Montar uma sala de jantar minimalista pode ser mais simples do que você imagina. Primeiro porque o próprio estilo de decoração facilita eliminando os excessos de elementos. Segundo porque o próprio ambiente costuma ter usos bem definidos. 

Nas dicas a seguir você vai entender melhor o que é uma decoração minimalista e também obter dicas que são um verdadeiro passo a passo para montar a sua sala de jantar nesse estilo.

Navegue pelo conteúdo:

O que é decoração minimalista?

Foto de uma sala de jantar minimalista composta por: mesa com 6 cadeiras; armários embutidos; cortina branca e luminária estilosa branca.
Uma sala de jantar minimalista preza pelos poucos elementos na decoração.

A decoração minimalista é regida pela ideia de que “menos é mais”. A frase do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe resume, em poucas palavras, um estilo de decorar que preza por ter apenas elementos indispensáveis.

Mais que isso, a decoração minimalista busca transmitir uma sensação de paz e de calma, justamente em oposição à correria, como também aos excessos de informação que vivemos fora de casa.

Dessa forma, uma sala de jantar minimalista, ou qualquer outro cômodo nesse estilo de decoração, valoriza a organização, a praticidade e a boa circulação. Ou seja, trata-se de um ambiente leve, sem muitos adereços ou até mesmo móveis. Nas cores, reinam os tons mais neutros – especialmente o branco. A seguir, te damos dicas para fazer isso na prática. 

Leia também: Decoração minimalista: como aplicar em diferentes ambientes

Dicas de como montar uma sala de jantar minimalista

Prepare-se para ter um ambiente elegante, sem grandes exageros e com espaços livres. Assim é uma sala de jantar minimalista. Você aprende como montar uma com as dicas a seguir. 

1. Avalie o que realmente precisa

Foto de uma sala de jantar composta por: mesa com 8 cadeiras; televisão; e luminária preta.
Para montar uma sala de jantar minimalista é importante avaliar o que é realmente necessário conter nela.

O primeiro passo para montar uma sala de jantar minimalista é avaliar o que realmente é necessário ter nela. Algumas perguntas podem te ajudar nessa etapa:

  • Qual o tamanho do meu espaço?
  • Como a sala de jantar será usada no dia a dia?
  • Receberei visitas constantemente?
  • Vai ter integração com algum outro ambiente, como cozinha ou sala de estar?

Com essas respostas, você saberá o que vai caber no seu espaço e o que realmente precisa ter na sua sala de jantar minimalista.

Leia também: Dicas de decoração para cozinha americana com sala

2. Escolha bem cada móvel que terá na sala de jantar minimalista

Foto de uma sala de jantar composta por: mesa com 4 cadeiras; aparador pequeno de duas portas; arranjo delicado na mesa e quadros decorativos bem discretos.
A escolha dos móveis é outra etapa importante para montar uma sala de jantar minimalista, onde cada item tem uma utilidade.

Para montar uma sala de jantar minimalista é fundamental ter apenas itens realmente úteis ou que agreguem ao bem-estar. Depois de ter feito a avaliação da dica anterior, essa etapa vai ficar bem mais fácil. Aproveite as orientações a seguir específicas para a decoração da sala de jantar:

  • Comece definindo o tamanho da mesa e quantas cadeiras você vai precisar.
  • Saiba que mesas redondas são mais flexíveis do que as retangulares e permitem acomodar mais pessoas quando precisar. 
  • Aproveite de móveis lindos e úteis, como um aparador. Ele serve tanto para apoiar objetos – inclusive decorativos – como para guardar itens que precisa ter sempre por perto na sala de jantar. 
  • Puffs são uma ótima alternativa para ampliar o número de lugares. E podem estar ali pertinho, na sala de estar ou no cômodo ao lado. Basta puxar e usar quando receber visitas.
  • Móveis com significado e atemporais também são uma boa pedida para a sala de jantar minimalista. Mas sempre com atenção à distribuição dos espaços.

Com os principais móveis da sala de jantar minimalista definidos, é hora de irmos para a próxima dica de decoração. 

Leia também: Cozinha minimalista? Aprenda a aproveitar melhor os espaços

3. Organize tudo para não sobrar nada

Foto de um ambiente composto por: mesa com 6 cadeiras; duas estantes de parede retangulares; arranjo delicado na mesa e lustres em tons de branco e dourado.
Um clássico da decoração minimalista é o uso de tons claros, como no exemplo da foto que contém apenas os objetos realmente essenciais ao ambiente.

Uma sala de jantar minimalista preza pela organização. Afinal, organizar é uma ótima forma de manter o ambiente esteticamente equilibrado e também garantir que os objetos estão prontos para serem utilizados.

Perceba como estamos fazendo aqui uma construção linear para montar uma sala de jantar minimalista: depois de avaliar o que realmente precisa e escolher cada objeto que terá no ambiente, fica bem mais fácil organizar cada item no lugar certo. 

Inclusive, aqui pode te gerar um outro ponto de avaliação sobre os móveis: será que os escolhidos para a sala de jantar são mesmo funcionais para manter a organização? Seja minimalista: pare, pense e reavalie.

Leia também: Minimalistas e acumuladores: pessoas opostas podem viver em harmonia

4. Decore com estilo a sua sala de jantar minimalista

Foto de ambiente composto por: mesa redonda com 4 cadeiras; um aparador grande com duas portas; 2 vasos verdes na mesa e uma planta ao fundo.
Uma sala de jantar minimalista pode, sim, ter cores. Na foto, os tons escuros contrastam de forma elegante com os elementos verdes – como os vasos e a planta.

Para montar uma sala de jantar minimalista com estilo basta saber selecionar bem os objetos decorativos. Assim como nos móveis, dê preferência aos que possuem alguma utilidade ou agreguem bem-estar. Lembre-se que sentir-se bem em um ambiente que transmita a sua personalidade é fundamental. Para te ajudar, temos mais dicas para manter o estilo minimalista: 

  • Quadros são sempre uma boa opção para agregar personalidade aos ambientes. Capriche na escolha e faça isso sem pressa. Quando menos se espera, um quadro te escolhe e você o leva para a sala de jantar minimalista. 
  • Curte plantas? Então não as deixe de fora. A decoração minimalista agrega sim as plantas. Inclusive, colocar um arranjo bem bonito na mesa da sala de jantar pode ser um diferencial para o seu ambiente.
  • Aproveite o aparador ou móveis auxiliares para colocar objetos pessoais como lembranças de viagens ou porta-retratos. Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade.
  • Espelho é outro elemento bacana de ter na sua sala de jantar minimalista, uma vez que gera a sensação de que o ambiente é mais amplo.

Dica extra: ainda que a decoração minimalista seja famosa pelo uso de tons neutros nas paredes, a sala de jantar não precisa ficar limitada a isso. Caso você goste, saiba que outras cores são muito bem-vindas. Aproveite para dar um toque a mais nas cadeiras ou nos próprios itens decorativos que citamos acima, como quadros e plantas.

Leia também: Como usar espelho para sala de jantar

Descubra um novo lugar para a sua sala de jantar minimalista

Com essas dicas, você percebeu que montar uma sala de jantar minimalista requer bastante praticidade. Já pensou em ter toda essa praticidade desde o início da busca por um novo lar?

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

No QuintoAndar você conta com mais de 70 filtros para que a sua procura seja ágil e sem perda de tempo. Você pode, por exemplo, escolher um novo lugar com janelas amplas e que fique em uma rua tranquila.

Mais que isso: as fotos de todos os cômodos são feitas por profissionais, o que vai facilitar muito para você identificar se aquele ambiente tem potencial para ser a sua futura sala de jantar minimalista. Tudo online e sem sair de casa.