Saiba como deixar sua casa mais fresca sem ar condicionado

Prepare o ambiente pra suportar as temperaturas mais altas

Saiba como deixar sua casa mais fresca sem ar condicionado

As temperaturas já começam a subir com a chegada do verão. E nessa época, muitas pessoas não conseguem ficar sem ar condicionado. Mas além de não ser a opção mais saudável, ele está entre os vilões da conta de luz. E se você está procurando um apartamento pra alugar, pode acontecer de o lugar ser ideal, num bairro perfeito, e o prédio não permitir a instalação do aparelho.

Você sabia que alguns materiais usados nos ambientes e o simples cultivo plantas podem deixar uma casa mais fresca? Em matéria publicada recentemente pelo jornal O Globo, a arquiteta Fernanda Carminate ensinou estes e mais alguns truques.

Iluminação

Lâmpadas de LED são as mais indicadas, pois as incandescentes esquentam muito. Além disso, elas são mais econômicas. O seu bolso agradece!

Móveis

Viver sem ar condicionado - móveis

Se você tiver móveis pesados, procure balancear com outros mais leves. Especialmente se forem usados pra dividir um ambiente. Um bom exemplo são os de madeiras mais claras e vazados, pra permitir a passagem das correntes de ar.

A arquiteta dá uma dica inusitada de decoração que pode deixar o local onde você dorme menos quente: “uma cabeceira de cama feita com pisos hidráulicos dá uma ótima sensação de frescor”, sugere Fernanda Carminate.

Viver sem ar condicionado - mulher lê ao lado de janela com móvel baixo

Plantas

Já falamos delas aqui no MeuLugar. Tem pra todos os tipos de gosto e de casa. Só não vale usar as artificiais! Ao regar as plantas, a água evapora e fica no ar. O que ajuda a deixar a temperatura mais amena. Além disso, o ar fica mais puro.

O que evitar?

Carpetes, tapetes, almofadas em excesso e cortinas pesadas. Em vez de tecidos sintéticos, prefira os naturais, como o linho e algodão. Eles são mais frescos e, por isso, proporcionam mais conforto.

Se não der pra viver sem ar condicionado

Em apê alugado num prédio que não permite a instalação de ar condicionado, dá pra investir em um aparelho portátil. A vantagem é que ele pode ser levado pra vários ambientes. Mas, ainda assim, você vai precisar que ele fique perto de uma janela. Esse tipo de aparelho vem equipado com um duto, pra jogar o ar quente pra fora do ambiente.

Viver sem ar condicionado - aparelho no quarto

Caso você não consiga viver sem ar condicionado e o seu prédio permita a instalação, uma regra é fundamental pros modelos split. Em cômodos retangulares, o equipamento deve ficar de frente pra área mais comprida. Isso vai permitir uma ventilação mais homogênea no ambiente.

Mas lembre-se: seja qual for o tipo de aparelho de ar condicionado, seu consumo de energia vai aumentar bem! Por isso, é importante seguir nossas dicas pra você comprar o aparelho mais adequado pro seu tipo de ambiente.

E aí, sua casa já está pronta pras altas temperaturas?

Fique por dentro! Receba nossa newsletter com conteúdos inspiradores toda semana
account_circle
mail_outline