Se você quer deixar sua sala, seja de estar, jantar ou televisão organizada, com espaço livre e sem exageros, você precisa fazer uma decoração minimalista no ambiente.

Com o lema “menos é mais”, a decoração minimalista traz a ideia de leveza, organização e de um espaço clean. Tudo é bem pensado, os móveis são funcionais, as cores são neutras e a iluminação é impecável.

Por isso, se você quer criar do zero ou dar uma repaginada na decoração do ambiente, continue lendo esse artigo e confira 5 dicas de decoração para sala minimalista.

Navegue pelo conteúdo:

Como funciona a decoração minimalista?

sala com decoração minimalista com sofá e mesa de cabeceira brancos e mesa de centro

A decoração minimalista segue o mantra “menos é mais”, ou seja, os ambientes decorados nesse estilo são totalmente equilibrados e sem exageros.

Assim, tudo que compõe o local tem uma funcionalidade. Nenhum móvel está ali apenas para ser bonito ou “ocupar espaço”. Na decoração minimalista cada coisa tem seu devido lugar e sua devida funcionalidade.

Desse modo, nesse estilo de decoração, você só deve comprar um item decorativo se ele tiver utilidade e se encaixar no ambiente. 

Chamado de declutter ou destralhe, essa técnica consiste em analisar os itens de decoração e os móveis e manter somente aqueles que fazem sentido para você.

Além disso, o minimalismo é repleto de móveis com formas geométricas, sem muitos detalhes e adereços. E, os eletrodomésticos, como falamos acima, devem ser funcionais e decorativos, pois eles terão maior destaque já que todo ambiente é clean. 

Leia também: Decoração minimalista: como aplicar em diferentes ambientes

Principais características de uma decoração de sala minimalista

sala minimalista com sofá pequeno, espelho em formato diferente, planta e luminária

Para decorar sua sala no estilo minimalista não há grandes mistérios. A principal característica desse estilo é que ele deve ser pensado para trazer praticidade para o dia a dia. 

Para isso, você não precisa abrir mão de todos os itens de decoração e manter apenas os móveis e eletrodomésticos. Itens como almofadas, tapetes, cortinas, espelhos e luminárias são sempre bem-vindos, desde que combinem com a estética minimalista. 

Além disso, cores de tons neutros são muito usadas, para passar a ideia de sobriedade e extensão de espaço. O preto, branco e cinza fazem parte do top três das cores minimalistas e os móveis costumam seguir essa linha de tonalidades também, assim como os detalhes de acabamento. 

Vale lembrar que adicionar pontos de cor na decoração minimalista da sua sala também é uma boa escolha. Assim, é possível transmitir mais personalidade ao ambiente.  

Como decorar uma sala de estar minimalista

sala de estar minimalista decorada com tapete e plantas

Bom, se a sua ideia é decorar a sala de estar no estilo minimalista, aposte em móveis duráveis, com design simples, em cores neutras e planejados para otimizar o espaço e deixar lacunas livres para circulação. 

Ou seja, tire toda a “poluição visual” e mantenha o que é funcional, pois é comum as salas de estar serem cheias de adornos e itens de decoração aleatórios.

Uma ideia é investir em poltronas modernas, um tapete escuro e cortinas brancas delicadas. Nas paredes, coloque quadros ou pinturas que tenham cores mais alegres e quentes. 

Como decorar uma sala de jantar minimalista

sala de jantar em branco minimalista com plantas e luminária

Agora, se a sua ideia é decorar a sala de jantar com o estilo minimalista, cuidado com o excesso de móveis e estampas.

Você pode, inclusive, contar com auxílio de um especialista para planejar os móveis de acordo com o espaço – e otimizá-lo ainda mais.

Porém, aqui vão algumas dicas para decorar esse ambiente na estética minimalista: prefira uma mesa com cadeiras que tenham peças metálicas ou com design mais moderno e aposte em eletrodomésticos brancos ou de inox para trazer um ar mais clean, caso sua sala de jantar seja integrada com a cozinha. 

Você pode se interessar: 9 ideias de decoração de sala de jantar para se inspirar

Como decorar uma sala de TV minimalista

sala de tv minimalista com tv de tela plana e planta

Já a sala de TV no estilo minimalista deve passar a ideia de equilíbrio e harmonia, já que este cômodo também é um local onde você e sua família vão passar boa parte do tempo. 

Assim, aposte nos móveis básicos, dando destaque para a televisão, e invista em uma boa e aconchegante iluminação, como fitas de led. Não se esqueça dos puffs e também de um sofá em cores neutras bem grande e confortável.

Para completar, que tal deixar uma manta no sofá, de forma bem despojada, para aquecer nos dias mais frios e, de quebra, ser um elemento de decoração durante todo o ano?

Leia também: Como usar manta no sofá: 10 ideias para se inspirar

5 dicas que não podem faltar em uma decoração minimalista

Agora que você já sabe como decorar sua sala, faça um checklist com as dicas abaixo e analise se sua decoração contemplou essas inspirações.

1. Cores neutras

sala de tv minimalista com cores neutras

Quando se fala de decoração minimalista, as cores usadas contam muito, pois são elas que dão a sensação de calmaria e organização. Desse modo, a paleta de cores principal deve ser neutra. 

Como falamos acima, cores quentes também podem aparecer em alguns itens secundários da decoração e o preto também pode ser usado, nos móveis e nas paredes (mas com moderação). 

2. Móveis funcionais

sala de estar minimalista com móveis funcionais, sofás de dois lugares, dois espelhos decorativos na parede e mesa de centro

No quesito móveis, para fazer uma decoração minimalista, é necessário que eles sejam funcionais. Se eles não forem, não precisam estar ali, e são vistos como exagero. 

Dessa forma, invista em móveis de qualidade e planeje-os para caber tudo o que você precisa guardar. Além disso, faça o exercício de declutter e analise se os móveis que estão ali são realmente necessários para o seu dia a dia. 

3. Iluminação

sofá branco, mesas de centro e iluminação em sala minimalista

Contar com uma boa iluminação, natural ou artificial, vai garantir uma ambiente ainda mais clean, o que faz total sentido para o estilo minimalista.

Por isso, invista em cortinas leves e delicadas (sem estampas e adereços) para as janelas e invista em um projeto luminotécnico para a sua sala de estar, jantar e de TV que tenha um design simples e composto por linhas geométricas.

4. Personalização

sala minimalista com móvel azul esverdeado e planta em cima

Quando falamos de decoração minimalista e suas funcionalidades, não quer dizer que não tem espaço para os objetos de decoração que trazem a sua personalidade. 

Você pode dar seu toque especial com um quadro na parede, portas-retratos no rack, vasos, espelhos e até itens da sua cultura, religião ou estilo de vida. Só não exagere nas composições! 

5. Organização

sala minimalista organizada com estante, televisão e rack

Toda ideia do minimalismo envolve a organização, pois, quando visto de longe parece que cada item está ocupando o seu lugar de origem, o que gera a sensação de equilíbrio.

Ou seja, é fundamental contar com móveis práticos e organizar a “bagunça” dentro deles para deixar a sala sempre visualmente agradável. 

Um novo lar para montar a sua sala minimalista

Se você considera a sala da casa seu cômodo favorito, saiba que você não está sozinho nessa. O QuintoAndar realizou um Censo, em que 26% dos entrevistados disseram que o cômodo favorito deles também é a sala de estar.

Isso quer dizer que você merece morar em um imóvel em que a sala seja como você sempre sonhou e o QuintoAndar pode te ajudar com isso! 

Com os mais de 70 filtros de busca, dá para você filtrar imóveis — para alugar ou comprar — e conferir, em fotos profissionais, os ambientes para já ir pensando em montar a sua sala minimalista por ali!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar