Você está em busca de novas ideias para uma sala de TV decorada, aconchegante e prática para o dia a dia? Se chegou até aqui, é provável que sim. 

Por um lado, a sala de TV é ideal para receber visitas e garantir que elas se sintam confortáveis em nosso lar. Por outro, é o lugar em que passamos a maior parte do tempo — além do quarto, é claro – já que muitas vezes a sala de estar se torna a sala de TV também.

Por todos esses motivos, a decoração para sala de TV deve ter personalidade, mas sempre priorizar aquilo que precisamos. Caso contrário, será apenas um local estranho e sem conexão com a família que mora ali.

Para acabar com esse problema, listamos as melhores ideias para sala de TV decorada. Ainda mostraremos como deixá-la simples, bonita e confortável. Então, que tal conferir as sugestões? Continue lendo!

Navegue pelo conteúdo

Como montar e decorar uma sala de TV: 12 dicas e ideias

1. Elabore um ambiente aconchegante

Sala de televisão aconchegante, com sofá em L, luzes de natal nas paredes, um móvel grande e televisão de plasma.

Se o seu objetivo é ter uma sala de TV aconchegante para passar os dias de folga com tranquilidade, outras dicas devem ser seguidas. Isso porque vários aspectos interferem na decoração e, aqui, o foco é garantir o conforto. 

2. Planeje o posicionamento dos móveis e objetos

sala de televisão decorada, toda em tons claros e bem iluminada

É importante que haja uma boa distância entre o sofá e a TV, assim como entre o aparelho e os seus olhos. A regra é haver um distanciamento de 80 cm, pelo menos. Além disso, a televisão deve estar posicionada na altura da sua cabeça, para que não seja necessário inclinar o pescoço.

Apesar dessa dica, a verdade é que quanto maior for a tela de TV, mais longe ela deverá estar.

Leia também: Aprenda a determinar altura, distância e tamanho da sua TV ideal

3. Considere as suas necessidades para o espaço

sala de tv ampla com sofá de 4 lugares e móvel embutido

Para decorar uma sala de TV grande, é possível ter bastante criatividade e inovar. Com um espaço amplo, você tem a chance de implementar projetos originais e diferentes. Por isso, invista em opções que tenham a sua personalidade.

Por exemplo, se você passa suas horas de folga assistindo a filmes ou maratonando séries, uma ideia é investir em um projeto de sala de cinema. Coloque um home theater, uma TV grande e uma cortina que bloqueie bem a entrada dos raios solares.

Outra opção é criar um espaço de relaxamento. Pode ser um cantinho para fazer meditação, ter uma fonte de água ou até mesmo uma parede com plantas para se conectar à natureza. Isso torna a sua sala de TV mais aconchegante e bonita.

4. Opte por sofás mais largos

sala de TV ampla e aberta, toda de madeira

O sofá é o local em que você passa o maior tempo na sala. Por isso, ele deve ser confortável! Vale a pena investir em um modelo mais largo — exceto se o ambiente for pequeno.

Também é interessante escolher um estofado com encosto removível. Dessa forma, você consegue adaptar o sofá da maneira que preferir.

Se o objetivo for uma sala de TV pequena decorada, busque opções mais práticas, em vez de um sofá largo. Aqui, valem os modelos de canto ou um sofá retrátil, por exemplo. Os pufes são outra alternativa útil.

5. Busque funcionalidade

sala de jantar mais sofisticada, urbana

É preciso ter outros elementos além do sofá na sua sala de estar. Por isso, os outros móveis também devem ser funcionais. Essa dica vale para racks, estantes, painéis etc. 

Procure aqueles que realmente fazem sentido para o que você precisa e foque no custo-benefício para ter a máxima durabilidade. Uma dica valiosa é escolher móveis de madeira. Esse material favorece a acústica e pode durar muitos anos, apesar do gasto ser um pouco maior. 

Ainda vale a pena ter uma mesa de centro. Esse item é decorativo, mas também serve para apoiar objetos. Portanto, é muito útil!

6. Selecione tapetes e almofadas felpudos

Sala de TV toda branca e com tapete felpudo

Uma sala de TV decorada e aconchegante precisa ter tapetes e almofadas felpudos para que você possa pisar com os pés descalços e relaxar enquanto assiste a um filme ou série. 

Você também pode investir em carpetes e mantas, especialmente no inverno. Isso vai garantir uma experiência ainda mais agradável. A dica é optar por peças de textura lisa e macia, como algodão e linho.

Leia também: Como usar manta no sofá: 10 ideias para se inspirar

7. Trabalhe a iluminação

sala de tv com iluminação embutida

O conforto também depende da luz. Por isso, esse ponto é um aliado fundamental da decoração. Para evitar erros e reflexos indesejáveis na TV, aposte em uma iluminação indireta, ou seja, nem focada no sofá, nem na televisão.

E lembre-se das cortinas e persianas. Aquelas com tecidos sobrepostos e blackouts são ideais, porque bloqueiam bem a passagem de luz. Assim, você conseguirá aproveitar a privacidade e a imagem de TV sem a interferência de reflexos – principalmente durante o dia, caso receba luz solar no ambiente.

8. Avalie o formato da sala

sala de tv com formato diferente e parede de cimento queimado

Mais do que o espaço — ou seja, a metragem — disponível, é importante considerar o formato do ambiente. Ou seja, se ele é retângulo, quadrado, com alguma parede diferente, de tijolos ou drywall, por exemplo. Tudo isso vai interferir na disposição dos móveis. É preciso se inspirar e ter ideias mais estratégicas. Aqui, a criatividade reina.

Se for um quadrado ou retângulo, é mais fácil fazer a decoração do que aquelas salas com uma parede enviesada. Ainda assim, sempre existem alternativas. Basta adquirir móveis adequados ao ambiente.

9. Use móveis planejados, modulados ou mais funcionais

sala de TV com móveis planejados

Por serem cada vez mais comuns, é importante pensar nessa alternativa. Afinal, a sala de TV pequena é mais difícil de decorar, justamente porque pode sofrer uma overdose de elementos e passar a impressão de que está lotada.

Por isso, busque colocar móveis planejados e evite ocupar todo o espaço do ambiente. Isso passa a impressão de que ele é ainda menor. Escolha um sofá pequeno, mas confortável e deixe de lado a mesa de centro. Ela é dispensável nesse caso. Você pode substituí-la por uma mesa de canto, por exemplo. 

Perceba que vale considerar alguns aparatos que valorizem o ambiente de forma estratégica. Por isso, em vez de colocar estantes, que tal nichos e prateleiras? Ou um cavalete feito de madeira rústica para trazer um toque diferenciado ao ambiente? 

Leia também: Decoração de sala pequena: como aproveitar melhor os espaços

10. Coloque um papel de parede

Esse elemento é uma forma simples de deixar a sua sala de TV decorada e bonita. É possível colocar em uma parede única, em todo o ambiente ou somente na área do painel. Tudo depende do que você deseja. Já o padrão pode ser aquele que você quiser. Alguns exemplos são:

  • Imitação de tijolos;
  • Com listras verticais;
  • Padrão simples em cores claras;
  • Com formas geométricas.

11. Conheça as diferentes opções para o painel de TV

Ao escolher um painel para a sua sala, lembre-se de que ele é bastante versátil. Ou seja, é fabricado em diferentes materiais, como porcelanato, madeira, mármore, vidro e mais. Escolha aquele que tem mais a ver com o estilo de decoração adotado na sua sala de TV. Atente-se, ainda, ao design, que pode ser mais moderno, por exemplo, laqueado, colorido, espelhado etc.

12. Escolha as cores certas

A sala de TV deve ser um espaço de relaxamento. Por isso, é importante escolher as cores certas. O branco combina em qualquer situação e é ideal para salas pequenas. Já o amarelo pode ser usado na parede ou em detalhes decorativos.

A cor verde deixa o ambiente com um fundo mais neutro. Por sua vez, se o objetivo é garantir tonalidades mais sóbrias, opte pelo cinza. Agora, se quiser deixar o ambiente com mais personalidade, o azul-marinho é uma boa alternativa, especialmente porque combina com várias outras cores.

Decore a sala de TV da sua casa nova!

Com todas essas dicas, chega o momento de fazer a decoração para a sua sala de TV. Já se imaginou vivendo em um lar com uma sala de TV do jeitinho que você sempre sonhou? 
No QuintoAndar, nosso foco é em ajudar você a realizar esse sonho. O que acha de começar aprendendo sobre uma modalidade mais prática de locação: o aluguel de imóveis mobiliados?