativos também servem para um quarto de bebê nesse estilo decorativo.

Leia também:

Decoração de quarto de bebê: 8 ideias para se inspirar 

Quarto de bebê simples: dicas para você montar um espaço aconchegante sem gastar muito

Encontre um novo lar para o quarto infantil retrô dos seu sonhos

Como você observou pelas dicas dadas aqui, montar um quarto infantil retrô é aproveitar bem a criatividade para mergulhar no passado, sem deixar de aproveitar o melhor da tecnologia que temos hoje. 

O QuintoAndar faz isso no mercado imobiliário. Afinal, antes era preciso ir até uma imobiliária recomendada para encontrar opções de imóveis disponíveis. Hoje, é possível buscar pelo imóvel ideal online, em uma imobiliária de confiança também. 

Aproveitamos do design, da segurança e da tecnologia para facilitar o seu acesso a um novo imóvel. Tudo com muita transparência e confiança, como era antigamente. A diferença é que agora você pode fazer de forma digital e rápida o que antes levava muitas idas à imobiliária.
Dica: use um dos mais de 70 filtros disponíveis para encontrar um novo lar do jeito que você deseja, inclusive com a quantidade de quartos que precisa. E aproveite o tour virtual para já observar se o imóvel tem potencial para um quarto infantil retrô.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar