Você gosta de uma decoração organizada, leve, sem muito exagero, meio monocromática e versátil? Então, a decoração ideal para o seu quarto é a minimalista!

O minimalismo carrega a premissa do “menos é mais” e tudo que compõe o quarto tem uma funcionalidade e o seu devido lugar. 

Sim, o objetivo da decoração minimalista é fazer com que cada móvel ou item de decoração seja essencial para o quarto, a rotina da pessoa e o dia a dia em geral.

Desse modo, para te ajudar a criar um quarto minimalista, separamos 9 dicas para te inspirar e decorar. Confira!

O que é uma decoração minimalista?

Para entender o minimalismo como modo de vida, e como decoração, é preciso levar em consideração o que é essencial para aquele momento, situações, hábitos ou cômodo. 

Por exemplo, o minimalismo como modo de viver, prega que você não precisa ter 50 peças de roupas, se você usa apenas 25.

E isso vale para a decoração da casa e dos quartos também, pois você não precisa de um cômodo cheio de móveis que estão ali por estar ou porque são bonitos. Os móveis essenciais também podem ser bonitos e versáteis para dispensar os exageros.

Ou seja, isso é uma decoração minimalista: o essencial é bonito, é decoração, é versátil e é funcional. Assim, a qualidade vem na frente da quantidade. 

Leia também: Decoração minimalista: como aplicar em diferentes ambientes

O que é um quarto minimalista?

O que é um quarto minimalista?

Um quarto no estilo minimalista é composto por peças que sejam úteis e versáteis. Além disso, esse estilo usa muito linhas retas e geométricas e sempre conta com a presença de branco, preto ou cinza – seja nos móveis, paredes, roupa de cama ou nos itens decorativos, como porta-retratos, espelhos, tapetes e outros.

Ou seja, um quarto com decoração minimalista é simples, sofisticado e muito organizado — a organização é essencial nesse estilo. 

Como fazer um quarto minimalista?

Gostou do estilo e quer aplicar o conceito no seu quarto? Então confira 9 dicas para se inspirar e tenha em mente que é preciso desapegar dos excessos, ok?!

1. Dê destaque à cama

Dê destaque à cama no quarto minimalista

Nesse estilo de decoração, o destaque deve ser a cama. Se o objetivo de um quarto é dormir, então a cama deve ser um dos focos da decoração.

Assim, você pode escolher uma cama sem cabeceira ou com uma cabeceira não tão vistosa. Aposte em uma monocromática e com algumas texturas e aproveite e coloque iluminação de led na cabeceira que é sucesso.

Agora, se você optar por não ter uma cabeceira, invista em uma parede de cimento queimado ou em um papel de parede com formas geométricas. Outras opções são colocar uma pintura ou espelho acima da cama. 

Para quem gosta de móveis de madeira, a cama nesse material é tendência no décor minimalista.

2. Opte por móveis multifuncionais

Opte por móveis multifuncionais no quarto minimalista

Os móveis multifuncionais são essenciais no minimalismo. Ou seja, a cama pode ser baú, pois embaixo você pode aguardar alguns pertences, as mesas de cabeceira devem caber objetos dentro e assim por diante.

Entretanto, não pense que você não pode ter uma luminária, uma planta ou um item pessoal de decoração. 

A ideia do minimalismo não é retirar a essência da pessoa que usa o quarto, mas sim eliminar exageros e deixar a organização reinar.  

3. Atenção ao guarda-roupa

Atenção ao guarda-roupa no quarto minimalista

Após a cama, o guarda-roupa é o segundo destaque. O móvel, além de ocupar um espaço maior, deve ornar com o estilo minimalista. Desse modo, é importante que ele seja clean, de cor única e que acomode todas as roupas e sapatos.

Uma dica é comprar um guarda-roupa que tem espelhos nas portas para ajudar na iluminação e amplitude do quarto ou de madeira para dar um ar leve e sofisticado para o cômodo.  

4. Aposte na cor branca, preta e cinza

O estilo minimalista não costuma usar cores fora do branco, preto e cinza, pois esses tons são neutros, trazem a ideia de moderno, sofisticado e organizado.

Mas, se você gosta de cores, aposte em tons pastéis ou use as cores mais fortes em elementos pontuais. A dica é manter a monocromia da cor principal e mesclar com o preto ou o branco.

5. Invista na iluminação do quarto

iluminação no quarto minimalista

Um quarto decorado no estilo minimalista deve passar a ideia de arejado, amplo e muito bem iluminado. Desse modo, é importante investir na iluminação.

Para isso, escolha luminárias com linhas retas, luzes de led, janelas amplas e espelhos – que auxiliam a clarear o ambiente quando refletem a luz, seja ela natural ou não. Com esses itens, a iluminação vai dar um toque especial aos móveis e ao quarto em geral. 

6. Pense na roupa de cama

roupa de cama para quarto minimalista

Sim, não adianta ter uma cama maravilhosa se a roupa de cama não orna. Ou seja, para a cama ser o foco do quarto é preciso investir em roupas de cama confortáveis, de um tecido de qualidade e em cores que dêem continuidade a toda decoração do quarto. 

Dessa forma, prefira roupas de cama em cores neutras, para continuar na linha do minimalismo, ainda que tenham formas geométricas também características do estilo.

7. Dicas para um quarto de casal minimalista

Dicas para um quarto de casal minimalista

Para decorar um quarto de casal minimalista é preciso levar em consideração o gosto do casal. 

Assim, é importante ter uma cama que agrade os dois, um guarda-roupa maior que caiba todas as roupas e sapatos e móveis, como os nichos ou mesas de cabeceira para itens pessoais.

Converse com seu parceiro ou parceira, eliminem os exageros juntos e comecem a planejar o quarto no décor minimalista.

8. Dicas para um quarto de bebê minimalista

Dicas para um quarto de bebê minimalista

Se você é amante da decoração minimalista e quer esse estilo no quarto do bebê também, a ideia principal é deixar o quarto acolhedor para a criança.

Desse modo, aposte naqueles berços que vão se modificando com o crescimento do pequeno, para trazer a multifuncionalidade. 

O mesmo raciocínio serve para a hora de escolher uma cômoda com trocador, um guarda-roupa pequeno para as roupinhas, nichos nas paredes para os ursinhos ou outros itens necessários e também em uma poltrona confortável para a amamentação e momentos de acolhimento com o bebê.

E, como quarto de criança costuma ter alguma cor, fora do branco e do preto, aposte em tons pastéis. 

Fazer desenhos na parede principal é uma opção, assim como usar papéis de parede geométricos ou temáticos (fazendinha, fundo do mar, cactos e outros). 

Leia também: Quarto de bebê simples: dicas para você montar um espaço aconchegante sem gastar muito

9. Organização é essencial

organização de quarto minimalista

Essa dica deve sempre prevalecer no quarto de estilo minimalista: não adianta seguir o décor à risca e no dia a dia deixar o quarto desarrumado! 

Desse modo, cuidado com a acumulação de objetos, não compre nada na emoção e pense bem antes de pintar uma parede ou pendurar uma pintura, por exemplo.

A ideia do quarto minimalista é que todos os móveis se completem. Desse modo, todos eles fazem sentido juntos. Assim, trazer itens que não tem nada a ver com quarto, vai quebrar essa magia do minimalismo. 

Que tal um novo lar para o seu quarto minimalista?

Você está procurando um imóvel para comprar ou alugar e colocar em prática as dicas minimalistas que mostramos acima? Então você está no lugar certo!

No QuintoAndar você encontra casas e apartamentos em que é possível montar e decorar um quarto minimalista como você quiser! 

Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a busca por imóveis de todos os tamanhos, em cerca de 40 cidades brasileiras. E, com as fotos profissionais disponíveis no nosso site e no app, é possível fazer um tour virtual pelos imóveis e já imaginar a decoração dos ambientes!

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora