Com imóveis cada vez menores nas cidades, o quintal pequeno vem se tornando uma realidade bastante comum nas casas. 

Mas ser pequeno não significa que esse seja um espaço perdido na residência, muito pelo contrário. Com planejamento, um bom projeto e dicas de decoração e organização, é possível ter um espaço bastante funcional para receber a família e amigos

Se você quer saber como decorar um quintal pequeno na sua casa, continue acompanhando esse conteúdo com ideias para se inspirar!

Navegue pelo conteúdo

O que colocar em um quintal?

quintal com churrasqueira, poltronas e mesinhas

Antes de avaliar sobre o que colocar no quintal pequeno, é preciso pensar sobre a intenção de uso desejada para o espaço. 

Vai precisar integrar com algum outro tipo de ambiente para aproveitar os espaços, como um quintal com lavanderia, por exemplo?

Dependendo da utilidade, alguns itens serão essenciais, como churrasqueira, mesa, pia, ou outros eletrodomésticos.  

Você pode se interessar: 6 ideias de como decorar quintal com piscina

Como planejar o quintal pequeno?

quintal pequeno com luzes pisca pisca e sofá confortável em frente a uma churrasqueira

Com o espaço reduzido, é ainda mais importante contar com um planejamento para cada pedaço do quintal. O espaço das paredes também deve ser considerado para armazenar utensílios e para decoração. 

A ideia aqui deve ser de verticalização, ou seja, quanto mais alto for a mobília, especialmente se der para utilizar todo o espaço do chão até o teto, melhor. 

Se você tem espaço para fazer um quintal pequeno churrasqueira, também precisa pensar bem sobre onde colocar o equipamento, que ocupa espaço. 

O ideal é que as churrasqueiras sejam pequenas. As pré-moldadas são boas opções para otimizar o espaço.

Além disso, é preciso analisar se é possível incluir um espaço para preparar os alimentos e providenciar assentos para oferecer a melhor experiência de um bom churrasco.

Tem o sonho de ter uma piscina em casa? As piscinas infláveis são uma boa opção, já que podem ser desmontadas quando não estão sendo usadas e liberar a área. 

Como deixar o quintal pequeno bonito sem gastar muito?

Para deixar seu quintal pequeno bonito é preciso pensar em cada detalhe. Veja os principais pontos que exigem atenção e como deixar o espaço bonito sem gastar muito. 

Analise o espaço e planeje a sua utilidade

Antes de começar a montar o quintal pequeno, analise o espaço disponível e planeje a utilidade que ele terá. 

Avalie qual será o orçamento disponível para fazer o seu quintal pequeno

Hoje há opções para todos os bolsos. Essa informação será primordial para a escolha dos materiais, dos móveis e também da compra dos eletrodomésticos, se for o caso. 

Pense que você também pode fazer o seu quintal pequeno em etapas. Se você quer fazer um quintal pequeno churrasqueira, por exemplo, pode começar com a estrutura da churrasqueira, deixando o espaço para acomodar melhor as visitas para outro momento — enquanto isso, aproveite com quem mora com você (ou até mesmo sozinho!). 

Revestimentos

área externa com revestimentos de madeira e móveis em tons claros

A escolha dos revestimentos é uma etapa importante na hora de fazer o seu quintal pequeno. Hoje, existem diversas opções apropriadas para espaços externos, justamente por isso é essencial ter atenção. 

Se o espaço for aberto, ou se tiver a possibilidade de colocar uma piscina inflável, é importante que o piso seja antiderrapante para evitar acidentes. Algumas opções interessantes são:

  • Grama sintética: oferece ótimo custo-benefício. Além de deixar o ambiente bonito, pode ser instalada sobre qualquer tipo de piso, exceto terra, porque não permite que o produto seja colado.
  • Pedra São Tomé: é antiderrapante, tem alta resistência, absorve a água rapidamente e é antitérmica, ideal para espaços que recebem a luz direta do sol. Possui diferentes cores e formatos.
  • Madeira: torna o ambiente bastante acolhedor e, com o tratamento certo, torna-se bastante resistente à água e ao sol. 
  • Cascalho solto: confere ao espaço um clima mais intimista e descontraído. Os elementos naturais, combinados com vegetação, deixam qualquer ambiente mais agradável. Mas é preciso cuidado se o quintal pequeno for utilizado por crianças. 
  • Borracha: uma alternativa bastante prática e moderna. São fáceis de serem instalados, além de baratos. Proporcionam suavidade no andar, sendo ideal para casas com crianças, por amortecer impactos. 
  • Microcimento suavizado: muito resistente e impermeável, é ideal para áreas molhadas e pela resistência alta aos raios UV. Pode ser instalado sobre qualquer piso já instalado, exceto madeira. 

Decoração

decoração com plantas em quintal pequeno e sofás e poltronas

A decoração é um dos pontos-chave para ter um quintal pequeno bonito e aconchegante. Dependendo do estilo desejado, você pode usar elementos que oferecem requinte e modernidade ao ambiente. 

Porém, é importante medir o espaço e os móveis que você gostaria de ter no ambiente, para que não ocupem espaço demais e você perca área de circulação.

Por exemplo: se um sofá e poltronas forem demais para o local, opte por uma mesa pequena com cadeiras — em madeira fica um charme!

Acompanhe o próximo tópico para ideias de decoração para quintais pequenos!

Como decorar um quintal bem pequeno?

1. Cores

A definição das cores é uma parte importante do projeto, e deve seguir o estilo idealizado. Se você quiser um quintal pequeno sofisticado, pode usar cores neutras, como branco, tons off white e bege. 

Já se a ideia for criar um ambiente moderno e descontraído, deve dar preferência para cores vivas. Os tons terrosos ficam bem em espaços rústicos. 

2. Materiais

mesa de madeira com cinco cadeiras ao redor

Se o quintal pequeno for exposto ao sol e chuva, lembre-se de que todos os itens de decoração devem ser feitos com materiais duráveis, ou devem receber tratamento adequado. 

No caso de mesas e cadeiras, por exemplo, devem ser feitas de fibras sintéticas, como alumínio, inox ou madeira tratada. Já os estofados, devem ser de tecidos impermeáveis, próprios para áreas externas, e a estrutura também deve ser feita em material adequado, como nas mesas.

Se o orçamento estiver curto, você pode optar por transformar paletes em móveis e depois pintar ou tratar a madeira. 

Leia também: Sofá de palete: principais modelos e como fazer

3. Jardim

jardim vertical em parede na área externa

As plantas dão um charme a mais em qualquer ambiente. No quintal pequeno, elas podem ser colocadas em vasos pequenos, penduradas na estrutura da cobertura ou também pode ser criado um jardim vertical

Se você gosta de cozinhar, pode fazer uma horta com temperos do dia a dia e até mesmo alguns pés de alface. 

Lembre-se de que, em um quintal pequeno, cada centímetro é importante. Escolha, então, plantas que cresçam para cima, e não para os lados, e não exagere na quantidade dos vasos no chão. 

4. Iluminação

quintal pequeno iluminado por luzes pisca-pisca e por uma vela no fim do dia

Aposte em lanternas de piso, spots decorativos, e até lâmpadas penduradas em forma de varal. Acima da mesa, ou da área da churrasqueira, instale uma luminária que garanta a luz ideal mesmo nos eventos feitos à noite. 

A iluminação é o arremate final para tornar o seu espaço acolhedor e aconchegante.  

Decore seu quintal pequeno na sua nova casa

Um estudo realizado por meio de uma parceria entre o QuintoAndar e o Datafolha mostrou que as pessoas aproveitam suas casas das formas mais diversas possíveis. Mas existem algumas preferências que costumam agradar à maioria. 

Esse é o caso de 81% dos brasileiros que gostam de cozinhar em casa, especialmente na hora de receber os amigos, como é o caso de 76% dos entrevistados.

E todos esses costumes podem ser melhor aproveitados quando a pessoa tem um espaço apropriado para preparar suas refeições, curtir com os amigos e poder praticar seu hobby favorito, mesmo que seja em um quintal pequeno. 

Se você compartilha desses gostos, mas não conta com um ambiente propício para receber em sua casa, conte com a ajuda do QuintoAndar para encontrar seu lar ideal!

São mais de 70 filtros de busca, o que vai otimizar suas pesquisas por casas com quintal. Com fotos profissionais e com a possibilidade de fazer tour virtual, vai ficar muito mais fácil encontrar seu quintal dos sonhos!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar