A decoração de um quarto moderno pode ser tudo o que você quiser, desde que seja moderna. Para isso, basta reunir elementos que agreguem praticidade, conforto e beleza. Aí sim começa o desafio. 

Dessa forma, montar um quarto moderno é ter em mente que tudo precisa de um motivo para estar ali, seja porque tem uma função ou gera conforto ou traz mais elegância. Cumprindo um desses critérios, você fica a poucos passos de alcançar um quarto moderno. 

Para te ajudar nesse caminho, separamos dicas que exemplificam bem cada elemento da decoração de um quarto moderno. Confira a seguir.

Navegue pelo conteúdo:

Como é um quarto moderno?

Foto de um quarto moderno com uma cama de casal baixa, uma mesa de cabeceira, cortina e cômoda com TV em cima. Há também um painel de formato abstrato feito em madeira e com iluminação ao redor.
Exemplo de um quarto moderno que traz um painel que remete muito às obras modernistas da arquitetura.

Se engana quem pensa que uma decoração moderna é aquela cheia de eletroeletrônicos de última geração e elementos futuristas. A palavra “moderno” veio guiada pela arquitetura modernista, que, de forma bem resumida, é um estilo que preza pela funcionalidade aliada a um design inovador.

Entendendo isso, você já tem uma base de raciocínio: em um quarto moderno tudo deve ter uma função e nada pode atrapalhar ou sobrar demais.

Quer saber como isso acontece na decoração moderna? Confira as dicas a seguir.

Leia também: 

Passeie pelo legado de Oscar Niemeyer em 5 cidades atendidas pelo QuintoAndar

Sala de TV moderna e aconchegante: 3 dicas fáceis para decorar a sua

Como deixar o seu lavabo moderno e aconchegante?

1. A decoração de um quarto moderno é prática

Para montar um quarto moderno, é necessário entender como ele será usado. Parece uma pergunta boba a princípio, mas não é. Afinal, há quem utilize o quarto apenas para dormir, enquanto outros gostam de assistir filmes e séries ou até mesmo ter um cantinho de leitura no ambiente. 

Com os principais usos definidos, você já tem um ponto de partida fundamental. Agora basta escolher a decoração com base no que você vai precisar. 

Alguns itens que são preciosos para você ter mais praticidade no seu quarto moderno, inclusive de casal, são:

  • Guarda-roupas;
  • Estante;
  • Cômoda;
  • Puff baú;
  • Mesa de cabeceira;
  • Cama baú.

Todos esses elementos irão ajudar a manter tudo organizado, sendo que alguns ainda possuem mais de uma utilização – o que a decoração moderna adora também. Afinal, é o famoso 2 em 1, no caso duas utilidades ocupando apenas um espaço.

Na parede, a praticidade é muito bem representada pelo cimento queimado, especialmente se você deseja dar um toque de decoração industrial ao cômodo. Além de fácil de aplicar, e também de limpar, o cimento queimado combina com cores neutras e escuras – ideais para um ambiente feito para dormir, ler ou assistir filmes como o quarto. 

Leia também: Dicas importantes para você planejar a sua decoração de quarto pequeno 

2. O quarto moderno preza pelo conforto

Foto de um quarto moderno em tons de cinza. Na imagem há uma cama de casal baixa, uma mesa de cabeceira, cortina e uma poltrona. Há também um trilho de luz e uma luminária bem moderna.
Exemplo de um quarto moderno que privilegia a fácil circulação no ambiente.

Seria impossível pensar num quarto sem pensar no conforto. Mas aqui essa característica vai além, pois passa pelo conforto visual e também pela circulação.

Dessa forma, ao pensar na decoração de um quarto moderno, tenha cuidado para não sobrecarregar demais o ambiente. Não é à toa que o estilo minimalista, que tem como lema “menos é mais”, surgiu a partir do moderno. Portanto, capriche na escolha dos elementos, lembrando sempre da utilidade de cada um. 

Para facilitar, abaixo listamos itens decorativos que podem agregar conforto a um quarto moderno:

  • Tapete;
  • Almofadas; 
  • Cama espaçosa;
  • Iluminação.

Vale frisar que tudo vai depender do seu gosto. Na iluminação, por exemplo, há pessoas que se sentem mais confortáveis com uma luz forte. Outras, pelo contrário, preferem uma luz mais suave. No quesito conforto para quarto moderno, a unanimidade é a cama espaçosa para deitar sem aperto. 

Outro ponto importante para um quarto moderno ser confortável é a circulação. Distribua os móveis e demais elementos de forma que seja fácil transitar pelo ambiente. Caso necessário, repense algum desses elementos para desafogar algum ponto que esteja com difícil acesso.

Leia também: 7 ideias de decoração de quarto simples 

3. Um quarto moderno tem um quê de beleza especial

Foto de um quarto moderno em tons escuros. Na imagem há uma cama de casal, uma poltrona com design inovador e uma luminária de chão em metal. Há também um homem calçando o tênis na poltrona.
Neste exemplo de quarto moderno há uma poltrona com design inovador e também uma luminária em formato fluído.

Bebendo das fontes da arquitetura modernista, um quarto moderno capricha no quesito beleza. Aqui a elegância se apresenta em peças com um design inovador, hora em formas fluidas, hora em formatos geométricos. A harmonização de tais elementos é a chave para tornar tudo belo – e ao seu gosto, principalmente.

Para adicionar mais charme ao seu quarto moderno, opte pelos seguintes elementos:

  • Quadros de um mesmo estilo;
  • Luminárias em formatos fluídos;
  • Abajures ousados que fogem do tradicional;
  • Poltrona com design inovador;
  • Itens decorativos com acabamento metalizado.

Certamente, esses itens irão deixar o seu quarto moderno com uma estética sofisticada, impressionando a todos pela beleza. 

Leia também: 

8 dicas para você ter uma parede de quarto decorada

Quarto neon: inspirações para você deixar o seu cantinho mais iluminado 

Como é um quarto de casal moderno?

Foto de um quarto de casal moderno em tons de marrom. Na imagem há uma cama de casal baixa, um painel de madeira com iluminação led, além de uma mesa de cabeceira, cômoda e cortina.
Um quarto de casal moderno preza por elementos que agregam conforto e elegância, como uma iluminação diferenciada.

Para quem procura por dicas de decoração para montar um quarto de casal moderno, separamos 3 orientações especiais:

  1. Defina prioridades antes de montar um quarto de casal moderno: o primeiro passo é entender o que é prioridade para cada pessoa no quarto de casal moderno. Conversem sobre como irão usar o quarto, assim como o que é praticidade e conforto para cada um.
  2. Cada item de um quarto de casal moderno precisa ter um uso ou mais: agora que vocês já entenderam como o ambiente vai ser usado, é hora de escolher o que vai ter nele. Para uma decoração moderna, é fundamental que cada elemento tenha uma ou mais utilidades.
  3. Não se esqueça de colocar um toque de elegância ao quarto de casal moderno: a decoração moderna preza pela funcionalidade tanto quanto valoriza o que é bonito. Por isso, reserve um espaço – e também uma parte do orçamento – para investir em itens que agreguem beleza, como um lindo lustre metalizado ou uma peça de vidro com design diferenciado.

Leia também:

7 dicas de como dividir um quarto em dois sem dificuldades

9 ideias para você se inspirar na hora de montar uma decoração de quarto de casal

Encontre o moderno no seu novo lar – e sem sair de casa

Montar um quarto moderno é bem mais simples quando o ambiente facilita. Por isso, ao procurar um novo lar, poder contar com fotos profissionais faz toda a diferença. No QuintoAndar você pode, inclusive, fazer uma visita virtual de onde estiver.

Além disso, para que você não perca tempo vendo anúncios de imóveis que não correspondem exatamente ao que você procura, conte com os mais de 70 filtros disponíveis para personalizar a sua busca na nossa plataforma de moradia. Assim, fica bem mais fácil e prático encontrar um novo lar para seu quarto moderno. 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui