Você tem uma casa ou apartamento pra alugar mas está com dificuldades de encontrar um inquilino? Então aqui vai uma dica: invista numa reforma. Um imóvel pronto pra entrar e morar aumenta suas chances de fechar um contrato. E isso significa dinheiro no bolso! Programas de TV sobre reformas e decoração costumam dar boas ideias. Então, que tal aproveitar o fim de semana pra fazer uma maratona?

Demos uma avaliada no catálogo do Netflix e também na grade do canal brasileiro GNT. E fizemos uma lista com as séries mais bacanas sobre reforma e decoração. É pra maratonar e se inspirar!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

1. Decora

Com uma linguagem bem didática e de fácil assimilação, até mesmo pra leigos em arquitetura e decoração, o apresentador Maurício Arruda comanda este que é um dos programas mais populares do canal GNT.

A cada episódio, uma pessoa é escolhida pra apresentar um cômodo que deseja reformar em sua casa ou apartamento. Arruda visita o local e faz a obra em poucos dias. E durante o processo, vai dando dicas pro público que assiste, sobre técnicas e materiais usados. Ao final, você pode ver o antes e o depois da reforma. E se inspirar pra fazer a sua.

O programa vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, com reprises ao longo da semana no GNT. Mas você pode assistir a todos os episódios, inclusive os da primeira temporada, de 12 anos atrás, na hora que quiser, pelo Globosat Play. Pra isso, basta ter o login e a senha da sua operadora de TV por assinatura.

Veja uma das reformas promovidas por Maurício Arruda em uma cozinha:

2. Reforme na baixa, fature na alta

Neste reality show, as dicas vão desde o máximo do aproveitamento dos espaços na reforma até como fotografar o imóvel pra ele ficar bem no anúncio de aluguel.

Apresentada pela designer de interiores Genevieve Gorder e do especialista em mercado imobiliário Peter Lorimer, Stay Here (no título em inglês) é uma série original do Netflix.

Com oito episódios de 30 minutos cada, a primeira temporada foi lançada em agosto passado aqui no Brasil.

Confira o trailer legendado:

https://www.youtube.com/watch?v=lBVMrH0Ks-Q

3. Santa Ajuda

Comandado pela especialista em organização Micaela Góes, o Santa Ajuda consegue mudar todo um ambiente apenas com a introdução ou retirada de móveis, prateleiras e utensílios. E com técnicas organizacionais certeiras. Bem o que você precisa para uma reforma de baixo custo, com o objetivo de começar a lucrar mais rápido com o aluguel.

No ar desde 2011, a cada episódio a apresentadora vai na casa de alguém que precisa dar uma repaginada em algum cômodo. A premissa é parecida com a do Decora. Mas, ao contrário de Maurício Arruda, Micaela não promove reformas estruturais.

Os novos episódios vão ao ar no GNT às terças-feiras, às 21h30, antes do Decora. E você também pode assistir aos episódios de todas as temporadas pelo Globosat Play.

Veja abaixo as soluções de Micaela organizou pra um banheiro minúsculo!

Menção honrosa da reforma

Além dos programas específicos de reformas e decoração, a galera aqui do MeuLugar escolheu mais uma atração pra recomendar. Mais pra você se inspirar do que pra aprender alguma coisa e aplicar na sua reforma. Afinal, é da inspiração que surgem grandes ideias.

4. Queer Eye

O programa não tem como foco exclusivo a decoração. Mas, nas duas temporadas que estão no ar, frequentemente passa pelo assunto e pode ser uma grande fonte de inspiração pra sua reforma.

A série, mais uma original da Netflix, é um dos maiores sucessos da plataforma na atualidade. “Queer Eye” é um remake do cultuado seriado “Queer Eye for the Straight Guy”, um fenômeno da TV norte-americana na década passada.

Na primeira versão, os apresentadores chamados “Fab 5”, todos gays, transformavam as vidas de homens héteros, quebrando as barreiras do preconceito.

Na atual, um novo time de experts em decoração, moda, cultura, visual e culinária aposta em conexões humanas mais profundas. E de forma leve e bem humorada, promovem mudanças inesquecíveis pra pessoas de diferentes raças, credos e orientações de gênero e sexual.

Veja um trecho de um dos episódios:

https://www.youtube.com/watch?v=PYpVkiQ7NC0

Que tal aproveitar o final de semana pra fazer algumas maratonas e se inspirar na reforma do seu imóvel? Seu futuro inquilino pode aparecer mais rápido do que você imagina. Assim como o lucro com o aluguel!