A melhor dica para montar a decoração de uma sala de TV moderna e aconchegante é lembrar de um local nesse mesmo estilo que muitos de nós estamos habituados: a sala de cinema. 

É isso mesmo, o cinema une duas características muito fortes da decoração moderna: o conforto e a elegância. Isso em um lugar que tem apenas o essencial, além de uma fácil circulação. 

Tendo isso em mente, você já começa a desenhar como pode ser esse ambiente aí na sua casa. Para tornar a sua vida mais fácil, reunimos a seguir dicas fáceis para decorar uma sala de TV moderna. 

Navegue pelo conteúdo:

O que é uma decoração moderna para a sala de TV?

Foto de uma sala de TV moderna em tons de cinza e preto. Nela há um sofá grande em L, um hack e uma TV.
Exemplo de uma sala de TV moderna que remete muito às obras modernistas da arquitetura.

A palavra “moderna” tem diferentes significados. No cotidiano, a utilizamos como oposição ao que é “antigo”. Já na arquitetura, se refere a grandes mestres como Lúcio Costa, que tem como um dos seus projetos mais famosos o Plano Piloto de Brasília, e também Paulo Mendes da Rocha, que projetou o SESC 24 de Maio. 

Leia também: Passeie pelo legado de Oscar Niemeyer em 5 cidades atendidas pelo QuintoAndar

E a decoração moderna, como é? O estilo moderno usa muito das referências da arquitetura. Assim, uma sala de TV moderna deve ser funcional e permitir fácil circulação. Nesse espaço reina o simples, principalmente nas formas. 

Outra característica forte do estilo moderno é a praticidade. Para isso, nada melhor do que conferir 3 dicas fáceis de decoração para montar a sua sala de TV moderna. Veja a seguir.

1. Quais as cores de uma sala de TV moderna

Foto de uma sala de TV moderna em tons de cinza. Na foto há um sofá grande e baixo com almofadas. Há também um hack e uma TV.
A sala de TV moderna preza pelas cores neutras, como essa sala da foto que optou por tons de cinza.

Escolher as cores para a decoração de uma sala de TV moderna e aconchegante pode ser bem fácil: basta lembrar das que costuma ter na sala de cinema. Ou seja, tons neutros, especialmente os mais escuros. Cores vibrantes como vinho e marrom também são bem-vindas nesse estilo de decorar.

Lembre-se que um dos principais usos desse ambiente será para assistir à TV – ou ao telão, se o espaço permitir. É aí que os tons escuros ganham de goleada, pois ajudam a gerar um conforto visual maior no uso das telas grandes.

Dica: os tons mais claros estão liberados caso prefira um ambiente mais leve. Também é uma boa alternativa caso você tenha uma sala de TV moderna pequena, pois dão a impressão de ter mais espaço.

Leia também: Cores de parede para sala: saiba como escolher para deixar o seu ambiente em harmonia

2. Como são os móveis de uma sala de TV moderna

A foto mostra uma sala de TV moderna com um sofá e almofadas. Entre os móveis há uma estante grande na parede, um hack e uma mesa de centro. Todos de madeira e ferro.
Uma sala de TV moderna preza pela boa escolha de móveis, para que não atrapalhe a circulação no ambiente.

Pensou em sala de TV moderna, pensou em um bom sofá ou poltrona, não é? E é isso mesmo, esses são dois móveis fundamentais para o ambiente. Opte por opções que sejam confortáveis ao seu gosto: se curtir assistir filmes deitado, escolha um sofá retrátil. Caso prefira a posição sentado, as poltronas ou até mesmo um sofá ao estilo poltrona pode ser melhor. 

Mas nem só de lugar para sentar vive uma sala de TV moderna. Uma estante casa super bem com esse estilo de decoração, afinal, nela pode conter parte da praticidade que você tanto precisa nesse ambiente. Seja para colocar livros, uma coleção de filmes, itens eletroeletrônicos ou até mesmo uma plantinha, a estante é a rainha da praticidade na decoração!

Móveis planejados também tem seu valor, especialmente em uma sala de TV moderna pequena, onde cada centímetro precisa ser aproveitado. 

Mas cuidado: não exagere na quantidade e nem no tamanho. Uma sala de TV moderna preza pela boa circulação no ambiente. 

Leia também: 

Aprenda como instalar suporte de TV de forma simples e prática

Aprenda como fazer banco de madeira em poucos passos 

3. Como decorar uma sala de TV moderna e aconchegante

Foto de uma sala de TV moderna com uma televisão grande. Ao lado dela há plantas e uma decoração especial. Há também uma mesa de centro com revistas e um arranjo nela.
Para tornar a sua sala de TV moderna em um lugar mais aconchegante, use uma iluminação especial, que agrega ao ambiente.

Para decorar uma sala de TV moderna, é preciso pensar bem em cada item. Isso porque o ambiente preza pela leveza. Então, nada de sobrecarregar colocando um monte de coisa em cada canto do lugar, combinado?

Entendido isso, prefira itens decorativos feitos de materiais como metais, cimento aparente e madeira. Couro e fibras naturais também são boas opções. Só tome cuidado para harmonizar bem todas cores da decoração.

Um toque especial na decoração da sua sala de TV moderna e aconchegante é caprichar na iluminação. Fita de led, trilho de luzes, luminária de parede ou um lustre em um formato bem ousado são itens que podem agregar muita elegância, além do conforto visual. 

Leia também: 

–  Os principais tipos de salas e os estilos de decoração mais comuns para cada uma

As melhores ideias para sala de TV decorada

Objetos de decoração para sala: quais são e onde colocar

Dicas especiais para sala de TV moderna pequena

Foto de uma sala de TV moderna em tons claros. Na foto há um sofá, um tapete, uma mesa de centro, um hack e uma TV.
Sala de TV moderna pequena requer bom uso do espaço e uso de cores claras.
  • Os tons claros são os mais indicados para sala de TV moderna pequena, afinal, eles dão uma sensação de que o espaço é maior – ao contrário das cores escuras.
  • Móveis planejados ajudam muito a aproveitar bem cada cantinho de uma sala de TV moderna pequena.
  • Tapetes são uma boa opção para quem gosta de receber os amigos para uma sessão pipoca – mesmo se a sala de TV for pequena. Acrescente ao tapete diferentes almofadas para torná-lo ainda mais confortável e pronto!
  • Os puffs são outra boa alternativa para acomodar mais pessoas. Se for daqueles que possuem baú, ainda ajudam na praticidade de manter tudo organizado mesmo em uma sala de TV moderna pequena.
  • Menos itens é mais espaço livre – especialmente em ambientes pequenos. Por isso, escolha bem cada decoração que deseja incluir na sua sala de TV moderna.

Encontre um lar que cabe no seu bolso para a sua sala de TV moderna

A melhor saída para quem busca um novo lar com uma sala de TV moderna é olhar bem as fotos de cada ambiente antes de visitar o local. O problema é que muitas das vezes as fotos dos imóveis não ajudam muito. É por isso que no QuintoAndar elas são feitas por fotógrafos profissionais.

Para facilitar ainda mais a sua busca, você conta com mais de 70 filtros diferentes que te ajudam a encontrar um imóvel que caiba no seu bolso e também agrade o seu bom gosto na hora de decorar.

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora