Ter uma piscina no quintal de casa é o sonho de muitos! Até porque, uma piscina, independentemente do tamanho, é um convite para se refrescar no verão, chamar os amigos para um churrasco e serve também para queimar umas calorias nadando todos os dias de manhã.

Enfim, ter uma piscina em casa tem muitos benefícios e, se esse é seu sonho, vamos te ajudar a colocá-lo em prática. Sim! Abaixo, separamos 6 ideias de como decorar o seu quintal com uma bela piscina.

Lembrando que, se seu quintal for pequeno, fique tranquilo! Dá pra criar um ambiente só planejando e otimizando o espaço. 

Continue lendo esse texto e inspire-se!

Como decorar o quintal com piscina?

Como decorar o quintal com piscina

Piscina é sinônimo de diversão e alegria. Por isso, a escolha do tipo de piscina deve trazer aquela ideia de conforto e relaxamento. 

Além disso, você pode decorar seu quintal com uma piscina que continue toda a decoração da sua casa.

Por exemplo, se dentro da casa a decoração é minimalista, prefira uma piscina mais simples, com menos detalhes. Se for retrô, escolha uma piscina menor e dê espaço para outros itens de decoração. Já o estilo elegante, pede uma piscina com borda infinita, não é mesmo?!

Dessa forma, faça essa continuação da decoração que dá tudo certo! Agora vamos pensar na parte prática.

Para se ter uma piscina no quintal (seja ele pequeno ou grande) é preciso levar em consideração alguns pré-requisitos de engenharia e arquitetura.

Assim, o passo a passo é:

  • Escolher o local onde ficará a piscina e observar a trajetória do sol para saber se ali terá incidência solar.
  • Depois meça a área e vá atrás dos modelos disponíveis no mercado que caiba naquele local.
  • Em paralelo, faça umas pesquisas de preços e opte por uma piscina que esteja dentro do seu orçamento. Uma dica: na época chuvosa os preços são mais atrativos. 
  • Assim, decida qual o formato de piscina você quer e o material, que pode ser de concreto, fibra ou vinil. Lembre-se que a piscina não precisa ter mais que 1,40m, o padrão de 1,20m e 1,40m é ideal para crianças e adultos.
  • Feito isso, contrate um engenheiro, arquiteto ou empresa especializada para colocar a piscina no seu quintal. Além disso, se você tiver a planta da casa é ideal, pois assim, nenhum encanamento ou estrutura será danificada. 
  • Pense também em ralos para escoamento e drenos em torno da piscina para evitar acúmulo de água após o uso da piscina e também em épocas de chuvas.
  • Piscina instalada, pense em uma iluminação decorativa para deixar tudo lindo, iluminado e especial à noite. 
  • Investir em paisagismo também é uma boa ideia, mas se seu quintal for pequeno, prefira espécies de plantas menores para não ocupar espaço.
  • E, para terminar, um sistema de aquecimento é uma excelente opção para usar a piscina nos dias frios.

Agora, se o orçamento está baixo e, mesmo assim, você quer uma piscina, as infláveis são uma excelente opção. Existem vários tipos no mercado e o bom é que você pode montá-la no verão e guardá-la no inverno. Ou seja, pode usar o espaço da piscina com outras coisas também.

Leia também: Aprenda o passo a passo de como fazer uma piscina em casa

6 ideias de como decorar o quintal com piscina

Você sabe o passo a passo de como ter uma piscina no quintal, agora vamos te ajudar a decorar esse local com 6 dicas. Confira!

1.  Quintal com piscina e churrasqueira

Quintal com piscina e churrasqueira

Além da piscina, é importante ter uma churrasqueira se você adora reunir os amigos e a família para cozinhar. 

Desse modo, escolha uma churrasqueira que combine com a sua casa. As gourmets estão super em alta e cabem bem em qualquer espaço, seja ele pequeno ou grande.

Para completar seu quintal, compre mesas com ombrelone tanto para tomarem sol em volta da piscina, quanto para terem um local para comer. 

Se você quiser seguir a linha elegante, pense em mesas de metal e com estilo moderno. Agora, se você preferir a linha rústica, aposte em uma mesa grande de madeira.

Invista também em plantas de espécies variadas e traga o verde para o seu quintal. E, não se esqueça da iluminação noturna.

Você pode se interessar: 16 plantas para jardim capazes de resistir a tudo

2. Quintal pequeno com piscina e churrasqueira

Quintal pequeno com piscina e churrasqueira

Se sua área externa for pequena e você está cansado da churrasqueira elétrica, tem solução também.

Nesse caso, o ideal é fazer a piscina nos cantos do quintal, pois assim você ganha espaço para a churrasqueira, um balcão e um espaço menor para mesas. Desse modo, opte por bistrôs com 4 cadeiras.

Vale lembrar que o formato da piscina não pode atrapalhar a circulação de pessoas. Assim, faça todo o planejamento de acordo com o tamanho ideal — mesmo que isso indique a construção de uma piscina pequena ou média — e escolha um formato mais retangular.

3. Quintal com piscina e jardim

Quintal com piscina e jardim

O jardim é uma opção para quem tem muito espaço. Desse modo, para ter um, você não precisa abrir mão de uma churrasqueira, mesas ou espreguiçadeiras.

Traga a piscina para o seu jardim e não o contrário. Como o jardim é o que vai chamar mais atenção, você deixa a piscina como elemento secundário e como uma forma de complementar o ambiente.

Assim, aposte no paisagismo e nas áreas próximas à piscina, escolha plantas que são impermeáveis e em grama. Isso porque ela, além de deixar todo o espaço nivelado e uniforme, não é escorregadia e aceita móveis em cima. 

Você pode escolher entre grama artificial e natural. Vale lembrar que ambas precisam de cuidados e manutenção, por isso, antes de decidir, converse com um paisagista para fazer a melhor escolha. 

Você não precisa colocar grama em todo o quintal, misture os ambientes com piso também. Lembre-se, no entanto, que nas bordas da piscina o recomendado é ter um deck para que não ocorra acidentes.

Agora, se ter um jardim é indispensável para você, e seu quintal é pequeno, deixe a churrasqueira de lado e construa um espaço encantador. 

Isso porque a fumaça e o calor da churrasqueira podem danificar as plantas e deixar o local abafado. Entretanto, você pode investir em um jardim suspenso para não deixar a natureza de fora do seu quintal!

4. Escolha móveis confortáveis

Escolha móveis confortáveis

Piscina ok, churrasqueira ok, jardim: ok. 

Agora faltam os móveis! Acima comentamos sobre mesas, cadeiras, ombrelones e espreguiçadeiras. Mas o quintal precisa de mais, assim, a dica é: aposte em móveis confortáveis.

Como sofás de metal, que são mais resistentes às mudanças de tempo, cadeiras e mesas de madeira, capas de almofadas artesanais e bancos vintages para compor o ambiente.

Ou seja, sempre priorize o conforto na hora de escolher a mobília.

Leia também: Aprenda como fazer banco de madeira em poucos passos

5. Aposte nos detalhes

 Aposte nos detalhes

Para completar a decoração, nada melhor do que acrescentar itens únicos e individuais seus e da sua família.

Aposte em vasos de plantas feitos por artistas locais, kits de churrasco divertidos ou elegantes, talheres rose gold ou dourados para variar. 

Você também pode preencher as paredes de fotos da família, quadro com rolhas de vinhos já abertos, itens da sua cultura, boias divertidas para as crianças e não se esqueça de criar um cantinho com toalhas, roupões e protetor solar! 

6. Invista em cores quentes e alegres

Invista em cores quentes e alegres

Para combinar com o verde do jardim, e o azul da água, invista em cores quentes ou em tons alegres misturados com o branco. 

Nada de paredes pretas e tons terrosos, deixe essas cores para os móveis. Além disso, apostar um papel de parede 3D, geométrico ou de listas pode ser uma boa opção de decoração.

Encontre seu quintal com piscina no QuintoAndar

Se você sonha com um quintal com piscina, provavelmente gosta de ter a casa cheia de familiares e amigos. E saiba que o Censo do QuintoAndar mostra que 76% dos brasileiros também gostam de receber e 81% têm como hobby cozinhar em casa.

Se hoje o seu lar não oferece essa possibilidade, não se preocupe! O QuintoAndar pode te ajudar com isso!

Com os mais de 70 filtros de busca, dá para você filtrar um imóvel — para alugar ou comprar — com um quintal que já tem piscina, e aí você só precisa decorar do jeito que você quiser! 

Aproveite também para ver as fotos profissionais e até fazer um tour virtual pelo imóvel. Assim, já dá para começar a planejar a decoração!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar