A palavra burocracia não faz parte do vocabulário de quem aluga imóvel pelo QuintoAndar. Na comprovação da renda mínima, o inquilino precisa apresentar alguns poucos documentos para alugar imóvel. E a análise de crédito feita internamente substitui maneiras antiquadas de comprovar liquidez. Ou seja: fiador de aluguel? Nunca mais!

Dá uma olhada no que você precisa de documentos para locação de imóvel pelo QuintoAndar:

  • Ser pessoa física. Não há locação pra pessoas jurídicas no QuintoAndar. Mesmo que seja uma empresa alugando uma moradia pra um funcionário.
  • Não ter restrições nos órgãos de proteção ao crédito, tais como Boa Vista, SERASA e SPC. Nem processos judiciais em que os locatários sejam réus de ações que questionem sua idoneidade.
  • Comprovar renda mensal bruta de 2,5 vezes o valor do pacote (aluguel e encargos locatícios – antes do pagamento de impostos ou taxas). Até 4 pessoas podem participar da composição de renda no contrato e não precisam necessariamente residir no imóvel. Caso você tenha alguma dívida ou parcelamento sendo pago, o valor será descontado no cálculo da sua renda bruta.
  • Ter um histórico de rendimentos e gastos compatíveis à essa renda. Uma análise de diversos critérios é feita relacionados ao histórico de rendimento e movimentações pra traçar o perfil de crédito dos locatários.

Como é feita a análise da renda mínima?

A análise é realizada com base nos dados e documentos dos locatários escolhidos pra compor renda no contrato. As cópias escaneadas são enviados pela plataforma do QuintoAndar, assim que a proposta de locação é aprovada pelo proprietário. E os documentos solicitados variam de acordo com o vínculo empregatício de cada um.

Se necessário, o QuintoAndar pode entrar em contato pra confirmar alguns dos dados enviados antes de emitir um parecer final sobre sua aprovação ou recusa.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

O que fazer em casos de restrições?

Caso haja qualquer pendência em seu nome, é preciso quitá-la e aguardar a confirmação do respectivo órgão pra seguir com a locação pelo QuintoAndar.  

Outra alternativa é indicar outro co-locatário no contrato, que não necessariamente precisa residir no imóvel. Lembrando que até 4 pessoas podem compor renda no contrato.

Sem a necessidade de um fiador, fica mais fácil e rápido alugar um imóvel, não é mesmo?

Como funciona a análise de crédito?

Uma das principais preocupações de qualquer proprietário tem a ver com a inadimplência ou o atraso no pagamento do aluguel. Pra garantir o pagamento em dia do aluguel ao proprietário do imóvel, uma das primeiras providências que o QuintoAndar toma é a realização de um cuidadoso processo de análise de crédito.

Com essa precaução de selecionar os inquilinos, o QuintoAndar diminui os riscos de inadimplência e pode oferecer o pagamento garantido.

Pagamento Garantido

E justamente por conta da seleção cuidadosa dos seus inquilinos e de uma seguradora robusta por trás, o QuintoAndar tem uma iniciativa chamada Pagamento Garantido. Com ela, 100% dos donos de imóveis têm o pagamento garantido e recebem o dinheiro mensalmente, todo dia 12 e não precisam se preocupar com cobrança de aluguel atrasado. Além disso, a imobiliária digital ainda garante o pagamento em dia do IPTU.