O sinal do wi-fi é aquela coisa invisível que a gente só dá falta quando fica fora do ar. Ou quando queremos assistir a uma série no quarto, trabalhar na varanda, e a internet não funciona direito. Se a sua casa tem aquele cantinho offline, ou mais de um, siga essas dicas pra instalar o seu roteador de forma correta.

O site Canaltech deu algumas dicas pra você ter uma melhor qualidade da rede wi-fi. Veja quais são:

Evite interferências no sinal do wi-fi

Dica essencial pra ampliar o sinal do wi-fi: posicione o roteador longe de geradores de interferência. Quanto mais distante de aparelhos como telefones sem fio ou forno de microondas, melhor será o sinal em toda casa.

Configuração do roteador

Sinal do Wi-fi: melhor lugar da casa pra instalar o roteador?

Programe o seu roteador pra reiniciar de tempos em tempos. Pode ser até mesmo uma vez por dia, em um horário específico. O benefício é o mesmo que reiniciar um computador: elimina possíveis erros e começa tudo do zero. Além disso, permite que o roteador “descanse” e não aqueça.

Posição ideal do roteador

Se o sinal do wi-fi não chega em algumas partes da casa, a culpa pode ser da posição do roteador. E a única solução é encontrar o melhor lugar pra ele. Leve em consideração a posição das paredes da residência, a distância do sinal e a quantidade de possíveis interferências.

Você pode descobrir a melhor posição com a ajuda de alguns programas como o Heatmapper, inSSIDer e  o NETGEAR WiFi Analytics, um app gratuito para Android.

Fortaleça a segurança

Seu sinal pode estar fraco porque algum vizinho usa sua internet sem você saber. Pra se proteger disso, a primeira coisa a fazer é configurar uma senha forte. Use letras, números e caracteres especiais.

Existem também alguns modelos de roteador que possibilitam esconder a sua rede. É a função SSID, que faz com que a rede tenha que ser pesquisada manualmente pra aparecer.

Tudo certo pra conferir como está o sinal do wi-fi na sua casa?