O sofá é o protagonista da maioria das salas. Afinal, estamos falando do principal item de decoração do ambiente. Além disso, é o lugar perfeito para assistir filmes e séries ou até mesmo para colocar a conversa em dia com amigos ou familiares. Porém, o sofá também serve para relaxar após um longo dia de trabalho. 

E apesar de existirem vários tipos, para todos os gostos e estilos, um deles caiu no gosto dos designers e de quem busca criar uma decoração mais moderna e elegante: o sofá curvo. Se você ficou curioso sobre esse modelo de sofá, veja as dicas que preparamos para você aprender como usá-lo na sua casa! 

Navegue pelo conteúdo:

Como escolher sofá para a sala?

Como já dito, o sofá é peça fundamental na decoração da sala de estar. Portanto, é importante acertar na hora da escolha. E não tem segredo, basta ficar atento ao tamanho, material, cor, modelo e como será feita a manutenção e limpeza. 

O primeiro passo é definir o tamanho do sofá, sempre de acordo com as dimensões da sala. Ambientes espaçosos comportam sofás de até 4 m, mas as opções mais escolhidas são os de quatro ou três lugares, que medem entre 3 m a 1,60 m. Para salas compactas existem sofás menores, com cerca de 1,40 m. 

No que diz respeito à cor e ao material do sofá, você deve escolher o que mais combina com a decoração do cômodo e, claro, com o seu estilo. E não se esqueça de considerar a durabilidade do material. 

Linho, chenille, jacquard, sarja e suede são ótimas escolhas. Se você mora com crianças e animais de estimação, opte por tecidos tecnológicos, que oferecem alta durabilidade e são fáceis de limpar. 

Leia também: Como usar sofá em L na decoração da casa

Como combinar o sofá com a sala?

Escolher tons neutros é a melhor maneira de harmonizar o sofá com a decoração do restante da sala. Além disso, você pode apostar em sofá e poltronas com a mesma cor, estilo e material. 

Se preferir, use uma cor neutra no sofá e uma cor vibrante nas poltronas, para promover contraste entre as peças. Ou até mesmo mesclar designs diferentes, que é tendência! 

Agora falando sobre modelos, você provavelmente já viu diversos modelos de sofá cama ou sofá chaise no mercado. E eles são ótimos para promover descanso e costumam combinar com a maioria dos estilos de decoração.

Já os sofás curvos oferecem um toque de sofisticação ao ambiente, otimizam o espaço e facilitam o fluxo de pessoas pela sala. Geralmente, esse tipo de sofá é utilizado em salas amplas – já que é necessário ter um certo tamanho mínimo para ser possível um sofá curvo. 

Quer saber mais sobre sofás curvos? Confira 5 ideias para inserir o móvel na decoração do seu lar!  

Como usar sofá curvo?

1. Sofás curvos em salas retangulares

Em salas retangulares, recomenda-se que o sofá fique pertinho de uma das paredes, para não perder espaço de circulação. Ao lado, que tal duas poltronas com cores diferentes do sofá? Por exemplo: use bege no sofá e verde nas poltronas. 

Para dar um toque rústico, adicione uma mesinha de madeira em frente ao sofá e decore o ambiente com vasinhos de plantas. 

2. Sofás curvos em salas quadradas

sofá branco curvo em sala quadrada, com plantas ao fundo

Enquanto isso, sofás curvos em salas quadradas precisam de um posicionamento diferente, bem ao centro da sala ou longe das paredes. Assim, o entorno do sofá fica livre, facilitando a locomoção pelo cômodo. 

A combinação de paredes e mesa de centro brancas, tapete felpudo, poltronas e sofá curvo cinzas deixa o ambiente clean e pra lá de aconchegante. Aos que buscam delicadeza na sala, por que não um sofá curvo lilás, móveis de madeira, tapete cinza e mesa de centro com tampo de vidro? 

3. Sofás curvos em tons neutros

sofá curvo preto com mesa de centro também na cor preta, vela vermelha em cima e chão em tom branco acinzentado

Os sofás curvos em tom neutro são garantia de acerto na decoração. Branco, preto e diferentes tons de cinza combinam com tudo. Para trazer aconchego, aposte em texturas e cores nas almofadas e tapetes. 

Vale lembrar que cores claras passam a sensação de amplitude, aumentando ambientes compactos. Portanto, são perfeitas para salas menores, mas que comportem um móvel desse porte. 

4. Sofás curvos na decoração minimalista

sofá curvo branco em espaço amplo, com cortinas vermelhas e paredes brancas

A ideia é criar um ambiente pautado pelo minimalismo, mas com personalidade e atitude? Saiba que os sofás curvos vão bem nesse tipo de decoração. Principalmente se ele for posicionado ao centro da sala, com o grande destaque que merece.

Inclusive, nesse tipo de decoração, você pode abusar de uma cor forte e marcante para o móvel, deixando o resto do ambiente mais neutro e com pouquíssimos objetos à mostra. 

5. Varanda gourmet com sofá curvo

Independentemente do estilo de decoração, sofás curvos ficam ótimos em varandas gourmet! Afinal, a varanda é um lugar para receber convidados e, por ser um móvel geralmente grande, é aposta certeira para acomodar amigos e família. 

Esse tipo de sofá não apenas traz elegância, como também promove a união entre amigos e familiares. Não há nada melhor do que se acomodar no sofá para colocar o papo em dia.

Um novo sofá curvo na sua nova casa

Viu só o poder de sofás curvos na decoração? Com todas as dicas que você acabou de ler, fica fácil escolher o modelo ideal. Agora, só falta encontrar a sala de estar que mais combina com o seu estilo! 

O QuintoAndar veio para facilitar a sua procura pelo lar ideal. Para ter certeza de que o imóvel é exatamente o que precisa, oferecemos fotos feitas por fotógrafos profissionais, além de ser possível realizar um tour virtual pelo imovel, para você não perder nenhum detalhe e já imaginar o seu novo sofá curvo na sua sala nova!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar