Entre janeiro e agosto deste ano, o QuintoAndar fez um levantamento com os seus usuários pra entender melhor o comportamento deles na hora de buscar imóvel pra comprar ou alugar. A melhor forma que a imobiliária digital encontrou de fazer isso foi avaliar quais são os filtros mais usados pelas pessoas nessa busca. E a possibilidade de ter animais de estimação foi a opção mais acionada de todas (em 23% das ocasiões), com bastante vantagem sobre as demais. 

Tem um imóvel pra alugar? Saiba como fazer isso sem burocracia Acesse o guia

Bichos de estimação

Aliás, se você tem um imóvel pra alugar, permitir a presença dos bichinhos é uma ótima forma de atrair mais inquilinos em potencial, por exemplo. Mas, claro, o proprietário tem a opção de não aceitar animais em sua casa ou apartamento. 

Já se você precisa buscar imóvel pra alugar, o ideal é tentar um diálogo com o proprietário em relação aos pets na fase de negociação. E procurar saber com ele se há alguma restrição específica no condomínio. 

“Os condomínios não podem impedir que condôminos, mesmo inquilinos, tenham e mantenham animais de estimação em seus imóveis. A não ser que eles representem risco à saúde ou à segurança. E, ainda assim, a proibição deve ser precedida de assembleia geral, e o síndico não pode decidir sozinho. O condomínio pode também estabelecer regras de circulação e áreas específicas para asseio dos animais”, afirmou Arthur Malcon, gerente-executivo de estratégia do Quinto Andar, à Exame.

Outras formas de buscar imóvel

Após a permissão pra animais, os imóveis “perto de metrô ou trem” e os “mobiliados” foram os dois filtros que mais apareceram, cada um em um total de 14% nas buscas. Seguidos, curiosamente, por “não mobiliados” (10%), “armário na cozinha” e “piscina” (ambos com 8%).

Filtros com mais buscas em 2020:

Conforto e praticidade

Conforme analisou Arthur Malcon, um dos destaques do estudo foi o aumento em alguns dos filtros que estão diretamente relacionados a conforto e praticidade. 

“O maior uso de opções como ‘sol da tarde’, ‘vista livre’, ‘chuveiro a gás’ e ‘tomadas novas’ indica que as pessoas, por conta da restrição à circulação imposta pela pandemia (de Covid-19), estão interessadas lares que oferecem mais itens de conforto, pois estão passando mais tempo em casa”, disse o gerente-executivo de estratégia do QuintoAndar.

As buscas indicam, também, que as pessoas estão valorizando imóveis mais práticos e equipados, de forma a compensar com eficiência o aumento natural nas contas de consumo, conforme completou Arthur Malcon.

Filtros que mais cresceram em 2020:

Usar os filtros na busca por imóveis é a melhor forma de você encontrar a casa ou o apartamento que tem a sua cara. Você sabia que o QuintoAndar oferece 66 formas diferentes pra você refinar sua busca? Veja aqui como pode ser feita essa pesquisa.