O programa Classificados da Vizinhança começou como uma ideia do QuintoAndar pra criar uma rede de empatia e fortalecer pequenos negócios de bairro afetados pela crise do coronavírus, estreitando seus laços com suas comunidades. Mas uma parceria com a Nuvemshop, empresa especializada em plataformas de e-commerce, levou o projeto a um passo além. Pelos próximos 60 dias, os mais de 2 mil empreendedores cadastrados pela imobiliária digital poderão criar e gerir lojas virtuais de forma gratuita, pra venderem seus produtos.

Uma turbinada nos Classificados da Vizinhança

Com a iniciativa, o QuintoAndar quer estimular a expansão dos comércios de bairro, apontando ferramentas pra que eles tenham mais oportunidades de atuar online. Não apenas durante, mas também depois do fim da quarentena forçada pela pandemia de Covid-19. 

Para inaugurar a parceria, as empresas ofereceram, juntas, uma palestra ao vivo pelo Instagram. Pra que os pequenos negócios locais, sem familiaridade com os meios digitais, possam encontrar os melhores caminhos pra chegarem nos seus consumidor via internet.

“Com a pandemia e principalmente com o isolamento social, nós vimos que essas pequenas marcas, que antes trabalhavam apenas no mundo físico ou no boca a boca, elas precisaram entrar entrar no mundo digital pra continuarem vendendo. E notamos que, mais do que ser uma vitrine, a gente poderia ajudar com outros meios e até com conhecimento, pra esses negócios prosperarem durante essa fase. E foi daí que surgiu essa ideia da conversa entre QuintoAndar e Nuvemshop e de fazer essa parceria”, disse Flávia Mussalem.

QuintoAndar e Nuvemshop ensinam: como vender pelo Instagram

Na palestra, que aconteceu na quinta-feira (14/05), no Instagram do QuintoAndar, a Head de Marketing do QuintoAndar, Flávia Mussalem, e a Head de Comunicação da Nuvemshop, Mylena Gama, falaram sobre como usar a rede social para divulgar produtos e aumentar as vendas.

Veja abaixo a íntegra do papo:

Sobre a Nuvemshop

A Nuvemshop é uma solução tecnológica de e-commerce pensada pra que micro, pequenas, médias e grandes empresas possam criar sua própria loja online autogerenciável. Sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Hoje, a empresa conta com mais de 35 mil lojas, que vão desde pequenos empreendedores, como os que estão cadastrados nos Classificados da Vizinhança do QuintoAndar, até grandes varejistas. 

“A plataforma é simples e intuitiva pro pequeno empreendedor. Já conversei com clientes que criaram lojas do dia pra noite e já começaram a vender. O que mostra com realmente ela é simples. Mas também atende a grandes varejistas, que têm operações mais complexas, já que ela tem várias integrações e funcionalidades que atendem negócios maiores”, contou Mylena Gama.

Aumento da busca pelo e-commerce

O e-commerce foi visto e está sendo muito usado como a ferramenta para que os empreendedores que tiveram que fechar seus negócios físicos durante a pandemia possam continuar vendendo seus produtos.

“Estamos vivendo um crescimento muito grande e recebendo muitos novos lojistas na nossa plataforma. E ficamos muito felizes porque a Nuvemshop tem o propósito de potencializar histórias de sucesso. E quando vemos essas histórias chegando, vemos pessoas que estão realmente ali através dessas lojas mantendo seus negócios e a renda familiar. Ficamos muito felizes com isso. E também por termos encontrado parceiros como o QuintoAndar, que nos permite encontrar mais pessoas e levar esse conhecimento. Porque existia essa noção de que era muito difícil vender online e estamos aqui pra mostrar que não”, afirmou a representante da Nuvemshop.