Nas décadas que vieram após a descoberta do neon como uma fonte de iluminação, grandes cidades do mundo como Paris, Las Vegas e especialmente Nova York foram tomadas por sinalizações brilhantes em suas paisagens urbanas, algo que se popularizou mais precisamente por volta do início dos anos de 1970. Com o tempo, o recurso passou a ser usado cada vez mais em obras de arte e iluminação em interiores, primeiro em espaços comerciais e depois dentro das residências. E justamente por isso, preparamos um artigo sobre algo que se tornou uma tendência mundial: o quarto neon.

Navegue pelo conteúdo:

O neon na decoração

A iluminação feita com o neon proporciona um clima futurista e nostálgico – com aquele feeling da década de 1980 – a qualquer ambiente. Em um artigo publicado pelo portal House Beautiful, Suzanne Hall, vice-presidente da Alice Lane Interior Design, uma empresa de design de interiores de Salt Lake City, nos Estados Unidos, falou sobre o que é preciso levar em consideração na hora de usar o neon em uma decoração.

“Quando você pensa em neon em um contexto tradicional, ele está sempre sendo usado para anunciar ou chamar a atenção para uma marca ou lugar. No design de interiores, o que fazemos por nossos clientes é ajudá-los a reconhecer sua marca pessoal e trabalhar para estabelecer esse sentimento em suas casas. Pensamos no neon como uma declaração de estilo de vida e marca pessoal”, disse Suzane Hall.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Cores vibrantes

Originalmente, o gás neônio é incolor e inodoro. Mas ele produz uma cor quando colocado em um campo elétrico: um vermelho-alaranjado brilhante. Por conta disso, passou a ser usado como iluminação.

Outras tonalidades brilhantes de cores como azul, roxo ou verde são obtidas por diferentes gases ou com o uso de revestimentos de fósforo em tubos de vidro. Mas, mesmo assim, convencionou-se chamar todas as iluminações desse tipo de neon.

Tóquio, no Japão

Nas iluminações de um quarto neon, no entanto, dificilmente é o gás o material usado. Como você verá mais para frente, a tecnologia LED – que significa Light-Emiting Diode, ou Diodo Emissor de Luz, em português – simula o efeito de uma luz neon e é a base dos materiais usados nesse tipo de decoração.

Como montar um quarto neon

Montar um quarto neon não significa, necessariamente, sair iluminando tudo com luzes fluorescentes. O neon pode estar em pequenos detalhes, como peças de decoração, ser a fonte de iluminação do cômodo ou as duas coisas ao mesmo tempo. 

E há diferentes formas do uso desse tipo de iluminação em um quarto neon, que você verá a partir de agora.

Fitas de LED

Uma das formas mais práticas e rápidas de mudar a iluminação e conceber um quarto néon é com o uso das fitas LED. 

Vendidas geralmente em rolos de 5 metros de comprimento, essas fitas adesivas são feitas com pequenas luzes de LED que vão desde uma iluminação fixa de apenas uma cor até, nas mais avançadas, com dezenas de combinações de cores que podem ser acionadas por controle remoto ou até mesmo via aplicativos para smartphone.

Luzes neon controladas por smartphone.

E há diversas formas de usar as fitas de LED para criar um efeito de quarto neon, como:

No teto
Nos cantos das paredes e também nas junções entre as paredes e o teto. Assim como em partes vazadas de tetos rebaixados com gesso, permitindo em alguns casos uma noção maior de profundidade e também um ambiente mais aconchegante.
Atrás ou embaixo da cama
Aqui, fitas de LED foram aplicadas abaixo da base dessa cama de estilo futon, para iluminar a parte de baixo.
Bancadas ou armários
Uma bancada de trabalho iluminada com neon.

Letreiros neon

Outra forma clássica de decorar um quarto neon é com o uso de letreiros. Em lojas especializadas, é possível fazer letreiros com a frase que você desejar ou comprar frases prontas. 

Porém, você também pode fazer o seu próprio letreiro, seja com a fita de LED, que você já viu por aqui, ou com outros materiais muito baratos, que podem funcionar ligando direto na tomada ou com pilhas e que dão um efeito muito bonito na sua decoração: as mangueiras ou fios de LED neon. 

Em vez de usarem o gás neon, trabalham com a tecnologia LED. Ou seja, nada mais são do que fitas de LED revestidas com silicone ou PVC e arame flexível, para que sejam moldadas.

Você pode escrever alguma coisa na parede com um lápis, colar a mangueira ou o fio por cima com cola quente e simplesmente acender para fazer o seu letreiro por conta própria.

Veja algumas inspirações:

Já diziam os Beatles: “tudo o que você precisa é de amor”.
“Apenas boas vibrações”

Luminárias neon

Assim como os letreiros, você também pode tentar fazer algumas luminárias usando fitas de LED ou mangueiras LED neon. Mas, neste caso, o esforço nem compensa, pois você encontra opções das mais variadas em diversas lojas virtuais por aí, desde especializadas até grandes magazines, e por preços muito acessíveis.

Veja aqui alguns exemplos:

Luminária de neon em forma de banana (Foto: SHEIN)
Luminária de LED neon em formato de cacto (Foto: Amazon)
Luminária neon de arco-íris (Foto: SHEIN)

Um novo espaço para o seu quarto neon

Se mesmo montando um quarto neon onde você já mora não foi o suficiente, é hora de buscar um novo lugar para morar. 

No QuintoAndar, a maior imobiliária digital da América Latina, você encontra opções de imóveis para alugar ou comprar em mais de 40 cidades brasileiras – basta procurar pela cidade e bairro que você deseja morar! Por ali, você ainda pode aproveitar mais de 70 filtros para refinar a sua pesquisa e buscar imóveis com as características que você sonha para um verdadeiro lar. 

Seja de onde você mora agora ou no lugar para onde pretende se mudar, fique de olho aqui no MeuLugar para conferir cada vez mais conteúdos com dicas de decoração e inspiração para o seu lar!