A sala de jantar é o cômodo da casa onde se reúne a família em torno da mesa, para partilhar de refeições. Por isso, esse espaço deve passar a ideia de aconchego e acolhimento. E a decoração rústica é ideal para isso.

Inspirada na tranquilidade dos campos e fazendas, esse tipo de decoração é elegante, acolhedora e visualmente bonita e clássica. Desse modo, inspirar-se no estilo rústico pode ser uma forma de transformar sua sala de jantar e repaginar o local.

Pensando nisso, abaixo separamos 6 ideias para montar uma sala de jantar rústica na sua casa. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

O que é o estilo rústico?

O que é o estilo rústico?

O estilo de decoração rústico tem inspiração nos campos, fazendas e indústrias. Assim, eles transmitem a ideia de acolhimento, aconchego e durabilidade. Como se a decoração te abraçasse ao entrar no recinto.

E, ao contrário do que alguns pensam, montar uma decoração rústica não é difícil. Basta apostar nos elementos e revestimentos chave e investir em materiais naturais e plantas.

Além disso, uma sala rústica não precisa ser feita de móveis antigos, pinturas desgastadas e em apenas espaços amplos. É possível criar um ambiente moderno, tecnológico, contemporâneo e rústico em casas e apartamentos menores também.

6 dicas de como montar uma sala de jantar rústica

Decorar a sua sala de jantar no estilo rústico é fácil e simples. Basta apostar em móveis de madeira, uma mesa para as refeições com cadeiras combinando, iluminação com lustres ou luminárias suspensas de cor mais amarelada, ter uma parede de cimento queimado ou de tijolinhos e completar a sala de jantar com elementos naturais, artesanais e rústicos.

Fazendo isso, sua sala de jantar vai ficar mais intimista e acolhedora. E, para te ajudar nessa missão, abaixo separamos um passo a passo de decoração e organização!

1. Móveis de madeira

móveis de madeira para complementar estilo rústico

A madeira é o principal elemento de uma decoração rústica, pois além de ser natural, ela é marcante e sofisticada. 

Desse modo, assim como vemos na imagem acima, é importante investir em móveis de madeira tratada e impermeabilizada e em revestimentos, lustres, cadeiras, mesas e até mesmo o piso da sala de jantar.

Mas calma, não precisa colocar madeira em tudo! Por exemplo, se você escolher um armário e uma mesa com cadeiras de madeira, escolha um lustre de ferro, por exemplo.

Ou, se o piso é de madeira, invista em um armário e uma mesa de madeira e deixe as cadeiras de ferro ou outro material mais resistente.

2. Paredes de cimento queimado ou de tijolinhos

parede de tijolos para complementar estilo rústico

Outro ponto de destaque na decoração rústica são as paredes de cimento queimado ou de tijolinhos. 

O cimento queimado relembra o estilo industrial e vai trazer um ar de modernidade e juventude à sua sala de jantar. Já a parede de tijolinhos traz a ideia de acabamento natural, amplitude, aconchego e aquele ar bucólico presente nos campos.

Desse modo, você pode deixar a parede de tijolinhos na cor natural ou pintá-la de branco, para iluminar mais o ambiente, ou preto, para trazer modernidade ao cômodo. 

3. Iluminação com lustres

iluminação com pendentes para complementar estilo rústico

A parte de iluminação nas salas de jantar, em geral, são muito importantes, pois as luzes têm o poder de transformar o local. 

Por exemplo, deixar todas as luzes acesas em um jantar com os amigos traz a ideia de relaxamento e aconchego. E, ao desligar as luzes e deixar apenas o lustre em uma luz baixa, traz a ideia de romance.

Desse modo, investir em uma boa iluminação faz toda diferença! Além disso, é essencial contar com lustres rústicos ou luminárias suspensas modernas para dar o toque final na decoração.

Leia também: Lustre para sala de jantar: como escolher a melhor peça de iluminação

4. Tons pastel

tons pastel para complementar estilo rústico

A decoração rústica, pelo fato de exaltar o natural, tem muito a presença de cores sóbrias, como o marrom e o bege. Mas, se você quer dar uma corzinha à sua sala de jantar, aposte nos tons pastel e no bom e velho preto e branco.

Nos revestimentos e acabamentos, prefira tons brancos e pretos e deixe os tons pastéis para os detalhes, como o estofamento das cadeiras, pratos, conjunto de mesa e elementos decorativos, por exemplo.

5. Decoração com plantas

decoração com plantas para complementar estilo rústico

Usar plantas na decoração da sala de jantar rústica é outra dica para trazer a natureza para dentro da sua casa e reforçar o estilo rústico, simples e elegante, como mostra a imagem acima.

Desse modo, coloque arranjos grandes e volumosos em vasos simples e com acabamento de cimento nos cantos da sala. Invista, também, em opções pequenas para compor a decoração da mesa. 

Para um toque de charme, você pode usar as plantas pendentes para compor os espaços superiores do ambiente.

Outra dica para quem não leva jeito com plantas é usar vasos com flores secas ou artificiais. Eles combinam perfeitamente com a decoração rústica e, ainda assim, trazem a natureza para o seu lar.

Caso opte por opções vivas, confira quais espécies conseguem sobreviver nas condições climáticas da sua sala de jantar e ofereça os cuidados necessários para elas não morrerem. 

Leia também: Plantas de sombra: quais as espécies mais indicadas para dentro do apartamento ou casa

6. Elementos naturais

elementos naturais para complementar estilo rústico

Além das plantas e da madeira, a decoração rústica também conta com outros elementos naturais, como: revestimento em pedra, tapetes de couro ou sisal, jogo de mesa de crochê, lamparinas antigas e por aí vai.

Ou seja, para incrementar a decoração da sua sala de jantar, aposte em elementos decorativos que carregam história e personalidade. Assim, sua decoração será bonita, aconchegante e especial.  

Quer uma casa própria para decorar no estilo rústico?

Seu sonho é ter uma casa ou apartamento próprio, e nele montar uma sala de jantar rústica? Então, o QuintoAndar pode te ajudar! 

Aqui você pode pesquisar por casas e apartamentos — para alugar ou comprar — já aproveitando para ver as fotos profissionais e fazer um tour virtual. 

Assim, fica mais fácil encontrar um novo lar do jeito que você sempre sonhou para montar a sua decoração rústica na sala de jantar, cozinha, quartos e em todos os cômodos que quiser!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar