Como saber se você vai ser aprovado na análise de crédito do QuintoAndar

Com a simulação de crédito, empresa verifica suas chances e dá dicas pra aprovação numa das etapas mais importantes da locação

Como saber se você vai ser aprovado na análise de crédito do QuintoAndar

Desde o surgimento do QuintoAndar, alugar um imóvel se tornou uma missão muito mais fácil e rápida. Sem a complicação de ter que correr atrás de fiador, seguro-fiança ou depósito caução. O inquilino precisa apenas ser aprovado numa análise de crédito pra poder alugar. E apesar de a documentação exigida não ser muito extensa – veja aqui quais são – a empresa acaba de lançar uma ferramenta que vai ajudar muito quem está com pressa de alugar: a simulação de crédito.

Consulta prévia

A simulação de crédito é uma forma rápida e fácil de consultar as suas chances de aprovação. E se preparar para a etapa de análise de crédito. Com a sua autorização, o QuintoAndar consulta o seu CPF nos principais serviços de proteção de crédito do país. O objetivo é verificar como o seu perfil está avaliado.

Com o resultado da simulação de crédito, você fica sabendo as suas chances de aprovação na etapa de análise. E recebe dicas para aumentar as suas chances de aprovação. Mas é importante lembrar: a simulação não exclui a análise.

Como fazer a simulação de crédito

É muito simples. Antes de fazer a simulação de crédito, garanta que seu CPF está liberado pra consulta no Boa Vista. Entenda melhor aqui como fazer essa consulta.

Se o seu CPF estiver liberado pra consulta, faça a simulação por meio deste link. O resultado chegará no seu e-mail cadastrado no QuintoAndar em até 2 dias úteis após o preenchimento do formulário. Caso não receba dentro desse prazo, entre em contato com a empresa pela Central de Ajuda, pra solicitar o reenvio.

Reprovação na simulação de crédito

Você fez a simulação e recebeu um retorno dizendo que suas chances de aprovação na análise são baixas? Isso significa que o seu CPF possui uma avaliação em serviços de proteção ao crédito abaixo do necessário pros critérios do QuintoAndar.

Por isso, pra você ter mais chances de aprovação na etapa de análise de crédito, siga as dicas abaixo:

Inclua outras pessoas como responsáveis pelo contrato

Essa é a forma com mais chances de aprovação. Busque por pessoas que tenham uma avaliação de crédito mais alta que a sua no Boa Vista, pra que ela sejam responsáveis pelo contrato de aluguel junto com você. Você pode incluir até 4 pessoas no contrato. E nenhuma delas precisará, necessariamente, residir no imóvel.

Pessoas com renda suficiente

Até quatro pessoas podem ser responsáveis pelo contrato de aluguel, de forma a somarem a renda mensal bruta de pelo menos 2,5 vezes o valor total que inclui: aluguel, condomínio, IPTU e seguro incêndio. Só será levada em conta a soma das rendas das pessoas que possuem o CPF com boa avaliação no Boa Vista. Portanto, garanta que nenhuma renda esteja comprometida com parcelas ou dívidas.

Quer saber o que significa uma “renda comprometida”? Exemplo: se uma das pessoas que você escolheu já tiver um custo mensal fixo com outro aluguel ou empréstimos pessoais, esse valor será descontado da soma total da renda mensal.

Informe-se sobre o perfil de crédito

Caso a Simulação de Crédito aponte qualquer pendência em seu nome, é preciso quitá-la e aguardar a confirmação do respectivo órgão antes de seguir com a locação pelo QuintoAndar.

Lembre-se que o Score do Boa Vista é calculado usando 3 tipos de informações: seu comportamento de pagamento, sua busca por crédito no mercado e suas informações cadastrais. Se em menos de 30 dias a sua pontuação do score no Boa Vista estiver alterada, entre em contato com o QuintoAndar pra fazer uma nova simulação de crédito. Saiba como consultar esta avaliação no Boa Vista.

Seguindo essas dicas a partir da simulação de crédito, você aumenta suas chances de ser aprovado na análise de crédito, que acontece antes da assinatura do contrato.

Cidades