Sempre que um mês de dezembro vai chegando ao fim, o momento é de reflexão e, principalmente, de renovação e esperança para muitas pessoas. É um período propício para fazer aquele balanço sobre a vida que sempre acaba gerando as tradicionais resoluções de ano novo.

Desde o surgimento da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020, a relação das pessoas com suas casas mudou muito, especialmente pela necessidade do isolamento social. E como tudo por aqui no MeuLugar gira em torno do universo do “morar bem”, preparamos um artigo especial com sugestões de algumas resoluções de ano novo que você pode adotar para o seu lar.

Navegue pelas resoluções de ano novo:

Chegou a hora de ter um pet?

A decisão de ter um animal de estimação é algo que passa pela cabeça de muitas pessoas nos 365 dias do ano. E certamente ganha um realce nos momentos de resoluções de ano novo. 

Para quem mora em casa, bater o martelo sobre ter ou não um pet é sempre mais fácil. Mas se você quer ter um cachorro em apartamento, vale a pena entender todas as variantes que uma decisão como essa pode trazer para sua vida. Tanto em questões mais burocráticas, como as regras do seu condomínio, quanto em relação ao bem-estar do animal, que deve estar sempre em primeiro lugar. 

Caso avalie que ter um animal dentro de um apartamento não é a melhor opção, sempre existe a possibilidade de você se mudar, algo muito comum nas resoluções de ano novo e que você verá por aqui também neste artigo!

No mais, vale aqui uma dica que certamente vai falar diretamente com o seu coração: em vez de comprar um pet, considere adotar. Procure abrigos de animais ou feiras de adoção. É garantido que você vai chegar em algum desses locais e se apaixonar perdidamente por algum bichinho na hora em que os olhares se cruzarem. 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Mais plantas dentro de casa

Ter plantas em casa não precisa, necessariamente, ser um grande projeto. Dá para começar aos poucos e, se você tem esse desejo, vale a pena colocar entre as suas resoluções de ano novo. Em casos de limitação de espaço, uma boa forma de começar é dando uma olhada nas nossas dicas sobre como fazer uma horta em apartamento. Você vai ver que vários cantinhos podem ser usados com essa finalidade.

Além disso, uma outra boa forma de adicionar um pouco mais de verde no seu ambiente é fazer um terrário, que é ao mesmo tempo um item de decoração e um pequeno e vivo ecossistema, que demanda muito pouca manutenção. 

Agora, se você já sente um preparo para começar em um nível mais avançado, dá para pensar em encontrar alguns espaços na sua sala ou na varanda para colocar algumas plantas pendentes, que embelezam qualquer ambiente. 

Seja como for, aqui no MeuLugar temos diversas dicas para você decorar a sua casa com plantas e cumprir essa resolução de ano novo já em janeiro. 

Redecorar a casa

A decoração é algo que diz muito respeito ao jeito de ser dos moradores. Todas as pessoas têm suas Histórias de Casa e a forma como tudo é arrumado deve sempre seguir uma regra antes de qualquer outra: a busca pelo aconchego e pelo pertencimento ao lar. Ou seja: sua casa tem que ter a sua cara.

Redecorar é uma boa forma de fazer com que o seu lar acompanhe as suas mudanças pessoais. Pois são elas e o momento de vida em que você se encontra que fazem você olhar ao redor e pensar nesse tipo de mudança.

Você pode começar, por exemplo, com o cômodo que é a porta de entrada para a sua casa e mudar as cores de parede para sala, o que pode ser feito tanto com pintura quanto com papel de parede. Sem mudar de ambiente, buscar novos objetos de decoração para sala também é uma ótima forma de dar uma cara nova ao seu lar.

Você também pode ter ideias para banheiro e mudar totalmente o ambiente, inclusive com aplicação de papel de parede. Por que não?

Biblioteca em casa

E ainda dentro do assunto da redecoração, se uma das suas resoluções de ano novo for ler mais, que tal montar uma bela biblioteca em casa?

Reforma total

Fazer uma reforma é um nível além de uma simples redecoração, mas é algo que muitas pessoas pensam entre suas resoluções de ano novo, especialmente aqueles que são proprietários de imóveis. 

E uma das condições principais para fazer uma obra é ter os recursos necessários para isso. Uma boa forma de fazer isso é conseguir um empréstimo para reforma, especialmente se você estiver com o orçamento apertado.

Se o seu imóvel é uma casa, uma obra é algo mais simples de ser realizado. Já uma reforma em apartamento é algo que demanda um pouco mais de preparo, autorizações, especialmente em relação ao condomínio.

Mudar de endereço

Maior imobiliária digital da América Latina, o QuintoAndar fez recentemente um grande estudo para saber quais são os grandes perrengues de mudança dos brasileiros na hora de trocar de endereço. 

Segundo o levantamento, buscar imóveis pela internet é uma prática cada vez mais popular e foi citada como a maior preferência entre mais da metade dos nossos entrevistados (54,5%). Em nossa plataforma digital, tanto para aluguel quanto para compra, oferecemos mais de 70 filtros de busca para quem deseja refinar a pesquisa e encontrar o imóvel ideal de uma forma mais rápida e assertiva. 

Se você ainda não tem planos de comprar um imóvel, outra das resoluções de ano novo possíveis que veremos por aqui, a melhor opção é alugar. Pelo QuintoAndar, você aluga sem a necessidade de fiador de aluguel

Acesse o nosso “Guia de aluguel de imóvel” e veja como é rápido e prático conseguir um novo lar. Neste conteúdo completo, você consegue, inclusive, calcular qual valor de aluguel cabe no seu bolso

Mudança de cidade

Mudar de cidade é outra decisão que pode aparecer muito entre as resoluções de ano novo. E uma das vantagens do QuintoAndar é a possibilidade de todo o processo acontecer de forma online, o que é um grande adianto para quem tem esse desejo. Inclusive com a visita por vídeo aos imóveis anunciados em nossa plataforma. Ao agendar, um corretor de imóveis parceiro vai até o local e te mostra o imóvel ao vivo, em uma chamada de vídeo, para que você tenha uma ideia de como são todos os cômodos. 

O fato do QuintoAndar não exigir fiador de aluguel elimina a necessidade de você precisar não apenas conhecer uma pessoa que tenha um imóvel na cidade para ser a garantidora do seu aluguel, mas também evita que você precise passar pelo processo de convencimento dessa pessoa, o que, convenhamos, é algo sempre muito delicado, especialmente com quem não se tem tanta intimidade. 

Mais do que algo para colocar entre as resoluções de ano novo, a compra de um imóvel é uma das decisões mais importantes que uma pessoa pode tomar na vida. E precisa ser muito bem pensada. 

O QuintoAndar te ajuda tanto nesse processo de decisão – temos uma calculadora exclusiva para te ajudar a ver se vale mais a pena comprar ou alugar – quanto em toda jornada da compra em si. 

Comprar um imóvel

E nossa equipe de consultoria imobiliária te auxilia durante todas as etapas da compra:

  • Reunimos as informações e a lista de documentos para a compra de imóvel tanto do comprador, vendedor e imóvel;
  • Fazemos o contato com as instituições financeiras, para selecionar as melhores condições em caso de compra financiada;
  • Você escolhe a melhor proposta de financiamento imobiliário e enviamos a documentação para o banco;
  • Nossa equipe comunica a você os resultados da análise jurídica e da vistoria do imóvel;
  • Confirmamos os valores e mandamos para a sua casa o contrato para assinatura;
  • Para você não precisar sair de casa, nossa equipe inicia o processo de registro de imóvel no CRI e envia a você uma cópia da matrícula de imóvel;
  • Acompanhamos o processo até o registro constar na matrícula e a compra estar finalizada.

Resoluções de ano novo com o QuintoAndar

Seja com dicas de decoração e organização em nossos conteúdos ou cuidando do processo completo de sua compra, venda ou aluguel de imóvel, o QuintoAndar está aqui para te ajudar a ter a melhor experiência possível em algo que passou a fazer ainda mais parte da vida de muitas pessoas, que precisaram inclusive passar a trabalhar em casa: o ato de “morar bem”.