O estilo de decoração que remetia às chácaras, casas de campo e fazendas, hoje está presente em todos os lugares e ambientes. Além da beleza campestre, o quarto rústico traz uma sensação de acolhimento e bem-estar.

Por isso, muitas pessoas que residem em centros urbanos investem na decoração rústica para trazer mais natureza e tranquilidade ao ambiente de descanso.

Neste artigo, ensinamos você a montar um quarto rústico conforme as suas necessidades e gostos. Confira a seguir dicas para se inspirar e montar o quarto dos seus sonhos!

Navegue pelo conteúdo:

O que é um quarto rústico?

O quarto rústico é um espaço que remete ao ar do campo. Os objetos amadeirados, tons terrosos e quentes nas paredes, por exemplo, trazem a rusticidade ao lugar.

É possível montar um quarto com estilo rústico em qualquer espaço. Isso porque o seu acabamento simples e rudimentar se encaixa em todos os tamanhos de cômodos, além de ser muito fácil de fazer.

Quer saber como? Continue a leitura e aprenda a criar um ambiente para relaxar com muito conforto e praticidade.

Como fazer um quarto rústico?

Para fazer um quarto rústico você deve conhecer um pouco sobre o estilo. Lembre que, em casas de campo, o que impera é a madeira e os detalhes em cores mais terrosas, como o marrom, o caramelo e até mesmo o terracota.

Mas para trazer aconchego e relaxamento para o quarto, aposte na simplicidade de objetos e cores. Para te ajudar, apresentamos 9 dicas de como montar um quarto rústico.

1. Opte por paredes com tijolos

quarto infantil com berço,cavalinho de brinquedo, armários e itens de madeira e parede de tijolos

Tijolos em cerâmica imitam a madeira e trazem um ar diferente ao seu lugar de descanso. Se preferir, invista em papéis de parede que se assemelham aos tijolos de verdade.

Escolha cores que combinem com o restante da decoração do quarto. É ideal que a cama esteja bem posicionada na parede de tijolos. Assim, o visual do lugar terá equilíbrio.

2. Aplique um papel de parede rústico

Caso não goste ou não seja possível trabalhar com os tijolos, é possível decorar o quarto rústico usando um papel de parede que tenha desenho de flores, plantas e demais elementos da natureza. O ideal é que a arte tenha cores amadeiradas e mais naturais.

Leia também: 7 formas diferentes de usar o papel de parede

3. Aposte no guarda-roupa rústico

O guarda-roupa rústico pode ser de madeira com um design mais antigo ou mais moderno. De qualquer forma, você pode variar a tonalidade da madeira para combinar com o piso ou com demais elementos do ambiente.

4. Cuide na hora de definir a iluminação

quarto aconchegante com armário de madeira e boa iluminação

O quarto rústico deve ter uma iluminação adequada. Se o seu quarto possuir janelas maiores, é interessante aproveitar a luz natural.

Para ambientes com janelas pequenas, vale a pena investir um lustre rústico, como em luminárias de palha, por exemplo. 

E na hora de escolher as lâmpadas, prefira as de cor amarela, agregando mais rusticidade ao espaço.

5. Utilize espelhos com moldura de madeira

quarto rústico com cômoda de madeira e espelho retangular na parede

Ideais para aumentar o ambiente, também agregam à decoração do quarto rústico. Você pode colocá-lo próximo de prateleiras ou pequenas estantes para combinar com o visual do quarto. 

6. Agregue conforto com tapetes

cômoda rústica em quarto com tapete e notebook em cima do tapete, o ambiente tem ar aconchegante

Os tapetes dão um toque de aconchego a qualquer ambiente. No quarto rústico, adote cores claras, se tiver um piso escuro, ou mais escuras, no caso de pisos claros, para dar contraste. A dica aqui é preferir materiais naturais, como sisal, e cores que lembrem elementos da natureza, como marrom, verde etc.

7. Não se esqueça das plantas

beira da cama com lençois brancos, ao lado de uma mesa de cabeceira de madeira com plantas em cima

Você já deve ter entendido até aqui que a natureza é primordial para compor um ambiente rústico, não é mesmo? Então, é claro que tem que ter plantas no seu quarto rústico!

Elas podem ser colocadas no chão ou em prateleiras, a depender do espaço que você tem disponível. Ou se preferir, coloque em cima de uma mesa de cabeceira. 

Leia também: Plantas de sombra: quais as espécies mais indicadas para dentro do apartamento ou casa

8. E que tal uma cabeceira rústica?

cama com cabeceira rústica, dois travesseiros, mesas de cabeceira e quarto aconchegante

Não é necessário investir em uma cama de ferro ou em tons amadeirados para compor o ambiente. É possível usar a sua própria cama e incluir objetos rústicos ao seu redor, como a cabeceira.

Investir em um cabeceira de madeira ou em tons amadeirados já muda o visual da sua cama. 

Você ainda pode utilizar lençóis e capas de travesseiros que remetem aos ares do campo. Dessa forma, a combinação com a cabeceira rústica será perfeita.

Cabeceira com tinta na parede

Se não for possível adotar uma cabeceira de madeira, você pode pintar a parede e posicionar a cama no local ideal.

Vale usar a cor da sua preferência, desde que combine com os outros objetos do quarto.

Essa ideia é simples, econômica e criativa. Para agregar mais valor à parede, vale pendurar acessórios em crochê e em palha.

9. Adote móveis complementares

cama rústica ao lado de mesa de cabeceira, relógio pequeno antigo, vaso de flor e abajur antigo

Além dos móveis já mencionados, como a cama e o guarda-roupa, invista em outros com funcionalidades complementares que agreguem ao ambiente. 

Aparadores, baús, prateleiras e mesas de cabeceira são apenas algumas das opções. Na hora de escolher, opte por tons amadeirados ou feitos de madeira. Isso trará mais aconchego ao espaço.

Se preferir, pinte os móveis que você já tem em tons de areia. Assim, você economiza e ainda trabalha a criatividade.

10. Prefira pisos de madeira (ou que imitem madeira)

Para terminar de compor o ambiente no estilo rústico, os pisos de madeira são os queridinhos. Mas lembre-se de escolher um material que seja resistente e durável, para não exigir manutenção num curto período de tempo. Nesse sentido, você pode optar também por pisos que imitem madeira, fica um charme!

Tipos de decoração de quarto rústico

Apresentamos os itens essenciais para montar o seu quarto no estilo rústico. Agora aprenda quais são os principais tipos de quarto com essa decoração  e se inspire ainda mais na hora de criar o seu.

1. Decoração de quarto rústico simples

Com os itens apresentados ao longo do artigo é possível montar um quarto rústico simples. Para isso, não exagere na mobília, foque nos objetos que atendam suas necessidades.

Uma mesa de cabeceira, guarda-roupa, cama, espelho e plantas já compõem perfeitamente o quarto nesse estilo e trazem o ar do campo para o seu espaço de descanso.

2. Quarto rústico de casal

quarto rústico de casal com iluminação noturna aconchegante

O quarto de casal envolve a mesclagem da personalidade e dos itens de ambas as pessoas. Por isso, aposte em algo mais descontraído, mas sem perder a harmonia.

Por exemplo, você pode incluir um piso de madeira que combine com o guarda-roupa e a cabeceira da cama em tons mais escuros, e usar o espelho, tapete e lustre de madeira clara para dar um contraste.

Se o estilo de vocês for muito diferente, encontre um ponto em comum e trabalhe o contraste de cores a partir disso.

3. Quarto de bebê no estilo rústico

É possível montar um espaço de muito aconchego para o bebê nesse estilo. Berços de madeira e estantes em tons marrons são o suficiente para isso!

Também vale a pena investir em um piso amadeirado e quem sabe adicionar uma pintura rupestre na parede, contando com um tapete feito em fibras naturais para o arremate final.

Acorde todos os dias no quarto dos seus sonhos

Está planejando a decoração do seu quarto ideal, mas ainda não encontrou a casa perfeita? Nós, do QuintoAndar, podemos ajudar! Aqui você encontra casas e apartamentos de todos os tamanhos e estilos para montar o seu quarto rústico da forma que quiser!

Nossos filtros de pesquisa permitem encontrar o imóvel ideal em cerca de 40 cidades brasileiras. E você ainda pode visualizar todos os ambientes sem sair da sua casa, graças às fotos profissionais disponíveis em nosso site e app – além da opção de fazer um tour virtual.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar