Ao decorar um ambiente, é comum pensar em como deixar a pintura, os móveis e os objetos com a nossa cara. Entretanto o teto também pode receber uma atenção especial com uma decoração que está em alta: o teto floral

Você já deve ter se deparado com essa tendência em alguma festa em que esteve recentemente: arranjos florais suspensos, lustres envoltos pelas flores, pergolados com plantas pendentes, pequenos vasos com flores e até mesmo hastes com flores secas são alguns exemplos de composições. 

Imagine fazer uma festa em casa, como um chá de bebê, aniversário ou até mesmo um open house, e surpreender seus convidados recebendo-os com um teto floral? 

Com pouco trabalho, o resultado do seu teto com flores ficará incrível. Vem aprender a fazer diferentes estilos dessa tendência com a gente!

Navegue pelo conteúdo:

Como fazer arranjo floral aéreo?

teto floral com flores secas

Um arranjo aéreo pode ser feito em uma base natural, como um tronco, um pedaço de vime ou um bambolê. Prenda alguns pedaços de espuma floral sobre a base escolhida. 

Passe um arame, um barbante ou uma corda em três ou quatro pontos da base, e use o mesmo fio para prendê-la a um suporte no teto. Se quiser esconder o fio, você pode enrolar algum tipo de folhagem sobre ele. 

Selecione algumas flores, que serão espetadas na espuma. São boas opções: egípcia, crisântemo e até mesmo ramos de alecrim. Algumas partes vão ficar caídas, o que dará um efeito mais bonito ao arranjo. 

Como montar arranjo suspenso?

Para fazer um arranjo que ficará suspenso sobre o local escolhido para sediar a festa, você precisará de:

  • Musgo
  • Manta de drenagem
  • Cordão (barbante, sisal ou outro)
  • Tesoura
  • Terra
  • Muda de planta (como azaleia, cravo, camélia, entre outras)

Espalhe o musgo e umedeça-o. Reserve. Enquanto isso, posicione a manta sob o torrão da muda e preencha com um pouco de terra na base. Depois, faça uma espécie de trouxa com a manta, envolvendo o torrão, e prenda com o cordão de sua preferência. 

Coloque a planta em cima do musgo e use-o para cobrir a manta, moldando-o. Se o musgo estiver muito seco, basta espirrar um pouco mais de água para facilitar a montagem. 

Para finalizar, passe o cordão em volta do musgo. Dê um nó, mas não corte, pois você vai aproveitar o excesso para prender o arranjo em um suporte no teto. 

Como fazer um arranjo de flores secas suspenso?

Você também pode fazer um teto floral com flores secas. O processo de secagem pode ser feito em casa, mas leva algum tempo, pois é feito naturalmente – a melhor opção é recorrer a lojas especializadas e já comprar as flores secas.

Algumas flores e folhagens são capazes de manter sua beleza, até ficarem mais bonitas, quando secas. É o caso de rosas, hortênsias, sempre-vivas, magnólias e eucaliptos.

Para secá-las em casa, retire o excesso de folhas (para as flores) e separe pequenos buquês. Amarre cada um deles com um barbante e pendure-os de cabeça para baixo em um local ventilado, fechado e escuro, como uma despensa.

Depois de alguns dias, você perceberá que as flores e folhagens estarão secas. Aplique laquê de cabelo sem álcool para que o arranjo fique conservado por mais tempo. 

teto floral com verde enrolado no teto

No dia da sua festa, basta estender alguns fios de náilon pelo ambiente e preenchê-los com os arranjos de flores secas. Para prender, use a criatividade: vale desde os tradicionais prendedores de roupa até pequenos ganchos quase invisíveis. 

Como fazer uma cascata de flores?

Se a sua casa tiver um belo pergolado, aposte em decorá-lo com flores e folhas que formam uma encantadora cascata sobre o local da sua recepção. 

Há muitas opções de plantas pendentes, entre flores, suculentas e folhagens. Confira algumas:

  • Petúnia
  • Begônia asa de dragão
  • Gerânio
  • Sianinha
  • Dedo de moça
  • Samambaia
  • Hera
  • Jiboia
teto floral com vasos de flores

A melhor forma de fixar essas plantas em cima do pergolado é usando um pouco de espuma floral e um cordão ou arame. Mas você também pode optar por colocá-las em vasos e pendurá-los com auxílio de um arame – alguns vasos, inclusive, já vem com gancho para você pendurar!

Um teto floral para receber a família no seu novo lar

Como você viu, o teto com flores é perfeito para pequenos eventos. Se você adora receber a família e os amigos, mas o seu lar não tem espaço ou estrutura para isso, que tal buscar uma nova casa no QuintoAndar?

Seja para comprar ou alugar, a maior proptech da América Latina tem milhares de imóveis com diferentes características em mais de 40 cidades do Brasil. 

O QuintoAndar vai ajudar você a pesquisar o lar ideal para dar festas e também a fechar o negócio sem sair de casa. Todo o processo é digital e amparado por consultores especializados para que você tenha segurança, tranquilidade e transparência em sua decisão.

Graças a essas inúmeras inovações que tornam a sua experiência mais agradável, você terá tempo de sobra para pensar na decoração com teto floral da primeira festa que vai dar. Partiu open house?!