Descobrir o ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil pode oferecer um panorama valioso para quem busca um lugar para viver ou investir.

Afinal, morar nessas regiões oferece uma série de vantagens que podem influenciar positivamente a qualidade de vida dos moradores, como segurança, estabilidade financeira, acesso à serviços e, é claro, muita tranquilidade. 

Ficou curioso e quer saber quais são as maiores rendas per capita do Brasil? Então continue a leitura deste artigo e saiba mais!

Navegue pelo conteúdo:

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Leia também: Conheça as 10 cidades mais seguras do Brasil para morar em 2024

Ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil

Antes de saber qual é o ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil, é fundamental entender o significado desse indicador. 

A renda per capita é um indicador econômico que reflete a média da renda total de uma determinada região, como um país, estado, cidade ou até mesmo um bairro. 

Esse indicador é muito utilizado para avaliar o padrão de vida e o próprio nível de desenvolvimento econômico de um local. Assim, esse dado influencia diretamente em aspectos como acesso à serviços, lazer e oportunidades de emprego, por exemplo.

Para saber qual é a renda per capita, é só dividir o valor do Produto Interno Bruto (PIB) pelo número de habitantes daquela região. Nesse sentido, quanto maior a renda per capita, maior é o poder de compra dos habitantes e, geralmente, melhor é a qualidade de vida.

Entre as maiores rendas per capita do Brasil, estão duas cidades do estado de Minas Gerais, duas do Rio de Janeiro, uma do Pará, uma do Espírito Santo, uma de São Paulo e outra do Mato Grosso. 

Confira abaixo o ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil. 

A tabela faz referência à última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2021. 

PosiçãoMunicípioEstadoPIB per capita, em R$
Catas AltasMinas Gerais920.833,97
Canaã dos CarajásPará894.806,28
São Gonçalo do Rio AbaixoMinas Gerais684.168,71
ItatiaiuçuMinas Gerais610.779,65
Presidente KennedyEspírito Santo580.174,17
Conceição do Mato DentroMinas Gerais519.040,92
MaricáRio de Janeiro511.810,82
SaquaremaRio de Janeiro511.810,82
Paulínia São Paulo457.517,70
10°Campos de JúlioMato Grosso455.828,10
Fonte: IBGE

Quais cidades têm a maior renda per capita do Brasil?

Imagem da vista aérea de Diamantina, em Minas Gerais, para ilustrar matéria sobre as maiores rendas per capita do Brasil
4 das 10 cidades com a maior renda per capita do Brasil estão em Minas Gerais

Agora que você já sabe que Catas Altas, em Minas Gerais, é a cidade com maior renda per capita do Brasil, vamos entender melhor a pesquisa?

Considerando os dados do IBGE, é possível visualizar que, apesar da produção ainda estar concentrada nas grandes cidades, os maiores destaques econômicos do Brasil estão em municípios de pequeno porte – e não nos principais centros urbanos do país.

Além disso, o setor extrativo é o grande destaque. 

Em outras palavras, a pesquisa aponta que a participação das capitais caiu em 27,6% – a menor série histórica. Enquanto isso, a participação de municípios que não são capitais no PIB brasileiro representou 72,4% em 2021.

Dessa forma, nesses municípios estão as maiores rendas per capita do Brasil:

1. Catas Altas (MG)

2. Canaã dos Carajás (PA)

3. São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

4. Itatiaiuçu (MG)

5. Presidente Kennedy (ES)

6. Conceição do Mato Dentro (MG)

7. Maricá (RJ)

8. Saquarema (RJ)

9. Paulínia (SP)

10. Campos de Júlio (MT)

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Explore os municípios brasileiros: Conheça as 7 cidades mais quentes do Brasil e o estilo de vida nessas regiões

1. Catas Altas

Imagem do Santuário da Serra do Caraça, em Catas Altas, registrada pela prefeitura do município para ilustrar matéria sobre o ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil
Catas Altas é uma cidade histórica que integra o Circuito do Ouro – ao longo da Estrada Real

Cata Altas, em Minas Gerais, é a cidade com maior renda per capita do Brasil.

Com uma população estimada em 5.465 habitantes em 2021, ano em que foi feita a pesquisa, a principal atividade econômica da região é a indústria extrativista de minério de ferro.

E não seria para menos: o próprio nome da cidade histórica remonta à época em que escavações eram feitas no alto dos morros. Nesse sentido, “Catas” significa garimpo

Além do forte poder econômico, a região é considerada a terra do vinho de jabuticaba e é conhecida por abrigar a Serra do Caraça, conhecida por abrigar a Serra do Caraça, um dos patrimônios estaduais de Minas Gerais. 

E por falar no estado, Catas Altas está localizada a uma distância de 119 km de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais.

2. Canaã dos Carajás

A segunda cidade que compõe o ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil também tem a indústria extrativista de minério de ferro como principal atividade econômica

A uma distância de 779 km de Belém, no sudeste do interior do Pará, a população de Canaã dos Carajás à época da pesquisa era de 39.103 habitantes. 

Saiba mais: Metro quadrado mais caro do Brasil: conheça os bairros mais valorizados de 6 cidades no país para alugar um imóvel

3. São Gonçalo do Rio Abaixo

São Gonçalo do Rio Abaixo tem uma das maiores rendas por pessoa do país. 

Dona do 3° lugar no ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil, o município de Minas Gerais fica a uma distância de 89 km de Belo Horizonte, a capital do estado, e também tem a indústria extrativista de minério de ferro como a principal atividade econômica da região. 

CTA BH

Agora que você já sabe que São Gonçalo do Rio Abaixo fica pertinho de Belo Horizonte, que tal explorar os imóveis disponíveis na capital de Minas Gerais? Clique aqui para conferir as ofertas para alugar ou veja algumas opções para comprar abaixo.

4. Itatiaiuçu

Em seguida, Itatiaiuçu, também no estado de Minas Gerais, é mais uma das cidades com as maiores rendas per capita do Brasil. 

Por lá, a indústria extrativista de minério de ferro também é o principal destaque da economia da região. 

Localizada a uma distância de 76 km de Belo Horizonte, foram registrados cerca de 11.354 moradores durante a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021. 

5. Presidente Kennedy

O 5° colocado no ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil é o município de Presidente Kennedy, no Espírito Santo. 

Localizada a uma distância de 155 km de Vitória – capital do estado – a cidade registrou uma população de 11.741 habitantes durante a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021. 

A indústria extrativista de petróleo e gás é o principal setor econômico da região. 

Quando o QuintoAndar administra, o aluguel é garantido todo dia 12
Quando o QuintoAndar administra, o aluguel é garantido todo dia 12 Anunciar imóvel

6. Conceição do Mato Dentro

Imagem da vista aérea de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais
Conceição do Mato Dentro ocupa o 6° lugar da lista

A última representante de Minas Gerais no ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil é Conceição do Mato Dentro.

A pequena cidade do interior do estado fica a uma distância de 167 km de Belo Horizonte e, assim como as demais representantes de Minas Gerais, também tem a indústria extrativista de minério de ferro como a principal atividade econômica da região. 

À época da pesquisa liderada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município registrou 17.438 habitantes. 

Leia também: Metro quadrado mais caro de BH: conheça os 10 bairros mais caros da cidade

7. Maricá

Imagem da vista panorâmica de Maricá, no Rio de Janeiro, mostra mar, faixa de areia e vegetação que circunda imóveis na região
Maricá é a 7° cidade com a maior renda per capita do Brasil

Maricá é a primeira representante do estado do Rio de Janeiro entre as cidades com as maiores rendas per capita do Brasil. 

Com uma população estimada em 167.688 moradores durante a pesquisa idealizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a principal atividade econômica da região é a indústria extrativista de petróleo e gás.

Localizada a cerca de 60 km da capital do estado, Maricá tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado alto (0.765 em uma escala de 0 a 1.000). 

Justamente por isso, a cidade é uma excelente opção para quem quer tranquilidade para viver bem, sem abrir mão de estar perto de um dos principais centros urbanos do país. 

Explore o Rio de Janeiro

Está pensando em se mudar para o estado? Então clique aqui para acessar as ofertas disponíveis para alugar no Rio de Janeiro ou confira algumas opções selecionadas abaixo. 

8. Saquarema

Imagem da vista aérea de Saquarema, no Rio de Janeiro, mostra mar, faixa de areia, vegetação e imóveis que compõem a região
Saquarema também está na lista das maiores rendas per capita do Brasil

Saquarema, também no Rio de Janeiro, é o último município do estado que integra o ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil. 

A indústria extrativista de petróleo e gás também é a principal atividade econômica da região que ocupou o 8° lugar na lista. 

Durante a pesquisa, a cidade registrou 91.938 moradores na cidade que fica a uma distância de 114 km da capital do Rio de Janeiro. 

Outro destaque da região é o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0.709: valor considerado alto para uma escala de 0 a 1.000.

9. Paulínia

Imagem da vista aérea de Paulínia, em São Paulo, durante a noite, mostra pôr do sol na cidade
Em Paulínia está a maior refinaria do Brasil, a REPLAN

Diretamente do nordeste do estado de São Paulo, Paulínia está a uma distância de 122 km da capital e é o 9° município no ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil. 

Embora tenha ares de interior, a cidade é bem desenvolvida e oferece excelente qualidade de vida aos moradores. Afinal, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da região é 0.795 – valor considerado alto. 

Como a cidade abriga a maior refinaria de petróleo da Petrobras, a Replan, a principal atividade econômica da região fica por conta da indústria de transformação, ou seja, aquela dedicada ao refino de petróleo. 

More em Paulínia

Que tal morar em uma das cidades mais ricas do país? Clique aqui para conhecer a oferta de imóveis para alugar em Paulínia ou, se preferir, veja algumas opções disponíveis em São Paulo logo abaixo.

Saiba mais: Morar em Paulínia: conheça a cidade que está em desenvolvimento perto de Campinas e São Paulo

10. Campos de Júlio

Por fim, mas não menos importante, a única representante do Mato Grosso no ranking das cidades com maior renda per capita do Brasil é Campos de Júlio. 

Localizada no interior do estado, a uma distância de 565 km de Cuiabá, Campos de Júlio tem a agricultura como principal atividade econômica da região, com destaque para as culturas de soja e algodão. 

Com uma população estimada em 7.245 pessoas à época da pesquisa, a região também tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado alto: 0.744 em uma escala de 0 a 1.000.

Encontre seu novo lar em uma das maiores rendas per capita do Brasil

Agora que você já sabe que Catas Altas é a cidade com a maior renda per capita do Brasil, e ainda conferiu o ranking das cidades que integram as maiores rendas de todo o país, que tal contar com quem é especialista no mercado imobiliário para encontrar seu novo lar?

O QuintoAndar está presente em 6 países e mais de 70 cidades brasileiras. Seja para comprar ou alugar, você pode contar com o suporte da maior imobiliária digital da América Latina para explorar os imóveis disponíveis na região que mais combina com você e suas necessidades!

Acesse nosso site ou app e aproveite as vantagens do tour virtual para conhecer os detalhes da sua casa ou apartamento favorito antes de agendar uma visita. É fácil, rápido, prático e sem burocracias. Aproveite!

Vai financiar? Conheça as condições ideais para adquirir seu imóvel
Vai financiar? Conheça as condições ideais para adquirir seu imóvel Usar simulador
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.