Você ama o seu pet e o trata como um verdadeiro membro da família? Então por que não dar a ele um quarto para cachorro de luxo?! Ele com certeza merece esse mimo!

Nos últimos anos, a presença de cachorros em apartamentos passou a ser bem-vinda. Em alguns condomínios, eles ganharam até mesmo um pet place, uma área comum em que podem caminhar livremente e interagir com os vizinhos caninos.

Os cães estão cada vez mais conquistando os nossos corações, mas ainda não é o suficiente: de acordo com um relatório de tendências do Pinterest para 2022, o interior das residências será pensado também para atender às necessidades dos pets. 

Quartos para cachorro de luxo, espaços exclusivos para os animais de estimação e ambientes personalizados vão invadir os lares dos amantes dos pets. Que tal conhecer mais sobre a tendência?

Navegue pelo conteúdo:

Como fazer um quarto para cachorros?

cãozinho deitado na cama olhando para a foto

Um quarto ideal para o seu pet precisa ter tudo aquilo que ele mais ama: comida, um lugar para dormir, brinquedos e um local em que o tutor possa fazer carinho. Simples, não é mesmo?

Quando pensamos em quarto para cachorro de luxo, a primeira coisa que nos vem à mente é, de fato, um cômodo inteiro dedicado ao pet: uma cama especial, detalhes diferenciados, itens personalizados, paredes decoradas…

No entanto, embora até seja possível fazer isso, poucas pessoas têm espaço extra em casa para realizar esse sonho. 

Pensando nisso, vamos mostrar a você alternativas para montar um quarto que o seu pet vai amar no cantinho que você tem disponível. Vamos lá?

Escolha um lugar especial

cachorro deitado em caminha própria com coberta em cima do corpo. Ao lado da caminha há um vaso com planta

Dá para criar um quarto para cachorros em praticamente qualquer lugar da casa! 

Um espaço pequeno, como o vão embaixo da escada ou do banco da varanda podem se tornar um excelente refúgio para o seu pet. 

Se você tiver uma lavanderia grande ou uma área externa parcialmente coberta, é possível instalar o pet no local. O espaço pode ficar bastante aconchegante e, ao mesmo tempo, facilita a limpeza da bagunça que os animais de estimação naturalmente fazem. 

cãozinho dormindo ao lado de um leãozinho

Algumas pessoas preferem ceder ao pet um assento cativo no sofá da sala. A lateral do sofá ou do rack também são bons lugares para preparar o cantinho especial para o cão “morar”. 

Você também pode optar por dividir o seu próprio quarto com o seu cachorro — e quem sabe, até a sua própria cama.

cachorro deitado em manta acima de uma cama

Deixe o lugar seguro para o quarto de cachorro

É seu dever como tutor proteger a vida do seu pet. Portanto, procure um local livre de perigos para o cãozinho ou realize pequenas adaptações antes de instalar o animal em seu novo quarto.

cãozinho em uma cabaninha com um ossinho de brinquedo na frente

Ambientes como banheiro e cozinha são perigosos porque costumam armazenar produtos de higiene, limpeza e medicamentos tóxicos para os pets, além de utensílios afiados. Procure colocar tudo em armários altos se decidir fazer o quarto do seu cão nesses locais. 

Já no quarto e na sala, os principais perigos são os fios dos equipamentos eletrônicos e objetos pequenos. Use cubra os cabos e tomadas e use organizadores para evitar acidentes.

Em áreas como quintais e varandas, tenha cuidado com plantas, que podem ser tóxicas para os animais, e com lixeiras, para que o pet não ingira alimentos indevidos. 

Se for preciso, instale portões, portas ou grades para evitar que os animais de estimação fujam quando você não estiver de olho neles.

O que um quarto de luxo para cachorro precisa ter?

dois cachorros em uma caminha, um sentado e um de pé sobre as patinhas traseiras

Os peludos vão precisar de poucos itens no quarto, mas é claro que você pode mimá-los e acrescentar mais algumas coisinhas que eles adoram. 

A lista básica de itens que o quarto para cachorro de luxo deve ter é:

  • Caminha / almofada / tapete;
  • Tigelas de água e ração;
  • Brinquedos;
  • Produtos de higiene;
  • Petiscos.
cãozinho branco mordendo uma bolinha com vasilha de comida atrás

O mercado pet está aquecido. Em 2020, o Brasil foi o 7º país em faturamento no setor, e a expectativa é de um aumento de 22% em 2021, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB).

Isso quer dizer que os tutores contam com muitas outras opções de produtos e serviços para complementar o quarto pet — de roupinhas sob medida até a assinatura de brinquedos, só para citar alguns exemplos.

cão com cachecol com uma touca, sentado na frente de um quadro preto com giz

Quanto às caminhas, os cachorros idosos podem se beneficiar de uma cama ortopédica. Já quem tem mais de um pet pode apostar em beliches quando o espaço é limitado.

Como fazer para o cachorro ficar no próprio espaço?

cãozinho deitado em uma caminha. Ao fundo, a parede está com a pintura de flores

Depois de preparar um local pensado especialmente para o seu cachorrinho, é claro que você vai querer que ele aproveite ao máximo o próprio quarto. 

Mas como fazer isso? 

Procure associar o cantinho a interações positivas. Carinho, brincadeiras e petiscos no local escolhido são boas formas de estimular o pet a se acostumar e a curtir o novo quarto. 

Outra maneira é colocar uma peça de roupa que tenha o cheiro do tutor na caminha do animal. Assim, ele vai entender que aquele é um espaço de aconchego e segurança.

Como afastar o cachorro do quarto?

Talvez você tenha montado um espaço próprio para o seu pet justamente para que você tenha mais privacidade em seu próprio quarto. Se esse for o seu caso, como desacostumá-lo a frequentar o cômodo? 

Você pode tentar borrifar um repelente de cachorro. Trata-se de um produto em spray feito com odores naturais que os cães normalmente detestam, mas que não incomodam os humanos. 

Se não funcionar, instale um portão ou algum tipo de barreira para que o pet não tenha acesso ao quarto. Retribua o bom comportamento com petiscos e carinho. Com o passar do tempo, você vai poder retirar a barreira, pois ele não tentará mais entrar. 

Seu pet e você vivendo juntos no lar ideal

Ficou com vontade de proporcionar um quarto para cachorro de luxo ao seu pet? Então inicie a busca por um novo lar já considerando onde esse cantinho especial vai ficar!

Com as fotos e vídeos dos imóveis anunciados no QuintoAndar, você poderá ver todos os detalhes dos cômodos e planejar o quarto do seu bichinho de estimação e os ambientes que vão atender às necessidades de toda a família. 

Utilize o site ou app para procurar, financiar e comprar o seu imóvel. Todo o processo é feito com o auxílio de um time de especialistas que vão descomplicar a experiência de compra e proporcionar uma mudança tranquila para você e o seu peludo.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui