Às margens da represa, o Teatro Municipal Paulo Moura é um dos espaços culturais de São José do Rio Preto (SP) que oferece uma programação artística variada para os moradores da cidade.

E para você saber um pouco mais sobre um dos equipamentos que integram a área de lazer e cultura do Parque da Represa Municipal, listamos algumas informações que podem ser úteis, caso você more na cidade e ainda não conheça ou até esteja cogitando fazer uma mudança para São José do Rio Preto.

Navegue pelo conteúdo:

Tudo sobre o Teatro Municipal Paulo Moura

A história do Teatro Municipal Paulo Moura começa na fundação da fábrica da Companhia Swift do Brasil em 1942, que além de ser considerada um dos principais patrimônios históricos de São José do Rio Preto, marcou os primeiros sinais da industrialização do município. 

O complexo fabril, situado às margens da represa municipal, abrigava uma antiga fábrica que era utilizada para produção de óleo, armazenamento e seleção de grãos de milho, algodão e amendoim, que depois da produção eram levados pela estrada de ferro para refinamento em Campinas.

A fábrica funcionou até 1973 e o local foi transformado em depósito e armazém por um tempo, até que em 1983 a prefeitura adquiriu o espaço para fomentar a cultura e o lazer na região.

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui
Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar

Tombamento

Em 2008, a antiga fábrica Swift-Armour, em estilo britânico manchesteriano, foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Complexo Swift de Educação e Cultura

Atualmente, os prédios do Complexo Swift de Educação e Cultura são administrados pela Secretaria Municipal de Educação.

Mesmo preservando a estrutura original, as edificações passaram por adaptações para darem lugar a centros de cultura e capacitação de gestores e profissionais da educação municipal, como é o caso do Centro de Referência de Educação e Memória da Infância (CREMIN).

Assim, em 2012, o Teatro Paulo Moura, que é um dos departamentos do CREMIN, foi inaugurado em um dos prédios do complexo, nomeado em homenagem ao famoso clarinetista rio-pretense.

Estrutura

O Teatro Municipal Paulo Moura tem capacidade para 954 pessoas e é considerado o segundo maior teatro do interior de São Paulo, com uma estrutura composta por um palco em formato semicircular, com 22m de profundidade.

A distribuição dos assentos é feita em dois espaços: 269 lugares ficam na parte superior, enquanto as outras 685 poltronas ficam no primeiro piso.

Programação

A programação do teatro tem uma agenda diversificada, com apresentações de expressões e propostas artísticas variadas, servindo de palco para muitos dos grandes eventos da cidade.

E além das apresentações regulares, o Teatro Municipal Paulo Moura também recebe eventos corporativos, como palestras, workshops e seminários.

Festivais

Durante o mês de julho, o Teatro Municipal Paulo Moura se torna um dos principais palcos do Festival Internacional de Teatro (FIT) de São José do Rio Preto, recebendo diversos espetáculos teatrais.

E outro evento que também acontece no teatro é o Festival Nacional de MPB (FEM), promovendo shows e apresentações com premiações para músicos.

Como chegar

Para chegar ao Teatro Municipal Paulo Moura de carro, por exemplo, você pode seguir sentido o Lago I da represa, no bairro Jardim dos Seixas, que fica próximo ao Terminal Urbano, no Centro de São José do Rio Preto. O teatro fica na Av. Duque de Caxias e conta com estacionamento para espectadores.

Já por transporte público, algumas das linhas de ônibus que você pode encontrar pontos próximos ao teatro são:

  • 802
  • 042
  • 406
  • 4051
  • 4052
  • 410B
  • 410A
  • 407A2
  • 402
  • 4041
  • 416
  • 4121
  • 407A

Informações sobre o funcionamento

Horários: Podem variar de acordo com a programação do teatro.
Endereço: Av. Duque De Caxias, 3900 – Jardim Seixas
Telefone: (17) 3224-0024

Veja no mapa abaixo a localização exata do Teatro Municipal Paulo Moura:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.